Regras de dirigir no bloco de motor em estradas públicas
Este tipo de equipamento é formalmente uma cópia reduzida de um trator convencional. Como é sabido, o trator é um veículo, e para dirigir um veículo, você deve ter uma carteira de motorista e um seguro de responsabilidade de terceiros. Mas esta regra se aplica ao trator walker? É claro que, mesmo que a resposta a essa pergunta seja positiva, muito poucas pessoas pensariam em ter o direito de dirigir pelo campo e pelos campos. Mas muitas vezes há casos em que o motobloco vai até a loja de materiais de construção mais próxima ou simplesmente vai jogar fora um grande lixo. Como a estrada vai principalmente ao longo de estradas públicas, há uma chance de encontrar um policial de trânsito. Neste caso, a questão legal será bastante relevante.
Conteúdo
É o andador um veículo
Para responder a esta pergunta, você deve ler o manual do dispositivo. Todos os documentos que acompanham indicam que este tipo de maquinaria agrícola não é um veículo e não se destina a ser utilizado em vias públicas. A legislação russa, a saber, o Código Administrativo, que regulamenta as obrigações de um cidadão para o uso do transporte, também não considera a unidade do leme do veículo. Por um lado, isso é bom, porque um cidadão não é necessário colocar o dispositivo no registro e cuida da inspeção técnica, respectivamente, e os direitos para o trator walk-behind não são necessários. Por outro lado, surge a pergunta: como chegar ao jardim, se ele está localizado longe do prédio? A área de sua aplicação é limitada apenas pela área local e um site?
Movimento no motobloco
A questão é muito aguda se o caminho para o site for executado ao longo de uma via pública. É ao longo do caminho que acontecem os mais precedentes com inspetores do DPS, emitindo protocolos sobre um delito administrativo, etc.O fato é que não há uma categoria separada de carteira de motorista para controlar o bloco motor. Portanto, você pode andar no motobloco e sem direitos. Outra coisa é que, tendo percorrido uma via pública, o proprietário é automaticamente equiparado a um usuário pleno, o que implica certos aspectos legais e obrigações. Assim, por exemplo, qualquer usuário da estrada é obrigado a levar consigo um documento atestando o conhecimento das regras de trânsito, sem o qual a organização do tráfego rodoviário é impossível.
A tarefa pode ser muito complicada se os passageiros forem transportados em um reboque para o trator de caminhada. Neste caso, o inspetor pode aplicar uma penalidade de acordo com o parágrafo 22 do Código Administrativo (código de trânsito), que alega que o transporte de pessoas é permitido somente em veículos especialmente equipados e destinados a isso.
Leme de velocidade Não é regulado por pontos adicionais nas regras de trânsito. Dirigindo em uma via pública, o motorista deve cumprir com o limite de velocidade geralmente aceito. Outra coisa é que a velocidade máxima do motobloco, que muitas vezes não excede os 15-20 km / h, é pouco provável que se quebre.
Preciso obter uma carteira de motorista
Não existe tal requisito no Código Administrativo. Mas, paradoxalmente, a identificação pode ser necessária para testemunhar que o proprietário conhece as regras de trânsito. A palavra inspetor pode não acreditar. Dirigir no motoblock em vias públicas não é formalmente proibido, mas não permitido. A fim de proteger-se ao máximo de todos os tipos de sanções legais, é necessário seguir as seguintes recomendações simples.
- É aconselhável obter uma carteira de motorista pelo menos dirigir uma motocicleta - removerá automaticamente suspeitas do inspetor.
- Sempre tenha um certificado à mão ao dirigir em uma via pública.
- Sempre use dispositivos de iluminação (ou instale você mesmo, porque de acordo com o CAO, cada veículo deve estar equipado com luzes de marcha, independentemente da hora do dia).
- Passeie ao longo da estrada apenas no motobloco com refletoresinstalado atrás do trailer.
- Conduza o andador em colete reflector especial. Formalmente, não há tal exigência, mas o motorista que se move no colete correspondente será mais perceptível para os carros que passam.
- Passeio no motobloco à margempara não impedir o movimento de veículos.
Ao seguir estas recomendações simples, você pode proteger-se ao máximo de multas e comunicação desagradável com representantes da polícia de trânsito, tornando-se um participante de pleno direito no tráfego rodoviário.
Respondendo à pergunta, deve-se notar: não é necessário receber direitos, mas é melhor fazê-lo. Sua presença facilitará grandemente o movimento deste tipo de equipamento agrícola.
A idade permitida para controlar o motorblock
Na verdade, qualquer pessoa que tenha dominado o gerenciamento é capaz de gerenciá-lo e ninguém pedirá um certificado em seu próprio site. Outra coisa é que, mesmo que uma criança, com 13 anos de idade, tenha dominado as regras para controlar um bloco motor, dificilmente vale a pena confiar nele para gerenciar uma ferramenta técnica complexa. Um para viajar em uma estrada pública é desejável ter um certificado que possa ser obtido a partir de 18 anos.
A partir disso, podemos concluir: para trabalhar em seu site, você deve ser guiado pelas regras de segurança, a responsabilidade recai sobre um adulto, pessoa adulta que confia na gestão do adolescente. Ao dirigir na estrada, o motorista automaticamente se torna um membro da estrada. Se uma criança menor for detida por um inspetor de polícia de trânsito, a multa deverá ser paga aos seus representantes legais: pais ou responsáveis.
Montando em um motoblock caseiro
De acordo com o Código de Ofensas Administrativas, não há um único trator de esteira, incl. um dispositivo com uma unidade de suspensão e potência montada à mão não é um veículo. Outra coisa é exatamente o fabricante determina a categoria de seus produtos. Ele tem o direito legal de considerar o equipamento produzido como um trator de caminhada, e no caso de produção de artesanato, quando parado, pode haver dúvidas: quem decidiu que era um trator de caminhada e por quê? O inspetor pode exigir a apresentação de documentos para o dispositivo ou até mesmo a emissão de um pedido em seu registro, e isso leva a certas conseqüências legais.
Em geral, o funcionamento do motobloco, montado com as próprias mãos, não é diferente do que foi comprado na loja. A questão pode surgir na área de sua pertença à categoria de veículo e, em seguida, somente se o inspetor considerar necessário fazê-lo.Quanto ao resto, as mesmas regras aplicam-se à técnica caseira da adquirida, nenhum item adicional para controlá-la é escrito.
Formalmente, isso é maquinário agrícola, o mesmo que um cultivador ou cortador de grama.
Conclusão
O uso do leme traz consigo alguma incompletude legal e legal, muito aqui está conectado com a forma como a conversa com o representante da lei irá se desenvolver, se terá ou não perguntas adicionais. Para o resto, é possível operar o trator de pé-atrás sem qualquer consequência, tanto em seu local como em estradas públicas. A principal coisa - não se esqueça de polidez e respeito mútuo nas estradas.