Como remover os principais defeitos da bomba submersa

Bombas submersas têm que trabalhar em condições difíceis. Eles estão constantemente expostos a água, vibração, baixa temperatura, partículas abrasivas, etc. Mas, apesar do fato de que as unidades são feitas de peças com uma grande margem de segurança, nelas, ao longo do tempo, há várias falhas. Para consertar as bombas de água com suas próprias mãos, você precisa se familiarizar com os principais sintomas que indicam essas ou outras falhas de equipamento.

Principais avarias de bombas submersas

Se uma bomba submersível falhar, nem sempre é necessário removê-la do poço para inspeção. Esta recomendação aplica-se apenas às estações de bombagem em que pressostato instalado. É por causa disso que o dispositivo pode não ligar, não desligar, ou criar pressão ruim de água. Portanto, primeiro é verificado se o sensor de pressão funciona e, depois disso, se necessário, a bomba é removida do poço.

É importante! No caso de bombas submersíveis que operam sem acumuladores, elas devem sempre ser removidas da mina quando qualquer sinal de quebra aparecer.

Falhas na bomba de água serão mais fáceis de diagnosticar se você se familiarizar com as avarias mais comuns desta unidade.

 Bomba submersa

Bomba não funciona

As razões para a bomba não funcionar podem ser as seguintes.

  1. Proteção elétrica tropeçada. Neste caso, desligue a máquina da rede e ligue a máquina novamente.Se ele for eliminado novamente, o problema deve ser procurado não no equipamento de bombeamento. Mas com a ligação automática da máquina, a bomba não está mais incluída na rede, você deve primeiro encontrar a razão pela qual a proteção funcionou.
  2. Fusíveis queimados. Se, após a substituição, eles falharem novamente, você precisará procurar a causa no cabo de alimentação da unidade ou no local onde ela está conectada à rede elétrica.
  3. Danos no cabo ocorreu.debaixo d'água. Remova o dispositivo e verifique o cabo.
  4. A proteção da bomba contra a partida “seca” foi acionada.". Antes de ligar a máquina, certifique-se de que ela esteja imersa no líquido até a profundidade necessária.

Além disso, a razão pela qual o dispositivo não liga pode ser devido à operação incorreta do pressostato instalado na estação de bombeamento. É necessário ajustar a pressão inicial do motor da bomba.

A bomba funciona, mas não bombeia

Pode haver várias razões para o dispositivo não bombear água.

  1. Válvula de fechamento fechada. Desligue a máquina e abra lentamente a torneira. No futuro, você não deve iniciar o equipamento de bombeamento com a válvula fechada, senão falhará.
  2. O nível de água no poço caiu abaixo da bomba. É necessário calcular o nível de água dinâmico e mergulhar o dispositivo na profundidade necessária.
  3. Válvula de retenção. Neste caso, você precisa desmontar a válvula e limpá-la, se necessário, substituí-la por uma nova.
  4. Filtro de entrada entupido. Para limpar o filtro, a máquina hidráulica é removida e a tela do filtro está sendo limpa e enxaguada.

Desempenho lento da máquina

Dica! Se o desempenho do equipamento de bombeamento cair, verifique primeiro a tensão da rede elétrica. É por causa de seu baixo valor que o motor do agregado não pode obter a potência necessária.

Além disso, uma diminuição no desempenho causa:

  • entupimento parcial de válvulas e válvulas instaladas no sistema de abastecimento de água;
  • aparelho riser parcialmente entupido;
  • despressurização de oleoduto;
  • ajuste inadequado do pressostato (aplica-se a estações de bombeamento).

Frequente ligado e desligado do dispositivo

Esse problema ocorre se a bomba submersa trabalha em conjunto com o hidroacumulador. Neste caso, partidas e paradas frequentes da unidade podem ser provocadas pelos seguintes fatores:

  • no tanque hidráulico houve uma diminuição da pressão abaixo do mínimo (por padrão, deve ser de 1,5 bar);
  • romper borracha pera ou diafragma no tanque;
  • o pressostato não está funcionando corretamente.

