Como escolher o compressor certo para o carro
Até a Alemanha é o único país para o qual não há limite de velocidade na autobahn. Pneus de automóveis quase sempre experimentam cargas variáveis, perdem ar e devem ser monitorados para pressão suficiente. Não se esqueça dos amantes do off-road. Portanto, podemos dizer com segurança que um compressor de carro é uma parte desejável do equipamento de qualquer veículo, independentemente de quantas vezes os problemas ocorrem na forma de uma roda de perfuração.
Conteúdo
Tipos de bomba-compressor para o carro
Mais simples compressor mecânico - Esta é uma bomba de pé para bombear pneus, por assim dizer, com as próprias mãos. Hoje você pode comprar um modelo de tal dispositivo com quase todas as características. Bombas monocilíndricas e de dois cilindros são fabricadas, com uma pressão de trabalho de 4 a 10 atmosferas, com diferentes capacidades, unidirecional e bombeando ar em duas direções de movimento do pistão.
No entanto, o compressor mecânico é inconveniente. Especialmente quando se trata de bombear as rodas de um SUV pesado, ou se a unidade tem que usar uma garota frágil.
Além disso, dispositivos dessa classe são projetados exclusivamente para a Não ofereça recursos adicionais. Eles não têm controle automático de pressão, iluminação de instrumentos, reversão ou alterações nos volumes de suprimento de ar. Portanto, um compressor elétrico para carros é muito popular.
Que erro o motorista médio novato,querendo comprar um dispositivo tão útil para um carro? Isso mesmo, não entra nas sutilezas de uma solução de engenharia e compra o primeiro compressor para carros de passeio. Para não ficar desapontado com a aquisição, você deve saber um pouco sobre os princípios básicos da construção de tais dispositivos. Os tipos de compressores automotivos diferem não apenas em termos de potência, desempenho, mas também em termos de confiabilidade básica, capacidade de reparo e condições de operação.
Compressores Recíprocos
Modelos de pistão - segmento de produto mais amplodo qual é proposto escolher um compressor para o carro. O princípio de funcionamento de tal aparelho é bastante simples e semelhante à mecânica de um motor de combustão interna.
- O motor elétrico através da caixa de velocidades ou diretamente gira o virabrequim.
- A alavanca de acionamento localizada no eixo move o pistão.
- Movendo-se dentro do cilindro, equipado com anéis de vedação, o pistão comprime o ar e o entrega com excesso de pressão externa à saída.
Durante a operação, o compressor de pistão de ar usa duas válvulas. Um abre para liberar ar no curso principal do curso.Com a ajuda do segundo ar é alimentado no cilindro durante o movimento inverso do empurrador.
Já no conceito do dispositivo pode ser visto suas vantagens e desvantagens. Os primeiros são os seguintes.
- Você pode escolher um compressor para o carro com qualquer desempenho desejado. O suprimento de ar depende do volume do cilindro, da velocidade do motor e do número de cursos.
- O dispositivo pode mostrar alta eficiência, especialmente em termos de tempo de uso. O compressor de dois pistões, em particular, fornece ar quase continuamente, uma vez que os dois cilindros têm um caráter espelhado do curso do empurrador. Um recurso semelhante possui um dispositivo com um curso bidirecional.
- É fácil escolher uma potência do motor que permita o uso ideal do compressor quando conectado a 220V (diretamente ou através de um inversor) e quando alimentado a partir do acendedor de cigarros.
Desvantagens dos modelos de pistão raramente são visíveis para os proprietários que não usam o dispositivo no modo intensivo. Mas eles dizem muito sobre a conveniência funcional geral e estabilidade limitada, confiabilidade.
- É difícil bombear o volante de um carro com um compressor do tipo pistão de uma tentativa, se estamos falando de um grande SUV ou caminhão. O dispositivo superaquece, precisa funcionar apenas um certo tempo, com longas interrupções de resfriamento.
- Quanto maior o desempenho e potência do modelo de pistão - mais massivo e global é.
- O-rings são apagados com o tempo., o compressor pára mostrando a pressão máxima, características de desempenho.
- O custo de reparar o dispositivo para bombear as rodas quando o virabrequim falha pode ser comparável à compra de um novo modelo.
- Danos ao cilindro ou pistão - absolutamente Caso não reparo.
