Como funciona a coluna de gás?

Para resolver a questão de fornecer uma habitação com água quente, muitas vezes a escolha é feita em um aquecedor de água do tipo de fluxo de gás. Mas, para escolher um bom modelo dentre os muitos no mercado, é necessário ter pelo menos um conhecimento mínimo sobre o dispositivo e o princípio de funcionamento do aquecedor de água a gás.

Dispositivo de unidade

Aquecedores de água a gás, independentemente do fabricante, têm componentes semelhantes, cuja presença em modelos diferentes pode diferir ligeiramente. Por exemplo, considere o dispositivo coluna de gás Neva.

Aparelho de dispositivo fora

O diagrama da coluna de gás é mostrado na figura abaixo.

 Layout da coluna

Diagrama da coluna de gás

A frente e os lados do aquecedor de água estão cobertos por uma caixa de metal (1). Na fachada do aparelho há janela de visualização (2) para controle visual da operação da unidade. Os seguintes reguladores estão localizados sob a janela: uma alavanca que regula o fluxo de gás (3) e um regulador de fluxo de água (4). Entre as alças é um display de LCD (5), que exibe a temperatura da água que flui para o consumidor.

Na parte inferior do aparelho estão bicos para o fornecimento de água e sua saída, bem como para o fornecimento de gás. No lado direito do aquecedor de água há um bocal (6) ao qual a água fria é conectada do sistema de abastecimento de água, e à esquerda - um tubo (7) é conectado para drenar o líquido aquecido. Ao lado, mas um pouco mais perto do centro, há um cano (8). Liga-se à mangueira que liga a coluna à linha de gás e, em algumas situações, a garrafa de gás. No topo do aquecedor de água, há um flange (9) para conectar o tubo de gás de combustão (chaminé).

Todos os elementos da unidade são fixados em uma base de metal (10), realizando a função da parede traseira do aparelho. Ele fez dois furos para pendurar a unidade na parede com suportes.

Um projeto similar tem um novo modelo de uma coluna de gás Astra.

Arranjo unidade interna

Agora vamos considerar como a coluna de gás é arranjada a partir do interior, com o revestimento externo removido.Como já mencionado acima, os tubos numerados 6, 7 e 8 são projetados para conexão de água fria, drenagem de gás aquecido e de conexão.

A unidade de água da unidade (12) está conectada ao tubo de abastecimento de água (6). Uma haste (13) emerge do bloco de água, sobre o qual uma alavanca para ajustar a pressão da água é anexada. Abaixo está uma parte cilíndrica (14), que tem um entalhe nas paredes. Ele executa a função de um plug, extraído para drenar o líquido do aparelho, caso seja necessário repará-lo. Além disso, a cortiça tem uma válvula de segurança que abre com uma sobrepressão no sistema de abastecimento de água.

No centro da unidade é unidade de controle eletrônico (16). Dele em direções diferentes leva fios levando aos vários elementos da unidade e sensores.

 Estrutura interna

Alto-falantes do dispositivo dentro

À esquerda, simetricamente ao bloco de água, há um gás (17). Ambos os módulos e montados para que eles representem uma estrutura única. A partir dele, assim como da água, a haste (18) sai para ajustar o suprimento de gás. Uma válvula (19) (eletromagnética) está localizada no meio entre o tubo de gás e a válvula reguladora.

Existe também um micro-interruptor (15) na unidade de gás, que é pressionado por um impulsor especial quando é desligado. Acima pode ser visto colecionador (20), ligado ao bloco de gás por meio de um bocal montado nos flanges.O coletor é preso ao corpo com 2 parafusos (21). Os bicos estão localizados na parte traseira do coletor. Através deles, o gás é fornecido ao queimador (22), que possui 10 linhas. Na frente do coletor, há um par de elementos que são semelhantes na aparência, mas cumprem papéis diferentes. À direita está uma vela de formação de faíscas (23), acendendo os queimadores, e à esquerda há um sensor de chama (24).

