Quais são os tipos de purificadores de ar de fumaça
As pessoas que têm grande interesse em fumar nem sequer suspeitam de quantas pessoas por perto não conseguem, por um motivo ou outro, tolerar o fumo do tabaco. E se uma das pessoas mais próximas tiver um mau hábito, você deve pensar em comprar um equipamento especial para um apartamento. Os purificadores de ar da fumaça do tabaco lidam perfeitamente com o aumento de toxinas prejudiciais no ar e compostos voláteis. Afinal, se você não realizar a esterilização do ambiente familiar, isso acabará por se transformar em um caminho direto para o hospital. Mas quais dispositivos escolher da enorme variedade de tais equipamentos no mercado? Uma visão geral representando os tipos de purificadores de ar do fumo ajudará.
Conteúdo
O que é fumaça de cigarro perigosa
A fumaça do tabaco contém muitos representantes da tabela Mendeleev - de componentes radioativos, compostos metálicos e terminando com partículas gasosas que penetram livremente nos pulmões humanos. Amônia, chumbo, arsênico, acetona e outros elementos são prejudiciais a todos os organismos vivos. É por isso que você deve pensar em sua própria segurança ao adquirir um dispositivo de limpeza multifuncional doméstico.
Informações atuais sobre fumaça: inclui duas partes.
- Fração de gás é dividido em componentes orgânicos (compostos voláteis como benzeno ou tolueno) e partículas inorgânicas (por exemplo, monóxido de carbono e dióxido de carbono, sulfeto de hidrogênio e inclusões de amônia, etc.).
- Fração de aerossol vem na forma das menores partículas de vapor de água. Gotas de água junto com resinas na saída são fumaça branca "pesada" e úmida. Em um estágio adicional de evaporação, ele já se transforma em um secador e cinza. O mais perigoso é o fumo negro.
Todos os componentes do fumo do cigarro são perigosos, o que significa que o ar deve ser seguro para a saúde, reduzindo os riscos para os níveis máximos admissíveis da sua concentração (por exemplo, 3000 μg / m3 para o dióxido de carbono). Nenhum purificador de ar da fumaça do tabaco pode remover e reter completamente as substâncias nocivas da atmosfera circundante em 100%, mas é obrigado a reduzi-las a um conteúdo seguro. Como ele fará isso?
Como o dispositivo funciona
Se tomarmos como base o design padrão de tal dispositivo, então ele será baseado em unidade de filtração e ventilador. O último puxa em si as massas de ar que entram no compartimento de filtragem. Lá eles passam através das membranas e o ar flui de volta para a sala já sem a presença de partículas nocivas.
Isso é o que diz respeito ao limpador usual. Em versões melhoradas existem ionizadores, que também saturam o ar com íons úteis, desinfetando-o. Tanto para apartamentos como para escritórios, construído em ar condicionado opções. Neste caso, eles vão tirar e filtrar o fluxo de ar da rua.
Algumas das propostas também são combinadas com lavagem de ar, ou seja, elas lutam com sucesso com a secagem excessiva do ambiente doméstico.
Na maioria das vezes, um dispositivo semelhante para um apartamento tem dimensões pequenas.Além de seus benefícios, consumirá uma quantidade mínima de eletricidade. Resta apenas entender os tipos de filtros usados neles.
Variedades de filtros usados
A eficácia deste tipo de tecnologia depende inteiramente de seu componente de filtragem.
- Em modelos orçamentários que valem simples membrana de malha, capaz de capturar objetos grandes, nos quais pó e lã podem estar presentes. É claro que a limpeza completa de compostos nocivos da fumaça do tabaco não é a questão.
- Eletrostático opções atraem elementos carregados negativamente. Eles são capazes de trabalhar até com os menores elementos, mas com uma carga positiva do último.
- No domicílio purificadores de ar da fumaça do tabaco estão presentes membranas de carbono, retendo odores e gases nocivos. Limpa melhor a fração de gás contaminado: o carvão granulado tem mostrado alta eficiência na adsorção de tais poluentes.
- Filtro Hepa - é um absorvedor de fração de aerossol. Para um eletrodoméstico, é suficiente ter uma classe H11, através da qual menos de 5% das partículas passem.
- Fotocatalítico a variante possui em sua composição uma lâmpada ultravioleta que realiza não apenas uma função antitabaco, mas também quebra completamente as moléculas de toxinas (e esse processo ocorrerá sem maior desintegração das substâncias).
Qual deles escolher? Idealmente, um bom dispositivo deve conter vários filtros semelhantes. Esta circunstância aumentará significativamente a eficiência do trabalho. No entanto, além dos filtros, ao comprar um dispositivo, você deve prestar atenção a outros critérios importantes.
Critérios de seleção atuais para o dispositivo
Ao escolher um purificador de ar, preste atenção aos seguintes parâmetros necessários.
- Tecnologia de energiaque determina seu desempenho. Para modificações domésticas comuns, 10–14 W serão suficientes (até 25 metros quadrados). Se estivermos falando sobre a manutenção do escritório, vale a pena considerar as opções para 25-30 W (pode lidar com salas de até 60 a 70 metros quadrados). Quanto maior o indicador de desempenho, maior a velocidade do ventilador e a capacidade de atender grandes áreas.
- Também depende do poder taxa de limpeza. O dispositivo para a casa é capaz de lidar com 120 metros cúbicos de ar por hora de seu trabalho.Se estamos falando de adquirir um escritório, então vale a pena considerar um modelo com mais de 150 metros cúbicos.
- Disponibilidade de funcionalidade adicional muitas vezes aumentam a eficiência do uso do dispositivo. Por exemplo, entre os modos, uma opção muito valiosa é a possibilidade de autolimpeza e controle sobre o uso durante a noite. Será útil ionização e lavagem de ar. Mas com a ozonização, deve-se ter mais cuidado - apesar da eficácia do efeito do ozônio sobre os compostos de nicotina, seu nível não deve exceder a taxa estabelecida (caso contrário, o efeito oposto pode ocorrer). Os últimos dispositivos são ainda mais adequados para instalações industriais e médicas.
Vale a pena saber que quanto mais pesado o filtro, mais sorvente ele contém. Uma grande capacidade e mudança terá muito menos. O próprio usuário não poderá avaliar qualidade sorvente, então você tem que acreditar no fabricante. Este último confirmará a eficácia indicada por testes de laboratório.
Cuja proposta para parar
Se uma empresa se declarou fabricante de equipamentos climáticos, isso significa que tais equipamentos já devem estar representados em sua faixa proposta.
- Entre os principais fabricantes podem distinguir marcas como Mitsubishi, Panasonic, Daikin e Ballu. Aqui o preço começa de 10.000 a 12.000 rublos.
- Tecnologia mais altamente especializada sai da “asa” Timberk, iFresh e NeoClima. Em tal caso, as ofertas estão cheias de opções adicionais, que também determina o custo correspondente - de 25.000 rublos.
- Há também desenvolvimentos domésticos - aos quais podem ser atribuídos os produtos correspondentes de "Enkor". Geralmente fornece apenas dois filtros que são muito fáceis de substituir e também há a capacidade de regular o fluxo de ar. O preço começa a partir de 5600 rublos.
Então, escolhendo o purificador de ar da fumaça do tabaco, você deve se concentrar, em primeiro lugar, na área que ele pode cobrir. Várias modificações e funcionalidades avançadas são geralmente capazes de responder favoravelmente a uma atmosfera caseira. Se o modelo fornecer a capacidade de se conectar a outros dispositivos climáticos, o controle será totalmente automático.