Causas de mau funcionamento da estação de bombeamento e sua própria remoção
A estação de bombeamento é o coração do sistema de abastecimento de água da casa de verão ou casa particular. Este dispositivo simples, mas funcional, capaz de fornecer boa pressão pode ser comprado no varejo, escolhendo o modelo que é ideal em suas características. As estações de bombeamento, quando instaladas corretamente, são confiáveis, estáveis e não exigem manutenção periódica. No entanto, as falhas no seu trabalho inevitavelmente ocorrem ao longo do tempo. Conhecer o mau funcionamento da estação de bombeamento e como eliminá-los é necessário para cada proprietário de tal equipamento. Em alguns casos, é bem possível realizar reparos por conta própria.
Conteúdo
- 1 O que é uma estação de bombeamento?
- 2 Automação e equipamentos de segurança
- 3 Mau funcionamento e métodos de eliminação
- 4 O que fazer se a estação de bombeamento congelar
- 5 Dicas para uma operação sem problemas
O que é uma estação de bombeamento?
Uma estação de bombeamento é um complexo de uma bomba, um compensador de hidroacumulador e automação de controle. Esse sistema é capaz de:
- fornecer água para a rede em casa e manter o nível de pressão necessário;
- prover ajuste da pressão para fornecer água para o segundo andar ou para atingir o nível máximo de consumo;
- proteger o sistema de tubulação do golpe de aríete que poderia levar à destruição de partes do sistema de abastecimento de água;
- armazene uma certa quantidade de líquido dentro do acumulador, o que é útil quando a fonte de alimentação é desligada ou quando a fonte de água está esgotada.
A solução específica de engenharia da estação de bombeamento pode ser diferente. Por exemplo, para poços profundos, aplique bomba submersa. Ao tomar água de um poço raso é usado ventilador de superfície. O volume do hidroacumulador pode ser diferente, dependendo dos parâmetros de consumo calculados para uma casa particular.
Automação e equipamentos de segurança
Para entender rapidamente como diagnosticar e solucionar problemas, você precisa saber sobre os meios de controle da estação de bombeamento e como ela funciona.
- As razões para a falha da bomba são sujeira e suspensões mecânicas. Portanto, o tubo de alimentação deve ser instalado filtro grosso.
- Para evitar problemas quando a estação não bombeia água - é necessário montá-la no tubo de alimentação válvula de contra-recuo. Não permitirá que a água retorne ao poço e evite a entrada de ar no circuito.
- Manômetro - o principal dispositivo para monitorar a operação da estação e o estado da rede de abastecimento de água. Instalado no tubo de saída, mostra pressão e permite uma avaliação instantânea.
- Configurações de pressão são feitas relés correspondentes. Está incluído na lista de unidades de hidroacumulação e é responsável por ligar e desligar o motor do supercharger.
Tudo funciona de maneira simples. Na partida inicial, a bomba bombeia água para o acumulador hidráulico.Dentro dela há uma membrana, uma pêra de borracha. Sendo preenchido com água e expandindo, comprime o ar no tanque. O sensor monitora a pressão crescente. Quando o nível definido é atingido, o relé desliga a bomba. O manômetro mostra a pressão que é alcançada no abastecimento de água. Quando uma torneira é aberta dentro da casa, a água entra na rede, captando a pêra do acumulador. Quando a pressão cai abaixo do limite definido, o relé ativa a bomba e o ciclo se repete.
Mau funcionamento e métodos de eliminação
Infelizmente, com o tempo, a estação de bombeamento pode começar a funcionar em modo anormal. É impossível evitar isso, pois não há materiais eternos; processos de oxidação e vazamentoAlém disso, a sujeira acumula nos nós da planta durante a operação. Se o sistema de encanamento começou a funcionar mal, você deve verificar lentamente a condição da unidade de bombeamento e eliminar as falhas que podem ser manipuladas por você mesmo.
