Válvula de retenção para compressor
Para garantir o funcionamento correto do equipamento do compressor, são utilizados diversos dispositivos técnicos, entre os quais existe uma válvula de retenção para o compressor. Sem esse nó, é quase impossível imaginar a operação de equipamentos projetados para comprimir o ar.
Conteúdo
Finalidade da válvula de retenção
A válvula de retenção foi projetada para passar ar comprimido somente em uma direção. Esta parte é instalada entre o cilindro do compressor do pistão e o receptor, e não permite que o ar retorne do tanque de acumulação de volta para a câmara de compressão após a parada da unidade.
É importante! Além disso, obratnik, mantendo o ar no receptor, permite que você faça um equipamento de partida suave.Se esta peça for removida, o ar pressionará o pistão e o motor não poderá girar o virabrequim na partida.
Além do inverso, o compressor deve estar sempre instalado. válvula de segurança. Esta válvula de derivação destina-se ao alívio de pressão de emergência, se o pressostato não desligar o motor da unidade. A foto a seguir mostra a válvula de descarga, sem a qual, por razões de segurança, você não pode ligar o compressor.
Dispositivo e princípio de funcionamento
O design do recíproco inclui os seguintes elementos (veja a figura abaixo):
- carcaça metálica (3);
- válvula (6), que fecha a entrada e está equipada com nervuras guia para evitar distorção;
- um anel de borracha (5) instalado na parte superior da válvula (6);
- uma mola (4) que pressiona o anel de borracha para a entrada e é colocada nas saliências localizadas no bujão (1) e na válvula (6);
- uma rolha que tem uma vedação na forma de uma junta de cartão (2) e permite desmontar a montagem para limpeza e reparação.
O dispositivo de retorno, além do encaixe de entrada, possui uma saída lateral, através da qual é conectado ao receptor, e uma saída fina para conectar o pressostato.
Válvula de retenção trabalha com o seguinte princípio. Quando o compressor é ligado, o ar passa pela válvula de sucção do cilindro, entra na câmara de compressão e, em seguida, sai pela válvula de exaustão e entra no encaixe de entrada da válvula de retorno (7). Quando uma certa pressão é alcançada, a válvula (6) junto com o anel de borracha sobe e comprime a mola (4). Como resultado, a passagem de ar se abre. O ar entra na cavidade do invólucro (3) e depois no encaixe de saída conectado ao receptor. Depois que a unidade é desligada, a válvula (6) sob a influência da mola e a pressão do ar do receptor retornam à sua posição e fecham a entrada.
Tipos de válvulas de retenção
Existem 3 tipos de tubos de retorno para o ar.
- Válvula de retenção de alumínio (interna). Esta parte do compressor é considerada a mais durável, porque pode suportar a temperatura do fluxo de ar até 200 ° C. A única desvantagem deste detalhe é o preço relativamente alto, cerca de 600 rublos.
A peça é instalada dentro do duto, indo do cilindro para o receptor, usando um acoplamento.
- Reverso de Plástico. Válvulas de retenção feitas de plástico podem ser vistas, por exemplo, nas unidades C-412 e K-24 da fábrica de Bezhetsk.
Como pode ser visto na foto acima, o design do site é muito simples.Assim, é possível comprá-lo, a um preço de cerca de 100 rublos. Mas esta válvula não pode operar em altas temperaturas, porque o material do qual é feito começa a derreter.
- Localizador de latão. É usado na maioria dos modelos de compressores de diferentes fabricantes e custa cerca de 250 rublos. Embora este nó seja feito principalmente de metal, ele falha se a temperatura do ar durante a compressão exceder 140 ° C.
Parte Dicas
Escolhendo uma válvula de retenção para o compressor, você deve saber o tamanho da rosca, cortar na saída do cilindro. Threads podem variar em diferentes modelos agregados. A maneira mais fácil é levar a peça defeituosa com você e escolher o mesmo na loja.
Se você quiser mudar o inverso, por exemplo, para um modelo mais confiável, você deve estar familiarizado com as características técnicas da nova peça. Alguns deles não são projetados para funcionar com compressores de alta pressão. Geralmente na embalagem para a caixa de retorno indicada pressão máximaem que ele pode trabalhar.
Você também deve considerar as características de temperatura deste site. Se o ar após a compressão for aquecido altas temperaturas, você não deve comprar um nó de plástico.Deve ser dada preferência a uma válvula de retenção de metal instalada dentro do duto.
Como fazer uma válvula de retenção faça você mesmo
Há situações em que o compressor de ar obratnik falhou, e não há possibilidade de comprar uma nova peça por qualquer motivo. Neste caso, a peça pode ser feita à mão.
Na Internet, você pode encontrar métodos bastante complexos de fabricação desta unidade usando máquinas de torneamento e fresamento e outros equipamentos. Mas ainda há um modo de fazer uma válvula caseira simples de meios improvisados. Um desenho deste nó é mostrado abaixo.
Para a fabricação do reciprocador, você vai precisar de um tubo de metal ou um tee, uma mola, um acoplamento, uma rolha de metal com um fio e uma bola.
A válvula de retenção de ar é fabricada da seguinte forma.
- Pegue um pedaço de tubo de metal do tamanho desejado e corte em ambos os lados da rosca interna.
- Faça um furo no lado do tubo e solde um ramo (com rosca). O receptor será conectado a ele. Você também pode tentar encontrar um tee adequado. Neste caso, não haverá necessidade de soldar a torneira.
- Parafuse o acoplamento em uma parte do tubo (tee), conforme mostrado no desenho.
- Insira a bola no corpo e pressione-a com uma mola. A mola deve pressionar a bola com força suficiente e não ficar muito relaxada.
- Depois de ter pressionado uma mola, torça uma rolha de metal. Nesta fase, a fabricação das extremidades reversas.
Depois que esse nó estiver pronto, o tubo de derivação de entrada será conectado ao cilindro da unidade e o segundo ao receptor.