Como escolher um compressor para jateamento
Com o crescimento do nível de soluções técnicas, mesmo em uma pequena oficina, você pode organizar um local de trabalho para jateamento de uma variedade de materiais. Isso se tornou possível devido à disponibilidade de compressores acessíveis no mercado, bem como à disponibilidade de uma variedade de componentes e consumíveis, como bicos, armadilhas de óleo e umidade e pós abrasivos.
No entanto, para alcançar alta produtividade e produtividade, é necessário selecionar corretamente o equipamento. Um compressor para um jato de areia deve ter certas características dependendo da superfície a ser tratada. Há também várias recomendações para a criação de faixas e outras partes da solução técnica geral do kit de ferramentas.
Conteúdo
Seleção das principais características do compressor
Em uma variedade de materiais de referência, é possível encontrar dados de que o limite mínimo para o desempenho do compressor deve ser de 500 litros por minuto a uma pressão de 5 bar. No entanto, praticamente em nenhum lugar fala a verdade. Você pode até escolher um compressor para jateamento com essas características. sem a cinta necessária. No entanto, com isso:
- o jateamento de areia pode funcionar apenas com tipos limitados de superfícies e revestimentos;
- o uso a longo prazo de um jato de areia não é garantido - são necessárias pausas para resfriar o motor;
- O compressor de jacto de areia mostrará todas as suas características estruturais, em particular, os modelos rotativos darão inevitavelmente ar nos jatos.
Com base na experiência prática de uso e recomendações dos principais fabricantes de equipamentos profissionais, você pode obter uma avaliação honesta dos requisitos mínimos para o sistema de injeção. O compressor deve necessariamente trabalhar com cintas na forma de um receptor. Com a escolha certa de seu volume, é possível obter a continuidade de trabalho necessária, mesmo se for usado um supercharger do tipo pistão.
Os principais requisitos para selecionar um compressor para um jato de areia dependem dos materiais e da natureza dos revestimentos com os quais você terá que trabalhar:
- para o processamento de betão, superfícies de câmara, alvenaria de parede, o nível mínimo de pressão de trabalho deve ser de 3 bar;
- ao trabalhar com metal, o compressor deve fornecer uma pressão de 6 bar;
- Para remover revestimentos duráveis, a pressão recomendada é de 9 bar.
O máximo, que deve ser guiado, se você quiser escolher um compressor para jato de areia com alta versatilidade - pressão 12 bar. Nas recomendações em consideração, assume-se que o diâmetro do bocal de trabalho é de 5 mm e o indicador da taxa de fluxo é de 800 litros por minuto.
Escolhendo a mangueira certa
Um papel importante na formação dos parâmetros finais do jacto de areia com jato de ar e abrasivo é desempenhado pelo equipamento do aparelho. Estas são mangueiras, vários elementos de conexão, sgony, adaptadores. Para que a potência do compressor seja usada de forma otimizada, recomenda-se:
- não permitir uma mudança nos diâmetros do canal de passagem de ar ao longo da rota;
- minimizar o número de elementos de transição;
- Use mangueiras duráveis e não dobráveis com um diâmetro 3-4 vezes maior que o diâmetro de trabalho do bocal.
O comprimento da mangueira da estação de ar até o jato de areia deve ser mínimo. Um compressor industrial móvel necessariamente levará esse recurso em consideração. Se estamos falando de instalação semi-manualRecomenda-se aumentar o comprimento das mangueiras construindo a mangueira que vai do compressor para a unidade misturadora de ar abrasivo.
Você pode aumentar ainda mais a produtividade, reduzir o tempo de inatividade e obter a pressão correta e estável para o jateamento de areia, escolhendo o tipo de compressor.
Selecione o tipo de compressor
O principal requisito para o fornecimento de ar comprimido para a câmara de mistura de um jato de areia - uniformidade. Portanto, alguns tipos de compressores se beneficiam inequivocamente da comparação devido aos recursos de design. Outros são mais comuns e mais acessíveis. O que exatamente escolher depende do escopo planejado e da natureza do trabalho realizado.
Pistão
Compressores alternativos são ideais para usuários que precisam produzir uma quantidade pequena ou média de trabalho.. Eles se encaixam bem na garagem, bastante despretensioso no inverno. No entanto, esse tipo de dispositivo possui alguns recursos.