- A confiabilidade geral de um compressor de pistão é considerada baixa muitas peças em movimento e atrito. Para manter os parâmetros operacionais estáveis, é necessária a manutenção periódica e a substituição de peças de desgaste.
A popularidade dos modelos de pistão, apesar de sua ambigüidade na balança dos prós e contras, é simplesmente explicada. Esta classe de compressores é uma das primeiras a ser inventada, está sendo constantemente aprimorada, produzida há muitos anos, existe em um grande número de modelos e pode oferecer o equilíbrio perfeito de custo e funcionalidade para um consumidor em particular.Além disso, os compressores de pistão oferecem um máximo de modos de operação e sistemas de controle existentes.
Compressores de Membrana
Os modelos de membranas são a escolha perfeita para uma motorista de menina, eles são leves o suficiente, silenciosos, produtivos. Esta classe de dispositivos é uma solução de engenharia mais moderna que o design clássico de pistão.
O princípio de funcionamento do compressor de membrana é simples. Com a ajuda de um mecanismo de came, a haste de trabalho durante o movimento deforma a placa de borracha de uma forma complexa. O ar no interior da cavidade fechada, ao qual está adjacente, é comprimido e fornecido sob pressão excessiva à saída. Durante o curso de retorno da haste, a válvula de saída fecha, o gás é sugado através da entrada.
De acordo com o esquema de compressor de membrana, suas vantagens indubitáveis são imediatamente visíveis. Primeiro, o dispositivo tem muito menos peças móveis e de desgaste, a construção e cinemática das quais é muito mais simples em comparação com modelos de pistão. Em segundo lugar, o corpo de trabalho principal, a membrana, é fácil de substituir se estiver desgastado ou danificado. E o custo de tal item consumível é bastante baixo.
A bomba de diafragma tem desvantagens. No entanto, eles serão invisíveis para aqueles que usarão o compressor para pneus de um carro ou para bombear um barco de borracha para pescar. Por exemplo, uma bomba de diafragma elétrica não mostra uma pressão máxima tão alta, assim como os modelos de pistão, comparáveis ao custo. Além disso, o dispositivo da classe em questão é caracterizado por um desempenho bastante modesto e não pode operar a temperaturas negativas.
No entanto, todas as desvantagens dos modelos de membrana nos olhos do consumidor médio são facilmente compensadas pela enorme confiabilidade desses dispositivos, pequenos indicadores de peso e tamanho e baixo ruído durante a operação. A bomba de compressor desta classe é ideal quando alimentada por uma bateria, permite que você balance os pneus de um carro de passeio, pode funcionar continuamente e está disponível com bateria e tomadas de 220V.
Compressor rotativo
O último tipo de compressor oferecido pelo mercado de varejo é rotativo. Estes são modelos que serão extremamente úteis. proprietários de caminhões ou SUVs enormes. O princípio de funcionamento do compressor rotativo é relativamente simples.
- Na turbina é o rotor do rotor.
- As placas da roda durante a rotação se estendem a partir das ranhuras e pressionadas contra a superfície da unidade de turbina.
- À medida que se move da entrada para a saída, o volume limitado pelas placas diminui.
- O ar é comprimido e liberado na saída.
Compressores rotativos são caracterizados por melhor desempenhomuito superior ao desempenho dos modelos de pistão.
A diferença pode estar em ordem. Se para um modelo de pistão 50-60 litros é considerado um indicador normal, então o desempenho dos compressores rotativos começa de 200 a 300 litros por minuto.
Desvantagens do modelo de rotor na forma de uma massa significativa, baixa confiabilidade e baixo tempo entre falhas, assim como a necessidade de manutenção periódica e substituição de peças de desgaste levou ao fato de que compressores deste tipo não se tornaram muito populares entre os motoristas médios.
O que procurar ao escolher
De acordo com o acima, as características básicas de vários tipos de dispositivos são visíveis, e fica claro como fazer a escolha certa de compressor automotivo de um projeto particular.Prestando atenção a pequenos detalhes, você pode obter um dispositivo com características muito atraentes de confiabilidade e estabilidade.
Escolhendo compressor de pistão para a inflação do pneu - É, acima de tudo, foco nos materiais utilizados. As paredes do cilindro devem ser grossas o suficiente, é feito de aço inoxidável. Também vale a pena prestar atenção ao virabrequim, pistão. Plástico significa falha rápida e inevitável, e aço inoxidável resistente a ferramentas ou desgaste garantirão um desempenho duradouro.
