Características do uso de bombas de vórtice
As bombas são usadas para uma variedade de tarefas: na esfera doméstica para organizar a irrigação ou abastecimento de água no local, na indústria para bombear água de poços, para bombear substâncias gasosas e voláteis, em instalações como bombas em pequenas caldeiras. Todos os equipamentos de bombeamento podem ser divididos em vários tipos, que diferem no dispositivo, finalidade e características. Abaixo, vamos considerar as características das bombas de vórtice, que são bastante difundidas.
Conteúdo
Onde é usada bomba de vórtice
A bomba de vórtice realiza principalmente a tarefa de bombear água, mas também pode ser usada para transportar substâncias gasosas.Existem várias subespécies de dispositivos, mas todas terão o mesmo elemento que um impulsor com lâminas especiais. A principal diferença entre as bombas de vórtice é a capacidade de trabalhar com uma pequena quantidade de água, enquanto elas são capazes de fornecer uma pressão suficientemente forte.
Por conseguinte, o principal âmbito de aplicação são os locais onde é necessário garantir uma grande pressão de água com volumes insignificantes. A bomba de água do tipo vortex é usada para fins domésticos ou industriais. Eles são usados em sistemas de abastecimento automático de água para irrigação, são adequados para o fornecimento de líquidos de um tipo ou outro e podem atuar como um compressor para aumentar a pressão no sistema de abastecimento de água. Em particular, a finalidade de tal bomba é a seguinte:
- abastecimento de água de casas de campo com a ajuda de uma estação automatizada de bombeamento;
- bombeamento de gasolina e querosene em postos de gasolina;
- fornecimento de energia de instalações de caldeiras de baixa potência, etc.
Muitas vezes, bombas desse tipo são usadas na indústria química para bombear substâncias quimicamente agressivas. Devido à simplicidade de construção, as ligas quimicamente resistentes são usadas como materiais para a fabricação de bombas de vórtice.Difícil de figurar elenco.
Dispositivo e princípio de funcionamento
Como mencionado acima, o principal item de trabalho deste tipo de dispositivo é roda (rotor) com pásque atuam como lâminas. As lâminas em direção ao eixo da roda são radialmente ou obliquamente. Por si só, o rotor é um disco de aço, ao longo de sua circunferência externa existem cavidades esculpidas que formam as lâminas.
A roda com lâminas gira dentro do corpo cilíndrico e a distância entre a extremidade da lâmina e a parede é mínima. O princípio de operação da bomba de vórtice é que a água é sugada para dentro da entrada e torcida no vórtice devido ao impulsor. Com baixo consumo de energia, a taxa de fluxo aumenta significativamente, e o líquido com grande pressão é ejetado da tomada.
Vale a pena notar que as conexões de entrada e saída estão localizadas na parte superior da bomba. Este projeto fornece auto-absorção de líquido no início da operação do equipamento.
Existe uma bomba especial na bomba de vórtice. canal de drenagemque conecta a tomada com a entrada, enquanto entre eles são separados por uma partição especial.Cobre pelo menos duas lâminas e a distância entre este e a roda não é superior a 0,2 mm. Assim, o movimento da água bombeada e do impulsor cria força centrífuga, o que aumenta a pressão. Devido a este projeto, foi possível alcançar não apenas um aumento na pressão na saída, mas também para garantir a possibilidade de bombear substâncias gás-líquido.
Devido às características do projeto com o mesmo tamanho de impulsor e frequência igual das rotações, a operação da bomba de vórtice é aproximadamente 7 vezes mais eficiente que a bomba centrífuga.
Vantagens e desvantagens das bombas de vórtice
Bombas de vórtice têm seus prós e contras. As vantagens incluem uma grande pressão na saída, a função de auto-sucção de água, a capacidade de bombear não apenas substâncias líquidas, mas também voláteis, bem como estruturas com gás. Com a ajuda de tais dispositivos, é possível realizar não apenas o bombeamento, mas também o transporte de água através de tubulações. Bombas submersíveis com sistema de vórtice podem ser usadas a uma profundidade de até 20 metros.