Bomba não liga
Pode haver várias razões para a bomba não responder ao início de comandos e não iniciar.
- Verificado condição de alimentação. A integridade do cabo de alimentação é avaliada (não deve haver fricção de isolamento, fraturas).
- Sendo testado tensão de linha. Com uma bomba baixa não funciona.
- Verificado qualidade de conexão de grupos de contato (soquetes, operabilidade de automatismos de proteção).
Se as verificações mostraram que tudo está em ordem e a limpeza dos contatos não trouxe resultados, o problema pode ser operação do sensor de pressão: não funciona. A unidade de controle do hidroacumulador é parcialmente desmontada, verifica o estado do relé (contatos, molas), se necessário, as peças são limpas de corrosão e sujeira.
Se a bomba não iniciar após as medidas tomadas, o problema pode estar na combustão dos enrolamentos. Tais reparos em casa não terão sucesso.
O motor vibra, mas a bomba não liga.
Com uma estação ociosa de longo prazo, seu proprietário pode enfrentar uma situação em que, quando ligada, a bomba zumbe, mas não bombeia. A razão para furar o impulsor da turbina, aderindo ao corpo. Esse problema é resolvido da seguinte maneira.
- A estação está desconectada da rede elétrica, é necessário bloquear os bicos de entrada e saída.
- Com a ajuda da drenagem, é necessário drenar a água do sistema de alimentação.
- Desmontagem parcial da estação de bombeamento.
- O rotor é girado manualmente ou removido.
- Recomenda-se remover o impulsor da estação de bombeamento para limpar completamente as superfícies internas da caixa e a própria peça.
Estação de bombeamento espasmódico, não mantém a pressão
Com a freqüência de ligar e desligar a bomba (jerky), e também quando a estação não mantém a pressão, vale a pena procurar a fonte do problema no nó acumulador e encanamento. Pode haver vários motivos:
- falha de vedação;
- baixa pressão de ar no corpo do acumulador;
- água saindo do sistema através de uma válvula de retenção;
- vazamento quando o elemento de borracha está danificado.
O último problema listado é o mais fácil de diagnosticar. Se o afrouxamento do controle de pressão da saída do carretel ou bico de náilon no hidroacumulador for água, não ar - então você precisa trocar a pêra. Com operações de longo prazo, a borracha (inclusive devido à composição química da água e às impurezas) perde sua flexibilidade e pode rachar.
Como exatamente é a substituição da pêra, é necessário aprender com a documentação de um determinado modelo do acumulador. Fabricantes separados podem usar diferentes sistemas de vedação, fornecer um esquema único para a instalação de elementos e design de membrana.
Controle de parâmetros do hidroacumulador
Se tudo estiver em ordem com a pêra, e quando a saída de controle abrir, o ar sair, você precisará verificar a precisão dos parâmetros do hidroacumulador. Contrapressão no corpo do tanque verificado por manômetro. É anexado ao tanque hidráulico da saída do carretel ou do bico. No caso em que não há pressão a 1,5 - 1,8 atm, deve ser ajustado. Normalmente, o valor indicado pelo medidor é menor. O ar deve ser bombeado usando um compressor ou bomba de bicicleta diretamente através de uma saída de controle.
Válvula de retenção com defeito
Outra razão para a queda de pressão e a operação de jerky da estação é uma violação das funções de uma válvula de retenção instalada no tubo de alimentação. Este nó necessário para ser limpo, verifique seu desempenho. Se for impossível reparar, é necessário fazer uma substituição, após o que é necessário repetir todos os trabalhos de comissionamento para a estação.
Vazamentos e vazamentos
A última razão para o trabalho idiota é vazamento e vazamento. Para garantir que não haja vazamentos de água, verifique todas as conexões da entrada e dos canos de esgoto. Se nenhuma falha for detectada, o problema está no acumulador e no vazamento de ar. Verificar o aperto do estojo é realizado da seguinte forma:
- solução de sabão se divorcia;
- uma emulsão de sabão é aplicada aos pontos problemáticos da estrutura (linhas de soldagem dos elementos de instalação, a locais com abrasão, sinais de corrosão);
- Pontos de vazamento são determinados.