Acima do coletor é trocador de calor de cobre (25). Apenas libera o calor recebido da combustão do gás que passa através dele para a água. Uma unidade de água (26) é conectada ao trocador de calor à direita, e um tubo de derivação para drenar a água aquecida (27) no lado esquerdo. O módulo de troca de calor é fixado ao alojamento da unidade com a ajuda de 2 parafusos (28). No tubo para a remoção de água aquecida é instalado 2 sensores. A parte superior (29) protege o aquecedor de superaquecimento, e o inferior (30) serve como um termômetro. De lá vão os fios para o display LCD montado na carcaça da unidade.

Um dispositivo para remoção é instalado na parte superior da máquina. produtos de combustão de resíduos (31). Graças a um sistema de pontes de várias formas, o fluxo de gases de escape quentes é direcionado para o duto de combustão. Um sensor de impulso (32) é instalado à esquerda, que é conectado ao sensor de superaquecimento (29) por meio de um circuito elétrico.Na parte inferior do corpo do aquecedor de água há um bloco (34) para 2 baterias (baterias). Para fixar o invólucro exterior do aparelho em ambos os lados do invólucro, existem locais para os parafusos (33) serem aparafusados.

O layout interno da coluna de gás Oasis não difere do acima, exceto que a presença do interruptor "inverno-verão" no painel frontal. Ele é projetado para desligar metade dos queimadores em funcionamento no verão para economizar gás.

 Painel frontal inverno-verão

Princípio de funcionamento

Para entender o princípio de funcionamento da coluna de gás, você deve primeiro considerar que tipo de sistema de segurança está equipado. Quando a unidade está no estado desligado, a unidade de controle (16) não recebe eletricidade, uma vez que o circuito está quebrado no microswitch (15). A placa do interruptor é pressionada pelo impulsor e, enquanto isso está acontecendo, ela está no estado desligado.

Válvula solenóide (19) também é fechado e bloqueia o fluxo de gás do tubo de entrada, porque não recebe energia. Mas este não é o único lugar que cobre o gás - ele também é bloqueado por válvula de molaque está localizado no módulo de gás (35). O estado não operacional da válvula é caracterizado por pressionar as placas de vedação na sede, o que garante o fechamento completo do suprimento de mistura combustível para o coletor.

A seção de água consiste de um módulo de duas câmaras (36), coloquialmente chamado de “sapo”, com membrana de borracha elástica. Com a ajuda de uma câmera de canal especial, os "sapos" podem se comunicar. Quando o fornecimento de água é desligado, a pressão nas câmaras é alinhada e a membrana está na posição de equilíbrio.

 Princípio de funcionamento

O princípio de funcionamento da coluna de gás

A água para o permutador de calor é fornecida através do fundo da câmara. No topo, há uma haste com uma placa de plástico, adjacente à membrana. O caule sai pelo buraco no meio, em direção ao bloco de gás. Oposto a esta haste, no módulo de gás, é o mesmo, mas conectado à válvula de mola, à qual o pistão é anexado, vindo do interruptor.

O que acontece quando a água começa

Como funciona a coluna de gás se você abrir a água? Ao abrir no ponto de consumo (entrada de água) da torneira com água, ocorre o seguinte.

  1. Conforme o fluido flui através do sapo, um vácuo é criado em sua câmara. A membrana de borracha sob a ação de alta pressão é curvada e empurra a placa. Este último transmite o movimento de empurrar para o estoque.A haste do módulo de água empurra a extremidade oposta da haste do módulo de gás (37).
  2. Além disso, o empurrador, tendo uma conexão com a haste, não mais segura a placa de comutação, e é liberado. Neste caso, o interruptor fecha o circuito e a fonte de alimentação começa a fluir para o módulo de controle eletrônico a partir da seção com baterias.
  3. O movimento da haste também faz com que a mola da válvula mecânica seja liberada, como resultado do qual a placa se afasta da sede e o canal de fornecimento de gás para o coletor se torna aberto.
  4. A válvula solenóide, recebendo energia da bateria, abre e não impede a passagem de gás através da válvula de mola em direção ao coletor.
  5. Enquanto isso, a unidade de controle gera e envia um pulso elétrico para a vela (23) para criar descarga de faíscacapaz de acender uma chama. No funcionamento normal de todos os nós - o queimador acende.

