Reparo de bobina aparadora DIY
O aparador, seja ele a gasolina ou elétrico, é o único jeito certo de cortar a grama em locais de difícil acesso que o cortador de grama com rodas não consegue suportar. Como uma ferramenta de corte nos aparadores são usadas facas de metal ou uma linha de pesca especial, que é dobrada no rolo aparador. Mas, infelizmente, aparar cabeças no processo de operação ao longo do tempo tornam-se inutilizáveis. Algumas falhas podem ser corrigidas com suas próprias mãos e, para algumas, você precisará de uma substituição completa da cabeça de corte.
Conteúdo
Dispositivo de bobina de guarnição
As cabeças de aparar para aparadores vêm em vários modelos - simples e complexas. A figura abaixo mostra cabeça de aparador semi-automática de motokosy Husqvarna (Huskvarna) em forma desmontada.
Este tipo de cabeça está presente na configuração da maioria dos trimmers elétricos e benzokosilok, como Stihl (Stiel), Patriota (Patriot), Champion (Champion), Bosch (Bosch), Huter (Huter) e outros. O dispositivo da cabeça de corte é bastante simples. Consiste nas seguintes partes:
- a base da cabeça de corte;
- botão para alimentação semi-automática do cabo;
- uma bobina (bobina) na qual a linha de pesca é dobrada;
- primavera;
- olhos - através deles a linha sai;
- tampa da cabeça do aparador;
- linha de pesca (cabo).
Existem também cabeças de corte mais simples mostradas na foto a seguir.
Todas estas dicas não permitem alterar o comprimento da linha de pesca no modo semi-automático (depois de pressionar um botão). Em caso de quebra do cordão, você deve parar o cortador e trocá-lo manualmente.
Principais falhas na bobina
Os utilizadores de aparadores eléctricos e os cortadores de gás enfrentam frequentemente o problema de uma cabeça de corte semiautomática. As falhas da bobina podem ser as seguintes:
- a linha de pesca não aumenta automaticamente;
- o cordão sai espontaneamente da bobina.
A linha de pesca não alonga automaticamente
Se a bobina do trimmer não alongar a linha quando o botão for levemente atingido, as razões para isso podem ser as seguintes.
Opção 1 - houve uma mordida, ou seja apertando o cabo entre as voltas. Este problema geralmente aparece se o usuário tiver enrolado a linha no carretel de maneira desigual, com a interseção das bobinas, ou enrolando-a com tensão insuficiente. No último caso, quando a cabeça de corte gira a altas velocidades sob a influência da força centrífuga, o cordão começa a apertar, como resultado do que é possível o aperto inter-turno da linha de pesca. Para eliminar o problema, você terá que desmontar a bobina no aparador e rebobinar o cabo corretamente, ou seja, em curvas suaves com boa tensão.
Opção 2 - extremidades muito curtas se projetam da cabeça. A linha não pode sair quando bater no chão se as suas extremidades salientes da cabeça forem de comprimento insuficiente (curto). Neste caso, a força centrífuga não é suficiente para esticar a linha. Portanto, é necessário parar a unidade (desligue o motor ou desconecte o aparador elétrico da rede elétrica) e puxe a linha de pesca manualmente pressionando o botão.
Opção 3 - linha de pesca soldada dentro da cabeça de corte. Isso leva ao fato de que a bobina pára e não gira quando o botão é pressionado. Basicamente, isso acontece por vários motivos: má qualidade do cabo, superaquecimento da bobina durante o funcionamento prolongado da unidade, impacto da linha de pesca em objetos duros.
- No primeiro caso, cabos de terceiros podem ser feitos de materiais de baixa qualidade e baixo ponto de fusão, que não resistem ao estresse mecânico e térmico. Portanto, a preferência deve ser dada às linhas de pesca “de marca”.
- Mas, se você ainda comprou uma linha de qualidade desconhecida, e muitas vezes é soldada durante a operação, então você pode seguir o exemplo de alguns usuários que, depois de recarregar o cabo em um rolo, molhar ou graxa de silicone (de um barril) ou óleo mineral. Este procedimento reduz muito a probabilidade de soldar as bobinas entre as linhas.
- Também a linha de pesca pode ser brasada se durante a ceifa atingir um objeto duro (pedra, cerca, galho seco, etc.). Como resultado, ele é ligeiramente esticado e se retrai para a cabeça com grande velocidade. O cordão aquece de fricção e suas bobinas se unem. A única coisa que pode ser feita para eliminar essa falha é abrir o aparador e rebobine a linha.
Corda alonga espontaneamente
Existem situações em que o usuário do trimmer percebe consumo muito rápido de linha de pesca. Ao mesmo tempo, ele nunca bateu o botão no chão para alongar a linha de pesca. A razão pela qual a linha se alonga espontaneamente, cortando uma faca especial no revestimento do aparelho, pode servir sem mola na cabeça de corte. Muitas vezes, os usuários novatos de cortadores, tentando carregar a linha de pesca no carretel, esquecem de instalar uma mola de segurança na cabeça, ou perdem completamente ao abrir a tampa, e no futuro, eles nem sequer estão cientes de sua existência.