 Bomba com hidroacumulador

A água é pulsada

Se você perceber que a água da torneira não está fluindo em um fluxo constante, então isso é um sinal de uma diminuição no nível da água no poço abaixo da dinâmica. É necessário abaixar a bomba mais profundamente se a distância até a parte inferior do eixo permitir isso.

Um zumbido é ouvido, mas a água não balança

Se a bomba está zumbindo e não há bombeamento de água do poço, pode haver vários motivos:

  • “Colagem” do impulsor do aparelho com o seu estojo ocorreu devido ao armazenamento a longo prazo do dispositivo sem água;
  • capacitor de partida do motor com defeito;
  • tensão abaixo da rede;
  • encravou o impulsor da bomba devido à sujidade acumulada na caixa do aparelho.

A unidade não desliga

Se a automação não funcionar, a bomba funcionará sem parar, mesmo que seja criada pressão excessiva no tanque de óleo hidráulico (conforme visto no manômetro). Toda a culpa é pressostatoquebrado ou ajustado incorretamente.

Nuances de avarias dependendo da marca da bomba

Ao operar bombas de diferentes fabricantes, observou-se que algumas marcas de dispositivos geralmente sofrem as mesmas avarias. A partir disso, conclui-se que esses modelos de unidades têm suas próprias características distintivas em termos de aparência de falhas.

Aquário

Bombas "Aquarius" têm predisposição ao superaquecimento, especialmente se estiver trabalhando em poços de pouca profundidade. Se um modelo barato quebrar, seu reparo custa cerca de 50% do custo de um novo dispositivo. Se um dispositivo falhar, é mais fácil jogá-lo fora do que repará-lo.

Grundfos

A maioria dos modelos deste fabricante tem sistema de válvula. Também ao redor do motor há um isolamento especial. Às vezes, falhas na bomba são devidas à falha das peças listadas. Como a junta de isolamento térmico está localizada ao redor do motor, ela precisará ser removida da carcaça para reparos.

Bebê

Dispositivos "Kid" são produtos de fabricantes nacionais. O custo de reparar unidades dessa marca não é alto, e a maioria das falhas é eliminada pelos proprietários dos próprios dispositivos. A principal avaria frequentemente encontrada nesta bomba é ocorrência de ruído forte durante o trabalho de uma máquina hidráulica sem bombear para fora do líquido. Esse comportamento significa que houve uma ruptura do eixo central segurando a âncora e a membrana.

Jilex

O motor nas bombas do vórtice e tipo rotativo "Dzhileks" é preenchido com óleo. Portanto, a quebra freqüente dessas unidades é saída de óleo do motor. Você pode adicioná-lo apenas no centro de serviços.

É importante! Muitos na Internet são aconselhados a usar óleo de transformador ou glicerina regular em vez do enchimento de óleo original. Não é recomendável fazer isso, é claro, a menos que você defina uma meta para si mesmo de estragar a técnica de uma maneira incomum.

Trickle

Acredita-se que o trabalho das bombas de drenagem “Streamlet” pode continuar sem interrupção por 7 horas ou mais. Isto é explicado pela peculiaridade de seu design que atende a todos os padrões europeus. Mas apesar disso, o dispositivo sobreaquecimento bem como bombas de outros fabricantes. Portanto, recomenda-se que a cada 2-3 horas de operação do dispositivo, ele tenha tempo para “descansar”.

Marquês (Marcus)

Os proprietários da bomba para o poço “Marcus” às vezes observam que o dispositivo é ligado apenas após um leve golpe, seja através do tubo para ele ou após o golpe para a própria máquina hidráulica.Esta falha é devida aimpulsor de azedaçãoque deve ser limpo, tendo desmontado a unidade.

Como desmontar a unidade para diagnosticar danos

Se a bomba quebrar, exigindo a substituição de peças localizadas dentro de seu corpo, a unidade precisará ser desmontada. Bomba submersa consiste em um compartimento para o motor e um compartimento com um ou mais impulsores, cuja finalidade é capturar água. Abaixo está um diagrama do dispositivo da parte da bomba centrífuga, onde os rotores estão instalados.

