Como o ar condicionado ou sistema split
Condicionadores de ar e sistemas divididos de vários modelos já entraram firmemente na vida de uma pessoa moderna - hoje, este eletrodoméstico não é considerado um luxo, como era no passado recente. Estes produtos são projetados especificamente para criar um microclima favorável dentro dos edifícios no verão quente, mas muitos modelos podem aquecer os quartos no período de entressafra. Fundamentalmente, o dispositivo de ar condicionado é semelhante ao layout de unidades individuais de sistemas divididos, a única diferença é que o primeiro, como regra, tem um corpo e o segundo - dois blocos. O princípio de operação de um sistema de divisão é semelhante à operação de uma janela doméstica padrão ou de um condicionador de ar de piso.
Conteúdo
Construção
Como funciona um ar condicionado é bastante simples de entender, você só precisa examinar separadamente os componentes de um ar condicionado: as unidades internas e externas.
Unidade remota
O design da unidade externa é muito complicado, pois controla a operação de todo o sistema, com base nos modos especificados, que são digitados manualmente pelo usuário. Seus componentes são apresentados na foto:
- Fã - Suas funções para criar fluxo de ar de partes internas.
- RadiadorEm que o refrigerante é resfriado, é chamado de condensador, libera calor para o fluxo de ar externo.
- Compressor o ar condicionado comprime o refrigerante e circula entre as unidades. A descrição do princípio do compressor é fácil de encontrar na Internet, por isso não sobrecarregaremos o artigo com detalhes técnicos desnecessários.
- Taxa de controle automático tem tal arranjo em modelos da classe de inversor, o resto - toda a eletrônica está localizada dentro da unidade interior do ar condicionado.
- Projetos complicados valvula ele é instalado somente em modelos da classe “frio-calor”, quando o modo de aquecimento é ligado, o princípio de operação dos blocos muda no espelho.
- Cobrirprotegendo os mamilos.
- Filtrar - protege o dispositivo contra a entrada de partículas estranhas que possam penetrar no sistema durante a instalação do produto.
- Invólucro exterior.
Carcaça do evaporador
Seu design não é particularmente complexo.
- Treliça de plástico durável - através dele o ar entra no dispositivo, se necessário, é possível, abrindo o acesso a todas as partes.
- Malha ou filtro - Sua principal tarefa é reter grandes partículas de poeira que estão em suspensão. Os especialistas aconselham limpá-lo várias vezes por mês.
- Trocador de calor ou evaporador - Resfria o fluxo de ar antes de entrar na sala.
- Persianas horizontaisregule a direção do fluxo de ar. A posição é regulada de duas maneiras: manualmente ou definir o movimento oscilatório no modo automático, então o fluxo de ar resfriado é distribuído uniformemente por toda a sala.
- Painel indicador, mostrando os modos de operação do produto, os indicadores sinalizam todas as falhas quando a operação do ar condicionado se torna incorreta.
- Sistema de limpeza fina, que consiste em um filtro de carbono para remover vários odores, um dispositivo para filtrar poeira fina, antibacteriana e outros.
- Fã classe tangencial - contribui para a constante circulação de massas de ar nestedentro de casa.
- Cortinas verticais - regular o fluxo de ar no horizonte.
O microprocessador e a placa eletrônica, bem como as conexões às quais os tubos freon de cobre circulante estão conectados, não são mostrados na foto - eles estão localizados na parte de trás.
O design básico do ar condicionado é praticamente inalterado - diferentes modelos têm melhorias específicas, mas as unidades remota e interior estão sempre presentes.
Agora você sabe do que o ar condicionado é feito, para que você possa fazer uma breve introdução ao princípio da operação específica do ar-condicionado.
Nuances funcionais
As substâncias líquidas evaporam quando aquecidas, absorvem ativamente o calor da superfície em que estão localizadas e, quando ocorre a condensação, ocorre o processo inverso - esta é a base do princípio de operação de qualquer sistema de ar condicionado. Estes produtos não podem produzir frio, mas apenas transferir calor do objeto resfriado para a rua ou vice-versa, o que ocorre quando o modo de aquecimento é ligado. O calor é energia, e não pode desaparecer sem deixar vestígios ou surgir do nada, seu principal transportador de ar condicionado é um refrigerante.
Durante o resfriamento Freon evapora, sua condensação ocorre na unidade remota, depois que o refrigerante comprimido até uma certa consistência deixa o compressor. Se a operação do ar condicionado ou do sistema split for ajustada para aquecer a sala, então tudo acontece ao contrário.