A principal desvantagem é baixa eficiência. É cerca de 45%, se for necessário garantir alta capacidade de produção, é melhor escolher uma bomba centrífuga, uma vez que será mais rentável economicamente.Em grandes empresas, os modelos em questão são utilizados apenas pela impossibilidade de usar os centrífugos. Outra desvantagem séria - a bomba de vórtice não pode bombear água, que é intercalada com partículas sólidas. Também esses dispositivos não é adequado para substâncias viscosas.
Classificação
Os dispositivos de vórtice podem diferir de várias maneiras. Atualmente, existem os seguintes tipos de bombas de vórtice:
- aberto e fechado - vortex;
- submersível e superfície;
- combinado.
Cada um deles tem um propósito e estrutura diferentes.
Vortex aberto e vortex fechado
Uma bomba de vórtice aberto difere de uma bomba de vórtice fechado na medida em que possui pás mais longas, o impulsor é menor em diâmetro do que o canal de saída e o próprio canal anular é conectado apenas à porta de descarga. Nos modelos fechados, as lâminas são mais curtas e localizadas em diferentes ângulos, o diâmetro da roda coincide com o diâmetro da câmara interna e o canal conecta a entrada e a saída.
A diferença no seguinte. A água entra pela entrada e entra na câmara de trabalho, onde, na forma de um vórtice, é enviada para o canal de conexão e através dela sai pelo tubo de saída sob pressão.Para dispositivos fechados, devido ao mesmo diâmetro da câmara de trabalho e da roda, a água flui imediatamente para o canal de conexão, um vórtice é formado lá e a pressão aumenta.
Modelos submersíveis e de superfície
A diferença entre estes modelos é clara a partir do nome: os submersíveis estão localizados diretamente no meio bombeado, os de superfície estão localizados próximos a ele. A primeira opção é mais usada simplesmente para bombear líquidos ou substâncias não muito viscosas, a segunda é usada para circulação de água, por exemplo, em sistemas de irrigação ou para abastecimento de água em casa.
Opções combinadas
Modelos de vórtice livre permitem que você trabalhe com substâncias altamente contaminadas. Eles são usados como bombas fecais ou de drenagem, usadas em estações de tratamento de esgoto e na indústria de mineração para bombeamento de água de poços durante a perfuração.
Bombas de vórtice centrífugo têm maior eficiência em comparação com os modelos clássicos de vórtice, eles são capazes de trabalhar com líquidos com uma temperatura de aquecimento não superior a 105 graus. A diferença reside no fato de que tanto uma roda centrífuga quanto uma roda de vórtice são instaladas ao mesmo tempo.
Bombas de vácuo do tipo Vortex - isso é um tipo de soprador.Com a ajuda deles, você pode garantir a distribuição de ar quente ou frio, bem como obter um pequeno vácuo. Frequentemente usado para secagem de recipientes de vidro e arejamento de reservatórios.
Qual bomba é melhor - vortex ou centrífuga?
Para responder a pergunta, qual é o melhor, um vortex ou uma bomba centrífuga, você deve examinar cuidadosamente características das bombas de vórtice:
- tamanho pequeno e preço mais baixo em comparação com centrífuga;
- capacidade de criar alta pressão;
- trabalhar com substâncias puras;
- nível de ruído bastante alto.
Atualmente, as bombas de vórtice fornecem desempenho de 8 a 60 metros cúbicos por hora, e a pressão varia de 25 a 250 metros.
Com base nas características dos modelos de vórtices, podemos concluir que eles são mais adequados na indústria, já que são capazes de bombear não apenas líquidos. Devido ao alto nível de ruído, eles não são adequados para trabalhar em instalações residenciais ou localizados nas proximidades da casa. Devido ao preço e tamanho compacto, é aconselhável usá-los em pequenas estações de bombeamento, pois eles podem trabalhar com um pequeno fluxo, mas com uma grande pressão.Eles são adequados para fazendas como um sistema de abastecimento de água para irrigação. Tais bombas são adequadas para estações de caldeiras auxiliares, bem como um compressor para a circulação de água. Outra vantagem é a simplicidade de design e reparo.