 Layout do dispositivo

Como pode ser visto na figura, o impulsor é montado no eixo da unidade. Quanto mais deles, maior a pressão criada pela bomba. No segundo compartimento da máquina hidráulica está localizado motor rotativo. Está em um recinto fechado e, para abri-lo, você precisa conhecer algumas das nuances.

Portanto, para passar da teoria para a prática e desmontar a bomba, siga estas etapas (dependendo do fabricante, o design da unidade pode variar).

  1. Solte os 2 parafusos que seguram a malha da máquina.
     Solte os parafusos
  2. Remova a rede e gire o eixo do motor com a mão. Se não girar, o problema pode estar no compartimento do motor ou na parte da bomba do aparelho.
     Verificação do eixo
  3. Primeiro você precisa desmontar a parte da bomba do dispositivo. Desparafuse os 4 parafusos que prendem o canal do cabo de energia e desconecte-o da carcaça da unidade.
     Unidade de bombeamento

  4. Em seguida, desaparafuse as 4 porcas segurando o flange da bomba.
     Flange da bomba

  5. Depois de desaparafusar os fixadores, separe a parte da bomba do dispositivo do motor. Nesse estágio, você pode determinar em qual seção o atolamento ocorreu. Se o eixo do compartimento da bomba não girar, é necessário desmontar este conjunto.
     Unidade de bombeamento
  6. Torça o fixador inteiro segurando o flange inferior da parte da bomba da unidade.
     Flyanets inferiores
  7. No encaixe localizado na parte superior do bloco, você precisa torcer o adaptador, o que ajudará a evitar que o fio se danifique.
     Montagem superior
  8. Prenda a bomba em um torno.
     Bomba no vice
  9. Depois de pegar a ferramenta adequada, desligue o flange inferior.
     Desaperte o flange Flyanets inferiores
  10. Agora você pode retirar a unidade do impulsor e inspecioná-lo para solução de problemas.
     Bloco do impulsor
  11. Em seguida, você deve verificar o eixo de suporte quanto a desgaste ou folga.
     Eixo de suporte
  12. Para substituir (se necessário) os rotores, é necessário fixar o eixo em um torno e desenroscar a porca superior.
     Alteração do rotor
  13. Na etapa seguinte, os blocos são removidos, lavados e, se necessário, substituídos por novos.
     Removendo Blocos Blocos
  14. A montagem da parte da bomba do aparelho é executada na ordem inversa.
  15. Para desmontar o motor, ele também deve ser fixado em um torno.
     Motor elétrico em vice
  16. Em seguida, você deve remover a proteção de plástico do flange, desparafusando os fixadores.
     Proteção de flange de plástico
  17. Remova o anel de retenção segurando a tampa usando o alicate.
     Anel de retenção
  18. Remova a tampa usando uma chave de fenda.
     Removendo a capa
  19. Remova a membrana de borracha da carcaça.
     Membrana de borracha
  20. Remova o condensador.
     Condensador
  21. Nesta fase, você pode verificar o nível de óleo, sua qualidade, identificar a causa do bloqueio, etc. Indo para o bloco do motor na ordem inversa.

Substituir e reparar peças defeituosas

Agora que você sabe como desmontar a máquina hidráulica, você pode tentar consertar a bomba submersa com suas próprias mãos.

Impulsor

Principalmente o bloqueio do rotor ocorre devido a jateando-os ou por causa da formação de sujeira sobre eles. Além disso, os impulsores podem ser soldados juntos quando ocorre uma alta temperatura na unidade quando a bomba está em marcha lenta (funcionamento a seco). Para reparar esta seção da unidade, é necessário remover o impulsor (impelidor) e remover a sujeira acumulada. Se os impulsores estiverem danificados, você precisará substituí-los por novos.

 Impulsor

Engine

Não é recomendado realizar o auto-reparo do motor da bomba, pois para o diagnóstico deste nó e posterior reparo é necessário ter conhecimento especial e ter o equipamento necessário.

Em alguns modelos de bombas, para remover o motor, será necessário pressioná-lo usando um equipamento especial. Substituindo a glândula e rolamento também realizada em um centro de serviços.

