Conectar o pressostato ao compressor e configurá-lo
Um dos principais indicadores dos compressores de ar é a pressão de trabalho. Em outras palavras, esse é o nível de compressão de ar criado no receptor que precisa ser mantido dentro de um determinado intervalo. Manualmente, referindo-se aos indicadores do manômetro, é inconveniente fazer isso, portanto, a unidade de automação do compressor é responsável por manter o nível exigido de compressão no receptor.
Conteúdo
Dispositivo e princípio de operação da unidade de automação
Para manter a pressão no receptor em um determinado nível, a maioria dos compressores de ar tem uma unidade de automação, pressostato.
Este equipamento liga e desliga o motor no momento certo, não permitindo que o nível de compressão no tanque de armazenamento seja excedido ou seu valor seja muito baixo..
O pressostato para um compressor é uma unidade que contém os seguintes elementos.
- Terminais Projetado para conectar os cabos elétricos do relé.
- Molas Montado em parafusos de ajuste. O nível de pressão no receptor depende da força de sua compressão.
- A membrana. Instalado sob a mola e comprime sob a ação do ar comprimido.
- Botão liga / desliga. Projetado para iniciar e parar a unidade.
- Flanges de conexão. Seu número pode ser de 1 a 3. Os flanges são usados para conectar o compressor no relé ao receptor, bem como para conectar uma válvula de segurança com um manômetro a eles.
Além disso, a automação do compressor pode ter adições.
- Válvula de descarga. Projetado para alívio de pressão após o motor ser forçado a parar, o que facilita sua reinicialização.
- Relé térmico. Este sensor protege os enrolamentos do motor de sobreaquecimento, limitando a amperagem.
- Relé de tempo. Instalado em compressores com motor trifásico. O relé desconecta o capacitor de partida alguns segundos após o arranque do motor.
- Válvula de segurança. Se ocorrer uma falha no relé, e o nível de compressão no receptor subir para valores críticos, a fim de evitar um acidente, a válvula de segurança irá operar, liberando o ar.
- Caixa de engrenagens. Medidores de pressão são instalados neste elemento para medir a pressão do ar. A caixa de velocidades permite-lhe definir o nível desejado de compressão do ar que entra na mangueira.
O princípio do pressostato parece com isso. Depois de ligar o motor do compressor no receptor começa a aumentar a pressão. Como o regulador de pressão de ar está conectado ao receptor, o ar comprimido entra na unidade de membrana do relé. A membrana se inclina para cima sob a ação do ar e comprime a mola. A mola, comprimida, ativa o interruptor, que abre os contatos, após o que o motor do agregado para. Quando o nível de compressão no receptor diminui, a membrana instalada no regulador de pressão se inclina para baixo. A mola abre neste caso, e o interruptor fecha os contatos, após o qual o motor é ligado.
Esquema de ligação do pressostato ao compressor
A conexão do relé controlando a taxa de compressão do ar pode ser dividida em 2 partes: conexão elétrica do relé à unidade e conexão do relé ao compressor via flanges de conexão. Dependendo do motor instalado no compressor, para 220 V ou 380 V, existem esquemas diferentes para conectar o pressostato. Eu sou guiado por esses esquemas, sujeito à disponibilidade de certos conhecimentos em engenharia elétrica, você pode conectar este relé com suas próprias mãos.
Conexão de relé a rede de 380 V
Para conectar a automação ao compressor, operando a partir de 380 V, use partida magnética. Abaixo está um diagrama da conexão de automação para as três fases.
No diagrama, o disjuntor é indicado pelas letras “AB”, e o acionador magnético é designado “KM”. A partir deste esquema, pode ser entendido que o relé é ajustado para uma pressão de comutação de 3 atm. e desligamento - 10 atm.
Conecte o pressostato a uma rede de 220 V
O relé é conectado à rede monofásica de acordo com os diagramas abaixo.
Vários esquemas são indicados nesses esquemas. modelo pressostatov series RDKque pode ser conectado desta maneira à parte elétrica do compressor.
Conexão Pressostat à unidade
Conectar o pressostato ao compressor é bastante simples.
- Aparafuse o pressostato no tubo do receptor, usando o orifício central roscado. Recomendado para melhor vedação de roscas. use um fum-tape ou selante líquido. Além disso, o relé pode ser conectado ao receptor através de um redutor.
- Conecte à menor saída do relé, se presente, válvula de descarga.
- Para as saídas restantes do relé, você pode conectar um manômetro ou válvula de segurança. Este último é instalado em uma base obrigatória. Se um manômetro não for necessário, a saída livre do pressostato deve ser conectada com um plugue de metal.
- Além disso, os fios da rede de alimentação e do motor são conectados aos contatos do sensor.
Depois que a conexão completa do pressostato estiver concluída, você precisará configurá-lo para funcionar corretamente.
Ajuste de pressão do compressor
Como mencionado acima, depois de criar um certo nível de compressão de ar no receptor, o pressostato desliga o motor da unidade. Por outro lado, quando a pressão cai para o limite ligado, o relé liga o motor novamente.
É importante! Por padrão, os relés, tanto os dispositivos monofásicos como as unidades que operam a partir de 380 V, já possuem configurações de fábrica. A diferença entre o limite inferior e superior do motor não excede 2 bar. Este valor não é recomendado para ser alterado pelo usuário.
Mas muitas vezes as situações que surgiram nos obrigaram a alterar as configurações de fábrica do pressóstato e ajustar a pressão no compressor a nosso critério. Apenas o limite inferior será alterado, uma vez que após o limite superior de saída ser alterado para cima, o ar será liberado pela válvula de segurança.
Ajustar a pressão no compressor é o seguinte.
- Ligue a unidade e registre as leituras do manômetro nas quais o motor liga e desliga.
- Certifique-se de desconectar o dispositivo da tomada elétrica e remover a tampa do pressostato.
- Removendo a tampa, você verá 2 parafusos com molas. Grande parafuso Muitas vezes denotado pela letra “P” com os sinais “-” e “+” e é responsável pela pressão superior, na qual o dispositivo será desligado. Para aumentar o nível de compressão do ar, gire o regulador na direção do sinal “+” e diminua - na direção do sinal “-”.Inicialmente, recomenda-se fazer meia volta do parafuso na direção certa, depois ligar o compressor e verificar o grau de aumento ou diminuição da pressão com um manômetro. Correção, em quais indicadores do desligamento do mecanismo do dispositivo ocorrerão.
- Com a ajuda de pequeno parafuso Você pode ajustar a diferença entre os limites ativado e desativado. Como mencionado acima, não é recomendado que esse intervalo exceda 2 barras. Quanto mais longo for o intervalo, menos frequentemente o motor do aparelho será ligado. Além disso, o sistema será significativo e a pressão diferencial. A definição dos limiares de ativação / desativação da diferença é feita da mesma forma que a configuração do limite superior no limiar.
Além disso, é necessário configurar caixa de velocidadesse estiver instalado no sistema. É necessário definir um nível de compressão na caixa de engrenagens que corresponda à pressão de trabalho da ferramenta pneumática ou do equipamento conectado ao sistema.