A bomba não gera pressão ou não se desliga automaticamente.
Os problemas de incompatibilidade de pressão com parâmetros especificados e a ausência de desligamento estão sempre conectados com a operação do relé de controle do tanque hidráulico. Os sais são depositados nos elementos deste site, seus grupos de contato podem oxidar com o tempo.
Se a bomba não acumular pressão, ela é desligada automaticamente o relé pode ser reajustadosem ter as habilidades de analisar e limpar contatos. Isso é feito indo até a posição do regulador e monitorando as leituras de pressão de acordo com o manômetro instalado na saída da estação. No caso em que o supercharger não é desligado por um longo período, é recomendável substituir relé. Se isso não puder ser feito, a estação deve ser desconectada da rede, parcialmente desmontada a unidade de controle e limpar completamente todos os elementos da estrutura do sensor. Recomenda-se prestar atenção especial a vestígios de corrosão. Você pode se livrar deles com a ajuda de ferramentas especiais.
É importante! Operar uma estação que não se desligue automaticamente é altamente indesejável. Isso pode levar a uma falha muito rápida de seus elementos funcionais ou à rápida quebra do motor da bomba, peças da turbina.
A razão pela qual a pressão cai, ou a bomba é freqüentemente ligada em sistemas com água subindo da profundidade com um soprador de superfície, pode ser problemas com o ejetor. Este nó tem um difusor de plástico, que é extremamente afetado negativamente por impurezas na água. Quando ele quebra, o ejetor não bombeia água, e a bomba não consegue lidar com a tarefa sozinha. Para verificar o status do difusor e outros elementos de todo o site devem ser desmontados. O reparo é reduzido para a substituição de peças quebradas ou para limpeza e remontagem completas.
A estação não bombeia água
A razão pela qual a estação parou de bombear água pode ser sua ausência banal no tubo de abastecimento. Primeiro cheque é a mangueira de entrada imersa em uma fonte de fluido. Avalie também o estado do filtro no final.
Se tudo estiver em ordem, verifique verificar status da válvula. Devido à sujeira acumulada, este nó pode não abrir e bloquear o acesso à água para o sistema da estação. A reparação mínima da válvula de retenção consiste na sua desmontagem e limpeza completa. Se elementos individuais da estrutura forem deformados ou danificados, a unidade deve ser totalmente substituída.
O colapso mais difícil e problemático - desenvolvimento de bombas. O desgaste do rotor e da carcaça durante a operação sob a ação abrasiva de impurezas mecânicas na água. Nesse caso, a pressão máxima de suprimento cai e, com alguns indicadores críticos de desgaste, a bomba pára de bombear água.
Inspecione o impulsor, meça a folga entre ele e o corpo, avalie o grau de desgaste somente após desmontar a bomba. Se, durante tal inspeção, for encontrado um excesso de parâmetros permitidos (dados no passaporte do dispositivo), as peças danificadas do mecanismo devem ser substituídas.
Nos casos mais difíceis terá mudar de corpoque sob certos projetos da bomba pode ser um grande problema, exigindo habilidades de eliminação, conhecimento, dinheiro.
Ar na estação de bombeamento
Outro motivo que a estação de bombeamento não fornece água ou não liga quando o sensor impede o ralenti - a presença de ar na linha de abastecimento. Para eliminar esse problema, é necessário fornecer um bocal para forçar o sistema a ser preenchido no estágio de instalação do equipamento. Enquanto a entrada não estiver cheia de água - a estação não funcionará. Em alguns casos, você pode usar uma técnica simples: puxe a mangueira de suprimento, levante a extremidade acima do ponto de instalação da bomba e despeje a água nela manualmente.