Para bomba de membrana o primeiro lugar é a disponibilidade de peças de reposição. Ao deixar a membrana de pé, você precisa ser capaz de comprar de forma rápida e barata a peça que precisa para conserto. Também é importante prestar atenção à disponibilidade da rede de serviços do fabricante e, se você se certificar de que o mecanismo de came é feito de aço de alta qualidade, você pode comprar um dispositivo verdadeiramente durável.
Para o modelo rotativoque possui indicadores recordes de desgaste dos elementos estruturais durante a operação, tanto os materiais de produção quanto a disponibilidade de peças sobressalentes e pontos de serviço desempenham um papel importante. Escolhendo este tipo de compressor, você precisa prestar atenção em tudo.
Características para seleção
A principal parte do projeto de um compressor, trabalhando diretamente com o ar, está longe de ser o principal em termos de usabilidade e adequação funcional do modelo do dispositivo. Sistemas de controle e suporte também desempenham um papel importante. Portanto, na loja, escolhendo uma unidade para bombear pneus ou inflar seu barco favorito, você deve prestar atenção a todos os elementos estruturais.
Manômetro
O manômetro é o principal instrumento de controle do funcionamento do compressor. É importante avaliar quão pequeno é o preço de sua divisão. Isso permitirá:
- inflar corretamente os pneus, seguindo precisamente as recomendações do fabricante para obter indicadores de pressão ideais;
- Acompanhe com precisão o processo enquanto você trabalha.
No último ponto, vale a pena parar com mais detalhes. Durante a operação do compressor, especialmente produtivo e potente, a agulha de calibre varia muito.Portanto, quanto menor o preço de divisão, mais precisamente a pressão pode ser atingida.
Vale a pena prestar atenção a outra característica do manômetro. Aqueles entusiastas de carros que compram um modelo de compressor com uma alta taxa de pressão máxima podem ser limitados nas opções de controle de pressão. O fato é que a flecha na escala do instrumento é finita, quanto maior o limite de medição, menor o preço de divisão.
Um recurso útil que um manômetro de compressor de bomba pode ter é que é possível medir a pressão somente em pneus, quando o dispositivo é isolado do circuito principal da troca de ar do dispositivo de entrega. Excelentes características de conveniência são diferentes. modelos com medidores digitaismostrando o valor da pressão durante a operação com vibrações de suavização.
Cabo e sistema de energia
Maioria dos compressores projetado para uma fonte de alimentação. Esta pode ser uma rede monofásica de 220 volts ou 12 volts da bateria. Ao comprar um modelo deste tipo, você deve prestar atenção ao comprimento do cabo de alimentação. Deve ser conveniente para as condições médias de uso.
Compressores com um sistema de conversão de voltagem são mais convenientes. Tal dispositivo pode ser alimentado por uma bateria de carro, bem como uma rede de 220V. Neste caso, o compressor pode ter dois cabos de energia.
Performance
Escolhendo um compressor de um tipo ou outro, você não deve economizar em desempenho. Isso é especialmente diz respeito aos modelos de pistão.
A quantidade de ar que o compressor fornece depende do tempo que leva para cansar o carro. Isso afeta imediatamente a usabilidade. Quanto mais próximo o desempenho do valor ideal, menos a bateria colocará a bateria no compressor da bateria, menor será o aquecimento do modelo do pistão. Para sopradores de membrana, tudo é mais fácil.Quanto menor o desempenho, mais tempo demora para a bomba terminar.
Mangueira
A mangueira completa proposta para o bombeamento deve ser escolhida de acordo com os métodos usuais de uso do compressor. Por exemplo, se você planeja instalar a bomba na garagem ou não quer tirá-la do porta-malas - recomenda-se comprar modelo de chumbo longo. E se estamos falando de um compressor de membrana compacta, que não parece pesado nem para uma mulher, você deve minimizar a mangueira para um posicionamento compacto.
Dispositivos de segurança e controle automático
Recomenda-se não comprar um compressor cujo sistema de fornecimento de energia não oferece. proteção contra sobrecarga e curto-circuito. Tal dispositivo pode causar um incêndio, que é especialmente assustador em um carro. Cada compressor de carro deve ter um sistema de proteção, fusíveis e circuitos de controle de carga.
Para modelos de pistão, a presença de um sistema automático de desligamento por superaquecimento é desejável. Projetado para um tempo de operação limitado, um compressor usado no calor sem essa proteção pode falhar facilmente.
