Mini-trator caseiro para uso doméstico
O trator é um equipamento agrícola indispensável para o plantio direto, o plantio de sementes e a colheita. Especialmente esta técnica está em demanda na aldeia, entre os proprietários de grandes lotes pessoais. O custo dos mini-tratores no desempenho da fábrica é bastante alto. Mesmo novos equipamentos fabricados na China às vezes não são acessíveis para todos. Portanto, mais e mais artesãos domésticos estão tentando fazer um mini-trator por conta própria, usando os materiais disponíveis.
Conteúdo
- 1 Escolha de motor para trator caseiro
- 2 O que fazer quadro
- 3 O que fazer chassis
- 4 Hidráulica de instalação de vantagens
- 5 O que é o PTO?
- 6 Fazendo uma ligação de três pontos
- 7 Seleção e instalação de freios e embreagem
- 8 Instalação de direção
- 9 Como fazer um táxi para um minitrator
- 10 As nuances da fabricação de trator de esteira
Escolha de motor para trator caseiro
Se você decidir montar um mini trator com suas próprias mãos, então primeiro de tudo você precisa escolher uma unidade de energia para isso. Como este último costumava Mecanismo ZID. Esta é uma unidade de quatro tempos com um volume de 0,52 litros. e com uma capacidade de 4,5 l / s, o que é bastante adequado para o processamento de 2-3 hectares de terra. O motor é de fácil manutenção, por isso muitas vezes é instalado em vários equipamentos caseiros, além disso, é fácil de comprar na Internet.
Outra opção para caseiro é motor UD-25. Esta é uma unidade de dois cilindros com uma capacidade de cerca de 12 l / se um volume de 0,42 l. Embora este tipo de motor tenha sido descontinuado há um grande número de ofertas para a venda desta unidade na Internet. Você pode comprá-lo por cerca de 5.000 - 8.000 rublos.
Muitas vezes, na fabricação de tratores de fabricação própria, o mago usava motores de carros. Por exemplo, você pode encontrar mini-tratores com o motor do Oka.
Este motor tem uma capacidade de 29,3 l / se um volume de 0,649 litros. Na verdade, este é um motor VAZ (VAZ 21083), apenas em uma versão leve, pois tem 2 vezes menos peso. Uma característica distintiva do motor da Oka é a baixa quilometragem e alta eficiência.
Uma opção mais cara é motor do "Lada". Os motores da linha de carros VAZ têm uma potência de 59 l / s (VAZ 2101) e superiores. Um trator com motor VAZ é uma unidade poderosa o suficiente para lidar com praticamente qualquer trabalho agrícola.
É mais fácil para os proprietários de motoblocos fabricarem um mini-trator para uso doméstico, já que esta unidade já possui todas as unidades de controle necessárias. Resta apenas fazer um quadro adequado e o trator está pronto.
O que fazer quadro
Montar um minitrator sempre começa com a fabricação do quadro. O quadro do minitractor serve de base sobre a qual todos os componentes e partes desta unidade são fixos. O quadro deve ser forte o suficiente e ao mesmo tempo não muito pesado. Geralmente é feito de ângulo de metal, tubo perfilado ou canal. As peças são unidas por soldagem. O quadro pode ser integral ou consistir em duas partes.
Quadro sólido Faça o mais fácil. É suficiente para cozinhar um retângulo de um canal ou um canto. As dimensões do quadro são calculadas com base nas dimensões do motor, caixa de velocidades e outros nós.
Também entre os proprietários de parcelas pessoais são muito populares mini-trator 4x4.Este minitractor de tracção integral com quadro de quebra. A palavra "tração nas quatro rodas" significa que o eixo é acionado por ambos os eixos, dianteiro e traseiro. Um exemplo de tal quadro, feito do canal número 10, é mostrado na foto a seguir.
Nó da fratura do quadro na maioria das vezes feita a partir do eixo de transmissão de um carro, por exemplo, do GAZ-52.
A principal vantagem de um trator com estrutura de quebra é um pequeno raio de giro da unidade. Devido à sua alta capacidade de manobra, o trator de fraturamento é usado com sucesso em pequenas áreas onde a virada de um mini-trator com uma estrutura sólida será difícil.
Abaixo mostra os desenhos do quadro conectados por uma dobradiça.
O que fazer chassis
Para montar um minitrator, é necessário preparar o seu mecanismo de funcionamento. Inclui rodas, eixos dianteiros e traseiros, elementos de transmissão.
