Prós e contras do uso de lavagem de ar
Muitas pessoas pensam sobre a condição do ar em seu apartamento, e isso não é sem razão. O limpador que respiramos, mais saudável seremos eventualmente. O ar é vida, e muito está ligado a ele, que diz respeito diretamente à saúde humana. Os parâmetros de limpeza, umidade e limpeza na sala são os mais importantes. Por exemplo, se a sala é muito aquecida ou, ao contrário, resfriada com a ajuda de meios adicionais, isso pode secar significativamente o ar. Provavelmente, muitas pessoas notaram que estar em um quarto com ar viciado é desconfortável. Claro, você pode arejar, mas o ar fora da janela nem sempre é limpo, especialmente se for o primeiro andar, e as janelas têm vista para a estrada.
Uma maneira eficaz de limpar e umidificar a atmosfera em uma sala é usar dispositivos especiais. O dispositivo mais comum hoje em dia é o chamado jato de ar.Abaixo, descobrimos quais são os benefícios e danos do uso de tais dispositivos.
Conteúdo
O que é necessário para lavagem de ar?
Existem padrões de umidade (40-65%) em edificações residenciais, uma espécie de "zona de conforto", indo além do que pode levar a leve indisposição, e uma longa permanência com sérias conseqüências (tontura, hipertensão arterial, reações alérgicas, coriza, resfriados, etc. ). Este nível é determinado pelos higrômetros convencionais. Na estação seca (primavera, verão, começo do outono), esse nível cai quase três vezes (para 20%). Em dias ensolarados, resolver o problema do ar árido é muito problemático, porque fora da janela, na rua, não há muito mais umidade do que em um apartamento.
O clima árido na sala pode levar às seguintes consequências.
- Diminuindo o nível de umidade na pele e, portanto, pode ser uma desaceleração dos processos metabólicos nas camadas superiores da epiderme. Manifestada em pele seca, irritação, reações psoriáticas, coceira e vermelhidão.Especialmente forte pode ocorrer em pessoas com o tipo de pele sensível.
- A circulação sanguínea pode se deteriorar, e isso leva a muitas conseqüências indesejáveis, em particular, problemas de digestão.
- A pele perde sua elasticidade, pode começar a descascar e esfoliar, rachar e ceder. A função protetora da epiderme é significativamente reduzida.
- Reduzindo a funcionalidade do trato respiratório superior, secagem da membrana mucosa.
- Irritação dos olhos (vermelhidão, comichão).
Se estamos falando de uma longa estadia em tal sala, em alguns casos há uma diminuição na imunidade, um aumento na irritabilidade da cobertura epidérmica e reações alérgicas locais freqüentes. Também reduzido tom, desempenho, há reclamações sobre a deterioração da saúde.
Em uma sala onde a umidade foi restaurada a um nível aceitável, uma melhoria dramática na reologia (fluxo sanguíneo), melhora na condição da membrana mucosa, assim como a pele em geral, pode ser observada no corpo humano. Além de melhorar o estado geral, o vapor de água tem a propriedade de aglutinar partículas de detritos, o que facilita a sua limpeza.
Para aumentar a umidade em seu apartamento, as pessoas recorrem a várias opções. Alguém compra um aquário e começa um peixe, outros secam roupas molhadas no apartamento, outros, regam as flores, borrifam água em spray em toda a casa. Naturalmente, tudo o que precede é ineficaz e bastante temporário. A melhor solução para o problema é a compra de um umidificador doméstico - lavagem de ar. Este dispositivo não só traz a atmosfera da casa para o nível exigido de umidade, mas também, em certa medida, limpa o ar. Vamos falar com mais detalhes sobre o que são umidificadores.
Como funciona
A lavagem de ar é um dispositivo bastante simples. Suas principais tarefas são limpar e umedecer o ar dentro da sala. Hoje, esses dispositivos podem ser divididos em duas categorias:
- com filtro de água;
- O dispositivo, que é baseado em um núcleo de disco.
Como essa unidade funciona? Dispositivos baseados na haste passam o ar através das placas rotativas, que estão parcialmente imersas no líquido. Tais lavadores de ar consistem em:
- refrigerador laminado localizado no topo;
- tambor (vareta com placas);
- um tanque com um líquido que está no centro - os discos estão parcialmente imersos nele.
O refrigerador alimenta o fluxo de ar no compartimento de lavagem. Passando pelas placas molhadas, as partículas contaminadas são ligadas. Há seu inchaço e peso natural. Sujeira acumula no reservatório de fluido. O ar está saturado de umidade até um limite predeterminado. O fluxo, passando pelo reservatório, é soprado através de várias aberturas em ambos os lados do dispositivo.
Dispositivos com hidrofiltro em vez de um tambor, eles têm um cone, que funciona como um soprador de circulação. Seu trabalho gera um meio fino, passando pelo qual o ar é limpo e umedecido. Sob pressão com o ar soprado pequenas gotas de água.
Deve notar-se que este tipo de dispositivo é raramente usado na vida cotidiana.