O processo de ignição é monitorado por um sensor de ionização (24). No caso em que o queimador não acender por 6 a 7 segundos, para evitar o acúmulo de uma alta concentração de uma mistura explosiva, o módulo eletrônico, não recebendo um pulso do sensor, desligará o suprimento de gás.. Na presença de combustão, o sensor irá gerar um pulso para desligar a vela. Se a chama se apagar após o início da operação do aquecedor de água, o impulso do sensor parará de chegar ao módulo de controle, após o qual responderá imediatamente desligando o gás usando uma válvula eletromagnética.

É possível executar todas estas funções na coluna de gás somente se uma condição for satisfeita: o circuito entre os dois sensores não deve ser quebrado, a saber, entre o sensor de temperatura do controle de água de saída (29) e o sensor de tiragem (32). Esses relés são conectados em série e seus contatos estão no estado fechado quando os sensores estão em condições de funcionamento. Portanto, para que o módulo de controle receba energia, ambos os sensores devem fechar o circuito.

Se no bloco de chaminé tração fraca é formadaentão, os produtos de combustão, devido ao desenho especial da unidade de exaustão de gás, não podem passar em direção ao canal central e são enviados para as cavidades laterais. Como o sensor de temperatura está localizado à esquerda, ele “detectará” um aumento súbito de temperatura interrompendo o circuito da fonte de alimentação para o módulo de controle.Isso interromperá o fornecimento de mistura combustível e desligará os queimadores.

Por analogia, o relé é ativado, o qual é colocado no bocal para drenar a água aquecida do trocador de calor. Quando a água aquece a 90 ° C, e este é considerado um nível crítico, o circuito de alimentação da unidade eletrônica será quebrado.

Trabalhe ao desligar a água

Quando o abastecimento de água é desligado, acontece o seguinte.

  1. A pressão nas câmaras de rã é equilibrada. O retorno da membrana da borracha para o local faz com que o movimento da placa seja conectado ao empurrador na direção correspondente à posição inicial.
  2. Quando a haste retorna, a válvula do disco é aliviada para desligar o suprimento de combustível.
  3. Ao mesmo tempo, o impulsor começa a pressionar a placa de comutação, o que resulta na quebra do circuito que alimenta o módulo de controle.
  4. Como a válvula solenóide não recebe eletricidade depois de desligar a unidade de controle, ela também fecha.

Assim, desligar a água aciona uma cadeia de processos que automaticamente desliga o aquecedor de água. Para maior clareza, a foto abaixo mostra os principais componentes da unidade (vista inferior)afetando sua operação (a numeração foi salva e uma nova posição foi adicionada, no número 40, o empurrador do micro-interruptor).

 Unidades principais da unidade

Os principais nós da coluna de gás

O visor de informações (38) também é conectado ao circuito de controle eletrônico do aquecedor de água e ao sensor de temperatura (39) no bocal de saída usando vários fios. Exibir apenas reproduções papel informativo e não participa na operação e ajuste do aquecedor de água a gás.

A unidade é capaz de funcionar mesmo quando o LCD é desligado, por exemplo, após a remoção do invólucro externo ao qual ele está conectado.

Resumindo o acima, podemos dizer que o gêiser é bastante complexo e confiável no funcionamento do dispositivo. Ao longo dos muitos anos de existência dessas unidades, seu design mudou apenas ligeiramente, exceto que as unidades de controle e monitoramento eletrônico foram usadas em dispositivos para um controle mais conveniente.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música