O que fazer se a estação de bombeamento congelar
Como conclusão, vale a pena abordar a questão da ressuscitação de uma estação de bombeamento. Apesar das instruções claras para operar o equipamento apenas em uma sala quente, situações em que a estação de bombeamento é congelada acontecem. A água pode se transformar em gelo:
- dentro do tubo submarino para a casa, na fronteira do congelamento do solo;
- nos tubos de abastecimento que saem do poço ou poço;
- na parte da tubulação imediatamente adjacente à bomba:
- nos casos mais difíceis - dentro da mecânica da bomba.
Se durante a inspeção do estado dos tubos e da estação de bombeamento houver trincas de metal, plástico, elementos estruturais, o reparo é reduzido para desmontar o equipamento, parte da rede de abastecimento de água e substituir peças e tubos danificados.No entanto, o líquido durante o congelamento não quebra imediatamente o metal e há chances diferentes de zero de salvar o equipamento.
É importante! Antes de descongelar, a estação deve ser desconectada da rede de abastecimento de água, se possível, abra as válvulas de parada ou desparafuse os flanges da área problemática, criando um ponto de fuga para a água em expansão.
A ordem de ação dos tubos depende do tipo, dos meios e ferramentas disponíveis. Carrinhos podem descongelar com água a fervertubos de aço aquecer com um maçarico. O processo de aumento de temperatura deve ser gradual, de modo a não causar danos por uma mudança repentina.
O mais eficaz, mas longo caminho para descongelar a mecânica da bomba - instalação de lâmpadas incandescentes. O objeto de aquecimento deve ser colocado em qualquer espaço limitado, por exemplo, cercado por uma caixa virada de cabeça para baixo, cujas paredes estejam a 200 ou mais milímetros de distância da fonte de calor. Depois disso, a lâmpada acende, sua potência deve ser de pelo menos 100 watts.
Tubos podem ser aquecidos cabo de aquecimentoNão é difícil obtê-lo em qualquer loja que venda sistemas de aquecimento elétrico. Envolvendo a área congelada e aplicando 220V ao cabo, você pode descongelar o sistema com rapidez e segurança. Bons resultados da aplicação deste método são observados quando se trabalha com mecânica de bombas.
Dicas para uma operação sem problemas
Estação de bombeamento para operação confiável requer instalação adequada. Para garantir uma operação longa e sem problemas, você precisa:
- instale a bomba em uma plataforma plana e rígida ou suporte que não permita a vibração;
- operar a estação apenas a uma temperatura positiva;
- não permitir superaquecimento na área da bomba (temperatura acima de 40 graus), para o qual é racional fornecer um sistema para sopro ou ventilação;
- use somente o diâmetro recomendado na documentação para o fornecimento e remoção de água para que a bomba possa mostrar suas características declaradas;
- evitar dobra de tubos;
- para fornecer um sistema de drenagem para drenagem de emergência, bem como bocais para encher a água no circuito de abastecimento.
Se a água for retirada de um poço raso com uma bomba de superfície, deve-se ter cuidado para garantir que o impulsor da turbina esteja sempre na água. Para este fim, a extremidade da mangueira ou tubo é imersa em água, garantindo que tanto do seu comprimento esteja no líquido. A melhor maneira de garantir a segurança será equipando a linha de admissão com um flutuador. Sua tarefa é levantar e abaixar a ponta da mangueira, mantendo-a constantemente imersa em água.
A lista de manutenção periódica do sistema inclui controle de pressão. O ar na estação de bombeamento é verificado através de uma saída de carretel ou niple no corpo do acumulador. Tendo anexado a ele o manômetro, é fácil ver indicadores. Pressão nominal - de 1,5 a 1,8 atm. Com sua deficiência, o ar é bombeado por uma abertura com compressor ou bomba de bicicleta.