Ao escolher rodas para um minitrator deve considerar o propósito de usar o último. Se a unidade estiver sendo construída para transportar e transportar cargas, um diâmetro de disco de 16 polegadas será suficiente. Ao usar o trator no campo, é melhor usar rodas mais volumosas com discos de 18 a 24 polegadas de diâmetro.
Se o eixo de tração do eixo traseiro do seu trator estiver feixe frontal é feito bastante simples.
- É necessário preparar duas articulações de direção do carro VAZ Classic.
- Do tubo de perfil (quadrado 40x40 mm) o comprimento requerido da peça é cortado. A largura do medidor dependerá do comprimento desse feixe.
- Além disso, os racks são soldados a este tubo a partir dos cantos de 35x35 mm. As juntas de direção estarão presas a elas. O bipé não precisa ser desconectado - é útil ao instalar o mecanismo de direção.
- Os suportes são soldados nos cantos em que os rolamentos de esferas são instalados.
- O feixe frontal do minitrator também possui um mecanismo de oscilação no centro. Neste caso, ele, junto com a cruzeta, foi removido do carro da UAZ.
Para fazer um eixo dianteiro caseiro, bem como sua contraparte traseira para unidade de tracção integral, você precisará levar 2 unidades de chassi idênticas, por exemplo, de um carro VAZ ou Moskvich, e encurtá-las. Como encurtar a ponte do carro VAZ, você pode aprender com isso vídeo.
É importante! As pontes devem ter o mesmo equipamento, com a mesma relação de transmissão. Caso contrário, as rodas dianteiras e traseiras girarão em velocidades diferentes quando o trator estiver em movimento.
Como as pontes já possuem um mecanismo embutido para transmitir o movimento de rotação ao eixo das rodas, não será necessário fabricar uma caixa de engrenagens caseira.
Hidráulica de instalação de vantagens
A hidráulica do mini-trator é instalada para garantir o funcionamento de alguns de seus mecanismos e facilitar o gerenciamento desta unidade. A unidade com sistema hidráulico instalado tem suas vantagens.
- A máquina se torna fácil de dirigir. A roda pode ser torcida, quase sem exercer esforço, com uma mão.
- A hidráulica possibilita o uso de vários acessórios.
- O uso da hidráulica permite que você atualize o sistema de freios. Graças aos cilindros hidráulicos montados na unidade, a unidade é travada instantaneamente.
Você pode fazer hidráulica em um minitrator se comprar previamente um sistema pronto em uma loja ou usar peças de equipamentos agrícolas antigos.
É importante! Ao instalar a hidráulica em um minitrator, deve-se ter em mente que parte da potência do motor irá para o serviço deste nó. Portanto, para tratores com motores de baixa potência, a instalação hidráulica não fará nenhum bem.
O que é o PTO?
O eixo de tomada de força (PTO) é projetado para colocar em movimento várias máquinas agrícolas conectadas a um mini-trator, por exemplo, vários cortadores para lavoura, cortadores de batata, cortadores de neve, etc.
PTO pode ser como dependente e independente. No primeiro caso, o eixo é acionado a partir da transmissão, transmitindo movimento rotacional para as rodas. Assim que as rodas pararem, a TDF deixa de rodar. O PTO independente recebe a rotação do virabrequim do motor. Portanto, quanto maior a velocidade do motor, mais rápido o eixo gira.
Além disso, existem tratores com Tipo síncrono PTO. A velocidade de rotação do eixo sincronizado depende diretamente da relação de transmissão da transmissão de um trator em movimento. Sincronização de movimento e rotação é necessária quando a unidade está em operação com equipamentos de semeadura.
Fazendo uma ligação de três pontos
Um engate é usado para conexões com o trator de equipamento adicionalPor exemplo, um arado.
O engate deve ser móvel tanto no plano horizontal como na vertical. No primeiro caso, a mobilidade ajuda a reduzir o alcance do bocal ao taxiar.O movimento da suspensão vertical é necessário para baixar o equipamento para a condição de trabalho ou para elevá-lo para a posição de transporte.
Um engate em um minitrator é feito de várias partes, retiradas de máquinas agrícolas antigas. Uma descrição de como fazer uma dobradiça de três pontos em casa é bastante difícil. Portanto, seria melhor usar o seguinte vídeo, que mostra as dimensões de todos os acessórios de peças.
