Esterilizador
Esterilizador (forno de secagem) é um dispositivo especial para desinfetar instrumentos de todos os microorganismos prejudiciais existentes. A esterilização é realizada a alta temperatura, mas sem aumento de pressão. O dispositivo foi inventado pelo cientista francês Denis Papen em 1679. A ação do esterilizador é baseada nas propriedades do ar quente, para dar calor seco, o que contribui para a desinfecção do equipamento.
Embora os esterilizadores possam diferir na forma e no método de aquecimento, todos eles são feitos de metais resistentes ao calor e amianto. Dentro do dispositivo existem prateleiras para pratos, instrumentos, um termômetro é montado no topo e um ventilador também é instalado ali, que fecha durante o procedimento. Antes da esterilização, o instrumento é cuidadosamente lavado e embrulhado em papel, que é removido imediatamente antes do uso.
O escopo de aplicação do esterilizador é medicina, cosmetologia, laboratórios industriais. Durante o processo de desinfecção, os instrumentos não se deterioram, a erosão dos objetos de vidro não ocorre, os dispositivos não requerem cuidados especiais e são fáceis de operar.Modelos modernos de dispositivos são capazes de controlar os processos que ocorrem neles, não permitem superaquecimento e são conectados a um computador para ajustar os parâmetros operacionais do gabinete de secagem.