Condensador

Se motor zumbindo e não começandoentão você deve verificar o capacitor. Ele está localizado na unidade da bomba na qual o motor está instalado.

Dica! Antes de desmontar o bloco do motor, tente girar o eixo com a unidade de bomba desconectada. Se o eixo girar, o motivo pode estar no encravamento dos impulsores.

Mas quando o eixo com os rotores gira sem problemas, então para remover o zumbido na bomba de água, você deve desconectar o condensador e trocá-lo por um novo. Claro, melhor verifique este item com um multímetroUma vez que sintomas semelhantes podem ser causados ​​por um curto-circuito nos enrolamentos do motor.

 Condensador

O óleo

O motor da bomba de água está em um copo especial cheio de óleo, e de acordo com sua condição, algumas avarias na unidade do motor elétrico podem ser identificadas.

  1. O óleo tem um cheiro característico e desagradável.. Isso significa que o motor ainda está funcionando, mas funcionou com grandes sobrecargas.
  2. Óleo nublado - A água entrou na carcaça do motor devido a uma rachadura na carcaça ou a uma falha na falha da sobreposta (manguito).
  3. Óleo negro com um cheiro desagradável. Neste caso, podemos dizer com grande certeza que o verniz estava queimando nas bobinas do motor.

É importante! Normalmente, o óleo deve estar claro. Sua quantidade é determinada pelo modelo da unidade. Em média, o volume de óleo derramado na câmara é de 0,5 l.

 O óleo

Se, ao abrir o motor, as alterações acima mencionadas na qualidade do óleo foram notadas, então primeiro você precisa reparar esta unidade e depois disso preencher um novo lubrificante.

Qual é o fenômeno da cavitação

Todo mundo sabe que a água é dissolvida algum gás. Quando um fluido se move a uma determinada velocidade, às vezes formam-se zonas de rarefação. Nestas zonas de pressão reduzida, as bolhas de gás começam a precipitar da água. Depois que as bolhas atingem a zona de alta pressão, elas desmoronam. Este processo ocorre com a liberação de grandes quantidades de energia, a partir das quais o impulsor e a cóclea da bomba são destruídos.A foto a seguir mostra o impulsor destruído pela cavitação.

 Anel da unidade

A energia das bolhas em colapso é capaz de criar ondas de choquecausando vibrações. Ele se estende por toda a unidade e afeta não apenas o impulsor, mas também os mancais, o eixo e as vedações, a partir dos quais essas peças rapidamente se tornam inutilizáveis.

O efeito de cavitação pode ser mais freqüentemente observado em estações de bombeamento que funcionam na sucção. Em tais sistemas, o impulsor cria um vácuo, devido ao qual a água sobe através de uma mangueira de um poço. Mas, se houver falta de líquido na entrada da bomba, ocorrerá uma baixa pressão excessiva na área do impulsor, provocando a ocorrência de cavitação.

É importante! Os sinais mais óbvios de cavitação são as vibrações dos tubos e da própria bomba, assim como o aumento do ruído durante a operação. Se você não tomar nenhuma medida para eliminar esse processo, ele poderá destruir completamente a estação.

Para evitar cavitação nas bombas, siga a regra: deve haver mais água na entrada do que na saída. Existem várias maneiras de conseguir isso:

  • mova o dispositivo um pouco mais perto da fonte;
  • Você pode aumentar o diâmetro do tubo de sucção (mangueira);
  • para reduzir a resistência no local de sucção, você pode substituir o tubo de sucção com um tubo de um material mais suave;
  • se houver muitas voltas no tubo de sucção, então, se possível, reduza seu número;
  • É desejável que todas as curvas tenham grandes raios de viragem.
Dica! Não abaixe a mangueira de sucção da estação no poço até uma profundidade de mais de 8 metros. Normalmente, a profundidade máxima de imersão da mangueira (tubo) é indicada no manual do equipamento.
Comentários: 1
Continuando o tema:
Comentários: 1
Anônimo 10 de setembro de 2017 às 09:07

apenas obrigado por ajudar a pessoa a descobrir o problema

    Responder

    Filmadora

    Cinema em casa

    Centro de música