Também a linha de pesca pode ser prolongada sem usar o botão se a mola estiver enfraquecida. Se a verificação da mola confirmar este fato, então é necessário colocar algumas arruelas sob ela para fortalecer suas propriedades de fixação.
Como remover a bobina e substituir a linha de pesca
Proprietários de aparas, principalmente novatos, estão confusos, beirando o pânico, quando há a necessidade de trocar uma ferramenta de corte ou uma linha de pesca em um carretel. Muitas vezes, ao tentar desparafusar a cabeça de corte, os usuários simplesmente a invalidam, sem saber que ela é desparafusada na direção oposta.. Para evitar isso, se você precisar substituir a ferramenta, é recomendável ler as instruções passo a passo abaixo.
- Antes de encher a linha no carretel, pare o motor dos cortadores ou desenergize o aparador elétrico para evitar ferimentos que possam ocorrer se a ferramenta de corte girar acidentalmente.
- Desaparafuse o bico ligado a eixo de engrenagem. Para fazer isso, o eixo deve ser fixado alinhando os furos na arruela e no eixo, e inserindo uma haste de metal ou uma chave de fenda dentro deles.
- Desaperte o bico. Você deve saber que a linha no eixo está à esquerda. Portanto, gire a bobina do trimmer para a direita, ou seja, no sentido horário.
- Desmonte a cabeça de corte. Na maioria das vezes, a capa da cabeça é anexada em retentores. Para removê-lo, você precisará afogar esses clipes no estojo, pressionando as bordas da tampa. No caso de uma cabeça de corte semiautomática com um botão na parte inferior estar instalada no seu aparador, o bocal deve ser desmontado com cuidado, porque você pode perder a mola, que às vezes trava ao remover a tampa.
- Corte a quantidade necessária de linha de pesca. Geralmente seu comprimento é de 5 metros.Use um cabo com o diâmetro especificado nas instruções do instrumento. Não é recomendado exceder o diâmetro máximo da linha, pois isso levará a uma carga maior no motor e a um maior consumo de gasolina.
- Encontre o meio do segmento do cordão, dobrando-o ao meio. Você terá um loop.
- Dentro da bobina é cortado através ranhuras especiais (pode haver buracos). Insira um loop de linha de pesca neste groove.
- Enrole a linha no carretel, girando-a no sentido anti-horário. É necessário encher o cordão o mais uniformemente possível, as bobinas devem ficar sem sobreposição e com boa tensão. Quando o enrolamento terminar, deixe as extremidades livres da linha de pesca com cerca de 20 cm de comprimento e fixe-as nas ranhuras localizadas nas laterais da bobina.
- Monte a cabeça de corte. Antes de finalmente montar o bocal, não se esqueça inserir mola e arruela (se disponível). Instale a bobina no corpo e passe as extremidades do cabo pelos orifícios ou orifícios.
- Coloque a tampa e aperte-a com estalos.
- Aparafuse o bico de volta no eixo da caixa de engrenagens, travando também com uma chave de fenda. Gire o carretel do aparador para a esquerda (oposto à seta).
É possível fazer um carretel no aparador com as próprias mãos
Existe um grande número de cabeças de corte (não automáticas), que têm um preço baixo e boa qualidade. Mas às vezes surgem situações, por exemplo, no país, quando a bobina de corte é quebrada e sua reparação é impossível, a loja fica longe e é necessário cortar a grama. Neste caso, você pode rapidamente, em apenas alguns minutos, fazer um simples bocal de compensação para fixar a linha de pesca de madeira compensada comum com uma espessura de 10-12 mm.
- Pegue um pedaço de madeira compensada ou PCB e desenhe nele um círculo com um diâmetro de cerca de 14 cm.
- Cortar o disco com um quebra-cabeça ou serra.
- Faça um furo no centro do disco que se encaixa no diâmetro do eixo da caixa de engrenagens. Não esqueça antes de instalar o disco no eixo, coloque uma arruela sobre ele.
- Ao longo das bordas do disco, você pode apertar pequenos cantos ou fazer 1 a 2 furos em lados opostos. Eles servirão para preenchê-los com linha de pesca.
- Para fixar a linha, vários parafusos podem ser parafusados no compensado.
Tal bocal kosilny self-made é fixo em um cabo usando uma porca. Apertar ou afrouxar a porca sem fixar o eixo não funcionará. Para recolocar o cabo, será suficiente soltar os parafusos, inserir um pedaço da linha de pesca no comprimento desejado e pressioná-lo novamente.
Também o acessório de corte para fixar a linha de pesca pode ser feito da chapa de metal. Como fazer isso pode ser entendido a partir do seguinte vídeo.
Aparadores populares em 2018
Aparador UNION BTS-9252L
Aparador de percussão MTK33LE
PATRIOT PT 3555 ES aparador
Aparador Huter GGT-800S
Trimmer Interskol KB-25 / 33B