Irrigador oral útil ou prejudicial
Graças ao rápido desenvolvimento da tecnologia médica, o mundo é regularmente atualizado com novos equipamentos médicos e vários dispositivos inovadores. Um desses dispositivos é irrigador. Mas, devido ao fato de que a humanidade é muito cautelosa com tudo novo e desconhecido, imediatamente se falou sobre os danos e benefícios de seu uso.
A maioria das pessoas que ouviu falar sobre este dispositivo pela primeira vez, imagina algo incrível, semelhante a espadas de laser de Star Wars. Fico feliz que essas pessoas se tornem cada vez menos a cada ano.
O irrigador é um dispositivo especial projetado para cuidar da cavidade oral. Graças a ele, acaba-se muito mais para limpar os dentes e gengivas.
O dispositivo tem um recipiente especial para o líquido, de onde vem sob pressão. Muitos instrumentos oferecem a oportunidade para controlar a pressão.
Conteúdo
Por que e quem deve usá-lo?
De fato, o irrigador pode ser usado não apenas como agente profilático para cuidar da cavidade bucal, mas também como tratamento para várias doenças. Neste caso, um líquido de tratamento especial com certas propriedades é derramado no tanque de água.
O uso regular de tal dispositivo em casa reduz a probabilidade de várias doenças da cavidade oral, incluindo cáries. Irrigação da boca aumenta a vida útil de coroas e obturações. O dispositivo é muito melhor para lidar com a limpeza de dentes de germes, partículas de alimentos e placas, em vez de uma escova de dentes e fio dental.
Apesar do fato de que não há contra-indicações para o uso, você ainda deve consultar um especialista e usar o dispositivo somente de acordo com todos os pontos da instrução.
Para obter o melhor efeito preventivo, recomenda-se usar o dispositivo. pelo menos 3 vezes por semana. Mas no caso de doenças graves, como periodontite, etc, mais freqüente, talvez até mesmo o uso diário será necessário.
Efeito terapêutico
Como já mencionado, em vez de um líquido comum, você pode (e em alguns casos até mesmo precisar) adicionar diferentes soluções médicas ao tanque. Muitas vezes, adicione:
- furatsilina;
- lavagens contra bactérias;
- clorexidina;
- calêndula;
- decocções diferentes;
- clorofila.
Você pode adicionar qualquer coisa, mas sob a direção do médico assistente. O uso sistemático de irrigador ajuda a combater várias doenças da cavidade oral. O efeito é muito eficaz, pois o jato de líquido sob pressão não deixa chance para o desenvolvimento de bactérias patogênicas.
Opinião de especialistas sobre os benefícios e perigos do dispositivo
Especialistas descobriram que o irrigador deve ser escolhido com muito cuidado, pois somente com o tratamento correto e a escolha do modelo ideal, você pode garantir total segurança. O dispositivo é capaz de eliminar completamente os problemas associados a processos inflamatórios e sangramento das gengivas.
Em clínicas odontológicas modernas, muitas vezes é possível encontrar um irrigador. Agora vale a pena responder a pergunta a si mesmo: será que um profissional arrisca sua reputação por causa da possibilidade de causar o menor dano ao paciente? Naturalmente não.É por isso que você não deve se preocupar em falar sobre a possibilidade de ferir os dentes e a cavidade oral.
Dentistas recomendam comprar este dispositivo:
- pessoas que sofrem de diabetes;
- como tratamento para periodontite e gengivite;
- durante a gravidez;
- como prevenção de cárie;
- para o cuidado de chaves, coroas, etc .;
- eliminar odores desagradáveis;
- para melhor higiene;
- com algumas características da estrutura dos dentes.
Assim, podemos dizer com confiança que o efeito do irrigador é apenas o benefício, o principal é escolher as drogas certas.
Como não se machucar?
Ao anunciar qualquer produto, o fabricante está tentando aplicar muitos truques de marketing. Isso é feito para tornar seus produtos indispensáveis. Recomenda-se aplicar o shampoo duas vezes, e depois de aplicar o creme para usar uma máscara absorvente, etc. Uma situação semelhante é com o irrigador, mas neste caso o efeito oposto pode ocorrer.
Quase todos os fabricantes recomendam usar irrigador todos os dias, como uma escova de dentes. Na verdade, é suficiente usá-lo 3 vezes por semana..
Nesse caso, se você começar a processar a cavidade oral diariamente e por mais de 15 minutos, então você não pode fortalecer os dentes, mas aumentar sua sensibilidade, e o sangramento é possível em áreas danificadas e tecidos moles.
Separadamente, gostaria de mencionar os fabricantes de soluções para o dispositivo, que também argumentam que sem seus agentes antibacterianos é impossível obter qualquer efeito positivo. Isso não é inteiramente verdade. De fato, em alguns casos, em vez de água, é necessário usar uma certa solução, mas a limpeza da cavidade oral pode ser realizada com a água mais comum.
Preste atenção a algumas "inovações econômicas" oferecidas pelos fabricantes de irrigadores. Tome, por exemplo, um bocal especial que é colocado diretamente na torneira com água. É um tubo comum com um bocal. Naturalmente, tal dispositivo não tem nenhum efeito, apenas fornece uma alta pressão ao jato, que está ausente na própria torneira de água. Além disso, para a irrigação, é necessário usar água purificada ou pelo menos fervida, e não da torneira. Então, neste bico não é necessário.
Seguindo as instruções, lendo as revisões e acompanhando a reação do seu corpo ao uso do irrigador, você pode se beneficiar apenas, e não prejudicar.