- Devido à operação discreta do grupo de pistão, o ar flui em empurrões.
- O dispositivo, adequado para jateamento de areia, será tipo de óleo. Em tais dispositivos, é possível que as gotas de óleo no fluxo de saída de ar.
- O compressor deve operar com paradas obrigatórias para resfriamento.
É importante! O modelo de pistão sem cintas não é adequado para máquinas de jateamento. Impulsos de ar podem causar danos superficiais indesejáveis. O fluxo de óleo pode causar aglomeração do material abrasivobloqueio ou falha da unidade de mistura, tratamento de superfície de qualidade inaceitável.
No entanto, é melhor comprar um compressor de pistão como parte de uma estação aérea acabada. Neste caso, o dispositivo será equipado com a cinta necessária, que inclui:
- um receptor no papel de amortecer empurrões do passeio, enquanto removendo lançamentos de abastecimento e permitindo que o motor pare por esfriar;
- óleo de armadilha instalado na saída do compressor;
- caixa de engrenagens, estabilizando a pressão de saída;
- condensado (umidade), instalado na saída da estação ou parte do redutor de pressão.
Uma estação devidamente equipada é perfeita para pequenas oficinas. Com a escolha certa dos parâmetros, ele fornecerá a pressão necessária para o volume de jateamento e bombeamento, enquanto não sobreaqueça por um longo período.
Compressores de parafuso
A principal característica do compressor de parafuso, valioso para máquinas de jateamento, é completa sem saída de ar. Dispositivos desta classe:
- praticamente não vibram ao trabalhar;
- são precisamente regulados na fábrica e não requerem intervenção, manutenção periódica complexa;
- caracterizado por um desempenho muito estável.
No entanto, os compressores de parafuso não são habitantes frequentes de pequenas oficinas. O motivo é simples: dispositivos rodoviários, muitas vezes focado em instalação fixa. O compressor parafuso gera uma pressão significativa e é caracterizado pela enorme produtividade do ar. Este tipo de equipamento é racional para usar emparelhado com receptor (ou vários) para fornecer várias plantas de jateamento.
Elétrico
Compressores elétricos são a classe mais comum de equipamentos. Entre os modelos no mercado, você pode escolher o produto da potência e desempenho desejados. No entanto, se falamos sobre o uso em grande escala de tais dispositivos, fica claro que, com certos requisitos de limite para os volumes e parâmetros do ar comprimido fornecido, o uso de tais compressores economicamente ineficiente. Portanto, locais onde um compressor de ar elétrico é usado são limitados a oficinas pequenas e médias e garagens privadas.
É importante! O equipamento desta classe tem outra desvantagem: requer uma poderosa fonte de energia para funcionar.Portanto, um compressor elétrico é usado, por assim dizer, dentro da civilização, onde existem redes centralizadas de fornecimento de energia.
Diesel e gasolina
Compressores a diesel e gasolina oferecem enormes vantagens de várias maneiras. Por exemplo:
- trabalhar sem fonte de alimentação;
- pode atuar em clima frio (diesel - desde que estejam equipados com um sistema de partida especial, o chamado pacote de inverno);
- em alguns casos - mais econômico que elétrico.
Mas o mais importante, o valor de um compressor a diesel ou a gasolina - sua carga de energia é muito maior do que os dispositivos elétricos. Com os mesmos indicadores de massa, o equipamento no motor de combustão interna será muito mais poderoso e produtivo.. Portanto, muitas vezes grandes oficinas ou oficinas de produção usam compressores a diesel ou a gasolina.
É importante! Como outra característica importante do equipamento com um motor de combustão interna pode-se notar a melhor mecânica de resfriamento e a possibilidade de operação contínua durante vários turnos ou 24 horas por dia. Portanto, os compressores a diesel e a gasolina são bastante populares, oferecidos em uma grande variedade de modelos, tipo parafuso e pistão.
Devo comprar um compressor usado?