Seleção e instalação de freios e embreagem
Os freios devem ser instalados no rodado traseiro. Mais fácil de tomar blocos prontos do carro UAZ. Pastilhas de freio devem ser instaladas nos discos das rodas, e os controles devem ser colocados no pedal ou na alavanca instalada dentro da cabine.
Para instalar a embreagem em um mini trator caseiro, você também pode usar a opção pronta de qualquer carro. Por exemplo, você pode usar Aperto de cinto de Moskvich ou UAZ.
A unidade de embreagem é anexada à caixa de câmbio, também tirada de qualquer carro. Como instalar a embreagem, você pode ver isso vídeo.
Instalação de direção
É muito difícil fabricar o mecanismo de direção de forma independente e, em princípio, não faz sentido, já que todos os detalhes podem ser tirados de qualquer carro.
A seguir, um diagrama que mostra como um sistema de direção padrão é instalado, instalado na maioria dos veículos automotores.
Ao instalar o mecanismo de direção, o eixo da direção com engrenagem é conectado ao bipé que está localizado na junta da direção montada na viga frontal (a fabricação do feixe foi discutida acima).
Como fazer um táxi para um minitrator
Se no período de verão é possível trabalhar em um minitractor sem cabine, então com o início do período de outono-inverno o uso da unidade torna-se bastante desconfortável ou impossível. Portanto, os artesãos estão tentando coletar o trator com os táxis para usar essa técnica durante todo o ano.
Cabine para equipamento caseiro feita chapa de aço de acordo com um desenho previamente preparado. Como base para cálculos, você pode pegar a cabine do trator MTZ. A foto a seguir mostra um desenho, com base no qual você pode fazer a cabine sozinho.
A cabine é feita da seguinte maneira.
- Primeiro de tudo, você precisa montar um quadro de barras de madeira de acordo com as dimensões do desenho.
- Além disso, de acordo com as dimensões das partes da armação de madeira, um tubo de perfil de metal é cortado. Todas as peças são unidas por soldagem.
- A construção soldada é colocada no chão com um telhado e os suportes de vidro são soldados dentro da cabine.
- O telhado é feito de chapa de aço de 1 mm. O fragmento pode ser cortado pelo triturador e soldado ao topo da cabine.
- O piso e as laterais da cabine são feitos de chapa de aço com espessura de 2 mm.
- A moldura da porta também é soldada a partir do tubo do perfil. Para o fechamento automático das portas no quadro, você pode instalar elevadores de gás.
- Após a instalação, a cabine de vidro pode ser coberta com espuma de borracha e coberta com couro sintético.
- A cabine é instalada no chassi, no local preparado com antecedência.
Em geral, para entender melhor como um mini-trator é feito à mão, você pode assisti-lo vídeo, uma espécie de manual para iniciantes.
As nuances da fabricação de trator de esteira
Minitractores de rastreio autoprocessados é uma técnica cuja principal característica é alta manobrabilidade e boa manobrabilidade. Além disso, o trator nos trilhos cria uma pressão mínima sobre o solo, o que não pode ser dito de sua contraparte com rodas.
Para criar um minitrator de rastreador, você precisará dos seguintes elementos estruturais.
- Rama É feito de um tubo ou canal de perfil.
- Engine Para o trator compacto de esteira é melhor usar um motor a diesel.
- Eixo motor Como na fabricação de um trator de rodas, para uma lagarta, você também pode usar uma ponte pronta de um carro antigo, que deve ser encurtada.
- Caixa de engrenagens A opção ideal seria uma caixa do GAZ-53.
- Acoplamento. Coloque a unidade de embreagem do GAZ-52.
- Lagartas Eles são feitos de pneus de rodas de equipamentos de grande porte, por exemplo, de um trator.
Para o fabrico de faixas Você precisa tirar 2 pneus do trator e cortar as partes laterais.Em seguida, esses pneus são colocados nas rodas montadas na estrutura, conforme mostrado na foto a seguir.
Para que o trator possa virarno eixo traseiro, você precisa instalar o diferencial, que desconectará a roda direita ou esquerda da unidade. Além disso, cada roda deve estar equipada com um freio controlado separadamente. Quando você pressiona o pedal do freio e troca o diferencial, uma roda do eixo para e o oposto continua a girar. Devido a isso, o trator vira na direção certa.