A fonte de alimentação do produto vem da rede elétrica, e os usuários devem saber que o uso desses dispositivos para aquecer a sala é bastante vantajoso: ao consumir 1 kW de eletricidade, eles transferem 3 kW de energia térmica para o prédio e não sobreaquecem o ar.
As características técnicas dos aparelhos de ar condicionado domésticos são compostas potência nominal do produtoque é gasto em refrigeração ou aquecimento de salas internas. Tais produtos de design são usados na entressafra, mas apenas em temperaturas acima de zero - eles não podem ser incluídos no frio. Além disso, o aquecimento ocorre de acordo com um esquema especial: o piso é aquecido, criando um ambiente confortável para as pernas.
Em seguida, há o consumo de energia, o consumo de ar, o nível de ruído produzido, o que é permitido em instalações residenciais não mais do que 34 dB. É necessário levar em conta o ruído na potência mínima e máxima do produto.
As principais características dos aparelhos de ar condicionado têm em conta refrigerante usado no produto - todos os dispositivos usam diferentes tipos de freon do R-12 ao R-410A, que consiste em partes iguais (50 a 50) R32 e R125.
Funções principais
Para uso confortável, o ar condicionado doméstico tem um certo conjunto de capacidades funcionais:
- resfriamento, para modificações individuais, também há aquecimento de ar;
- ventilação - de todas as unidades da unidade apenas o ventilador está envolvido;
- modo offline - o próprio sistema controla todas as funções básicas;
- drenagem - remove o excesso de umidade do ar;
- limpeza - é feita antes de seu recebimento para o trocador de calor;
- o ajuste de temperatura é um recurso muito útil que permite sua instalação precisa durante o resfriamento e o aquecimento;
- velocidade do ventilador - possui vários modos que permitem alterar o desempenho do produto;
- direção - persianas regulam a direção do movimento do ar, as horizontais mudam de altura e as verticais - laterais;
- timer - permite que você atribua o horário exato para ligar ou desligar o ar condicionado;
- modo noturno - o sistema de controle automático embutido regula independentemente a velocidade do ventilador, diminuição suave / aumento da temperatura do ar por 2-3sobre.
Cada modelo de condicionador de ar doméstico também tem várias funções adicionais que são especificadas nas instruções de uso do produto.
Todos os tipos de filtros finos adicionais, ionizadores e lâmpadas ultravioletas melhoram significativamente a qualidade do ar forçado, mas o custo do produto também é constante.
Qual é a diferença na operação de sistemas de ar condicionado e split
Muitos compradores perguntam: qual é a diferença entre janelas, produtos de piso para salas de refrigeração e sistemas de tipo split? A segunda opção é considerada mais funcional e eficaz. Qualquer sistema de divisão tem as seguintes vantagens:
- O evaporador pode estar localizado no teto, na parede ou no chão e é ideal para qualquer espaço interno;
- resfriamento é mais rápido devido a maior potência;
- limpa, hidrata e ioniza o ar forçado;
- quando o funcionamento produz um impacto de ruído bastante baixo sobre os outros.
Para um apartamento com uma área grande ou uma casa de campo, multisistemas com vários evaporadores internos e uma unidade remota são comprados, o que torna mais fácil para os usuários usar todo o processo. Além disso, a aparência da casa não estraga a abundância de unidades remotas do mesmo projeto, mas com diferentes efeitos de ruído.
O dispositivo eo princípio de funcionamento do ar condicionado não diferem do dispositivo de qualquer sistema split, a diferença é apenas em nuances específicas, portanto, é muito difícil dar uma resposta exata, qual equipamento melhor lida com as tarefas definidas - cada um deles tem suas próprias desvantagens e vantagens que determinam o alcance de sua aplicação .
Estrutura ar condicionado de janela difere em um design peculiar - uma parte deles está dentro e outra fora do bloco da janela. Com uma opção de monobloco, eles são semelhantes apenas na construção, já que todos os componentes estão dentro de um único gabinete. As peças de trabalho - o ventilador e o compressor - emitem mais ruído do que o sistema split, porque eles têm esses componentes em uma unidade separada localizada fora da sala.
Antes de fazer uma escolha ao comprar um produto desse tipo para sua casa, você precisa fazer uma comparação das características técnicas dos sistemas de divisão mais baratos com parâmetros semelhantes de um tipo de dispositivo de piso ou janela - há muitas nuances positivas e negativas para cada tipoportanto, não é fácil chegar a uma conclusão final.