Benefício ou dano: efeitos da lavagem do ar
Infelizmente, a questão tem que ser colocada dessa maneira. Felizmente, apenas em um ponto: a lavagem do ar não é apertada, e por dentro eles têm condições perfeitas para a existência de uma colônia de bactérias.Os últimos se instalam no reservatório com líquido e nos discos (discos). O principal perigo reside no fato de que, com o passar do tempo, essas colônias não são apenas instaladas no interior, mas podem entrar no apartamento com ar umidificado. Se a água do reservatório contiver esporos de mofo e fungos, isso pode representar uma ameaça direta à saúde de todos os que moram no apartamento. Os benefícios de tal hidratação imediatamente se tornam muito subjetivos.
Naturalmente, há uma solução para esse problema e uma solução bastante prosaica. É suficiente apenas limpar completamente o reservatório e os próprios discos, drenar a água suja e despejar água limpa (idealmente destilada). Naturalmente, para cada fabricante, a frequência de manutenção dos dispositivos pode ser diferente, mas o feedback de especialistas afirma que a reposição do fluido deve ser feita pelo menos uma vez em 2-4 dias. Se o umidificador não for usado, é melhor drenar a água e mantê-la vazia.
Além da falta higiênica de lavagem de ar pode ser notada a necessidade de manutenção constante (isso inclui todas as suas sutilezas e dificuldades). Por exemplo, em dispositivos caros, muitas vezes muitas peças têm uma estrutura complexa,ao prestar serviços de manutenção, eles são difíceis de remover, você pode danificar ou se machucar.
A lista de outras deficiências é dada abaixo.
- Para que a hidratação seja de alta qualidade, ela deve ser contínua. É necessário desligar o dispositivo, pois a eficiência do umedecimento diminuirá imediatamente e, após algum tempo, retornará ao seu estado original.
- O projeto de lavadores de ar não permite a captura de alérgenos, bem como partículas de poeira e detritos menores que 10-12 mícrons de tamanho. Todo esse lixo é destruído novamente.
- Disponibilidade filtros finos. Por um lado, isso é uma vantagem, mas eles precisam ser alterados, e esses são custos adicionais.
- O tamanho do dispositivo nem sempre é ideal. Muitas vezes, a pia é um estojo de plástico volumoso que você pode facilmente tropeçar.
- O custo de tais umidificadores freqüentemente excede o limite da "média dourada" e pode chegar até 14-45 tr. para uma cópia separada.
Mas há algum benefício? Naturalmente, a lavagem de ar não é desprovida de aspectos positivos.
- A lavagem do ar lida perfeitamente com o lixo que excede o tamanho de 10 mícrons. Naturalmente, não estamos falando de micróbios e micro-alérgenos. Mas dispositivos deste tipo fazem um excelente trabalho com poeira grossa, sujeira e areia,bem como lã e pilha de móveis.
- É improvável que uma pessoa possa ser prejudicada devido ao umidificação excessiva do ar. Tais casos ainda não se encontraram na prática.
- Uma grande quantidade de área cultivada devido à sucção forçada de ar pelas lâminas do refrigerador.
- A água no tanque não é aquecida e não é levada a um estado de ebulição. A possibilidade de queimar durante a operação e manutenção do dispositivo é excluída.
- A lavagem com ar não contribui para o aparecimento de placas nos utensílios domésticos (móveis, linóleo, etc.).
Em geral, o uso deste tipo de dispositivo pode ser considerado seguro e útil, embora não sem falhas. Como você pode ver, o uso em alguns casos pode se sobrepor a falhas de design existentes (mesmo que não haja muitas). No entanto, cada caso é individual e, em muitos aspectos, depende da situação ecológica da área na qual a sala processada está localizada. Além disso, a aparência do próprio umidificador, o fabricante, sua capacidade e o grau de filtragem (a presença de filtros de ar finos adicionais) são de grande importância.
Se você usar o dispositivo para o fim a que se destina, lave-o regularmente, observando as recomendações higiênicas dos especialistas, então o resultado do uso será limpo e umedecido, o que terá um efeito positivo na saúde do usuário.
Você não pode falar sobre qualquer dano direto, para não mencionar as muitas vantagens que podem ser obtidas usando hidratantes. Os danos causados pela lavagem do ar podem estar associados uso indevido: as condições não se cumprem, a instrução não se estuda, houve contra-indicações.
Os usuários que sabem muito sobre a limpeza da sala provavelmente já experimentaram a limpeza do ar na vida cotidiana e podem dizer muito sobre isso. Abaixo estão as opiniões dos proprietários que usaram umidificadores de ar por um longo tempo.
Comentários do proprietário
Anna, Gornouralsk
Vladimir, Dimitrovgrad
Ivan Alexandrovich, Moscou
Yana, Naberezhnye Chelny
Denis, especialista em vendas de limpeza e tecnologia climática
Artem, especialista em relações públicas do fabricante de umidificadores
Conclusão
Como pode ser observado, os umidificadores estão em constante demanda entre os usuários. Sua eficácia não é duvidosa na maioria dos casos, e somente em alguns é questionada. Danos diretos por lavagem de ar também podem ser inseridos na coluna "de tempos em tempos", porque depende da observância (ou não conformidade) de muitos fatores. Por exemplo, os requisitos de segurança foram atendidos, se a instrução foi estudada, foi necessário umidificação.
Com base nas revisões, pode-se notar que para verificar o nível de umidade na sala, você deve obter um higrômetro portátil para saber com certeza se você precisa de um umidificador ou não.