Para o sistema de controle automatizado mais útil para um motorista, o desligamento automático é feito quando a pressão definida é atingida. Essa funcionalidade é extremamente conveniente. O compressor precisa ser ajustado uma vez para valores de pressão ótimos para pneus e, em seguida, monitora minimamente os parâmetros de bombeamento. O dispositivo se desligará quando atingir o valor configurado.
Bicos e acessórios adicionais
Quão irritantes a maioria das pessoas são as numerosas frases publicitárias de consultores sobre a presença de numerosos acessórios, adaptadores, até mesmo uma lanterna na embalagem do compressor. No entanto, esses profissionais de marketing podem ser extremamente úteis.
- Conexões Collet e Defladores de Válvulamontados em uma mangueira para um compressor automotivo, proporcionam facilidade de fixação e não permitem aumento de temperatura (deformação e fixação) na zona da junta. Esses mesmos elementos protegerão suas mãos de queimaduras e outros problemas.
- Adaptadores para diferentes sistemas de válvulas (mamilo, válvula) tornará o compressor bastante versátil. Ele pode ser usado para as rodas de um carro, bicicleta infantil, carrinhos, barcos, até mesmo para balançar bolas de futebol.
- Adaptadores de energia ou unidades de conversão de voltagem permitirá alimentar o compressor de quase qualquer fonte de energia, a partir do isqueiro, terminando com tomadas não padronizadas.
- Sistema de iluminação permite distinguir as leituras do medidor e encontrar o interruptor desejado a qualquer hora do dia. A mesma conveniência é fornecida pelas inscrições da balança, feitas por brilhar nas tintas escuras.
- Lanterna no cabo remoto permite que você encontre facilmente o ponto de fixação da mangueira de suprimento de ar ao pneu, avalie o estado da roda, se necessário, faça o reparo operacional da válvula.
Funcionalidade adicional
Todos os recursos adicionais que o compressor é capaz de oferecer devem ser avaliados em termos de sua utilidade. Por exemplo, o motorista médio não precisa bitola com escalas selecionáveisem ATM e PSI.Além disso, a maioria dos compradores não está interessada em uma válvula de liberação de pressão com um limite ajustável, eles podem fazer essa operação com controle manual. Mas, por exemplo, para os amantes da pesca será útil modo reverso, com o qual o compressor pode ser extremamente rapidamente soprar o barco de borracha.
É importante! Uma vez que todos os recursos adicionais, chips e modos são muitas vezes superestimam o custo do compressor - todos eles devem ser avaliados em termos de utilidade e selecionados com atenção especial.
Como usar o compressor para a inflação do pneu
Como conclusão, vale a pena dizer como é fácil manter os pneus de um carro em perfeitas condições com a ajuda de um compressor. Isso garantirá não apenas sua vida útil declarada, mas também garantirá a segurança do tráfego. Os parâmetros recomendados da pressão dos pneus são especificados pelo fabricante de um modelo específico de carro. Eles podem ser encontrados no passaporte técnico ou diretamente na roda. Para sempre observar estritamente o paramétrico, você deve seguir as seguintes regras.
- Não balance os pneus em uma garagem aquecida, estacionamento, após uma longa viagem. A máquina deve ficar ao ar livre. não menos de 30 minutos.
- Para medir a pressão, você pode usar um compressor ou um manômetro separado. Útil chamado tampas automáticas com indicação de cor.
- Antes de conectar a mangueira do compressor, a válvula deve ser limpa.
- Depois que a mangueira é conectada e o manômetro indica pressão, algum ar pode ser liberado se a leitura exceder o valor recomendado.
- Conectando a energia e iniciando o compressor, você deve obter um indicador ideal de pressão.
- A operação é repetida para cada pneu.
O compressor permite que você rapidamente e corretamente bombear todos os pneus do carro. Ao mesmo tempo, se você fizer isso ao ar livre após o lodo, o paramétrico de todas as rodas será o mesmo.
É importante! Não é necessário exceder a pressão do pneu recomendada pelo fabricante do carro (especialmente no inverno). Depois que o carro entra em um ambiente mais quente, o ar nas câmaras se expande, o que pode causar várias conseqüências desagradáveis. Por exemplo, um pneu inflado a 2 atm na rua em uma garagem aquecida mostra uma pressão de 2,5 atm.