O mercado secundário de equipamentos é muito atraente, com preços baixos, ele floresce com as garantias dos vendedores no estilo de "incluído uma vez para testes", agrada com uma variedade de compressores para jateamento. Porém, considerando o equipamento usado, vale a pena ceder à impressão externa. Muitos produtos do mercado secundário são cosméticos, pré-treinamento. Eles parecem ótimos, mas isso não afeta a natureza do trabalho. Se a situação financeira difícil fizer atenção a compressores usados, vale a pena lembrar alguns fatos.
- Com o tempo, o compressor paramétrico inevitavelmente cai. Portanto, se você precisa comprar equipamentos com alto desempenho, é melhor verificar cuidadosamente usando medidores de vazão e outros dispositivos de medição.
- Os compressores a diesel têm o maior desgaste.. O grupo de pistão do motor é destruído devido à pressão constantemente alta nas câmaras. O motor consome mais combustível com uma saída de potência mais baixa, está com dificuldades em começar com uma queda na temperatura do ar. Equipamentos usados deste tipo exigirão altos custos de manutenção, limpeza constante e reparos.
- Compressor de parafuso no mercado secundário - verdadeiro cavalo escuro. O equipamento pode não estar em conformidade com as especificações declaradas. Além disso, rolamentos desgastados ou unidades rotativas exigirão reparos ou substituições dispendiosos, com a assistência de especialistas ou serviços da empresa. Pior ainda, se o desligamento do compressor provocar o desligamento do trabalho e a falha do sincronismo de pedidos.
- Equipamentos com tipos não comuns de nós, lubrificantes - não é a melhor escolha. Especialmente diz respeito a produtos da indústria chinesa e a marcas desconhecidas. Em caso de falha no reparo de tal compressor, pode ser muito difícil ou impossível devido à inacessibilidade de peças de reposição.
Fabricantes de compressores para jateamento (quando se trata de empresas sérias) sempre declaram a duração da operação normal de seus equipamentos. Geralmente este termo tem 7-10 anos. Para este parâmetro (baseado na data de venda ou liberação), você pode escolher um compressor no mercado secundário.
Qual é a melhor maneira de operar o compressor
Ao trabalhar com um jato de areia, é necessário não apenas alcançar alta produtividade e o acabamento superficial necessário. O operador sempre recebe a seguinte lista de tarefas.
- Consiga tantos ciclos de recuperação quanto possível para materiais abrasivos.
- Evite efeitos indesejáveis no substrato tratado.
- Trabalhe em qualquer clima.
- Reduza a entrada de poeira no caminho de entrada.
Para resolver as tarefas acima, permitiremos nós industrialmente produzidos, alguns dos quais devem necessariamente ser incluídos na fixação da estação aérea.
Neutralização do condensado
O condensado sempre surge. no limite de conversão de pressão. Quando a entrada de ar e sua compressão no supercharger necessariamente condensam, o que entra no caminho de saída.Recebimento de gotas de ar:
- provoca aglomeração de areia abrasiva, o que reduz a qualidade do processamento, pode atrapalhar o funcionamento da unidade de mistura;
- provoca a corrosão de alguns materiais abrasivos, em particular granalha de aço, o que reduz o número de ciclos de recuperação e a eficiência econômica.
É possível neutralizar o condensado usando um resfriador de gás comprimido, após o qual um separador de ciclone / separador de umidade é instalado.. Este conjunto de equipamentos é instalado na saída do supercharger (recomendado) ou receptor.
Neutralização de óleo
A presença de óleo no fluxo de ar de exaustão é uma característica comum. dispositivos de pistão. A mecânica da ação de tais impurezas na mistura abrasiva é semelhante aos efeitos do condensado. Exceto que o óleo não causa corrosão. No entanto, pode ser altamente indesejável ao processar a superfície.
Ao entrar na base, o óleo é capaz de causar uma série de conseqüências desagradáveis: da quebra química, redução de aderência, destruição ou descoloração. Para neutralizar essa impureza no fluxo de saída de ar é necessário armadilha especial. Este nó deve ser instalado diretamente na saída do compressor.
Trabalho no inverno
Queda de temperatura abaixo de 0% perigosa para dispositivos elétricos. Reduções adicionais no desempenho podem causar problemas ao iniciar os motores de combustão interna. É especialmente difícil obter um diesel no frio. Portanto, se você planeja trabalhar no inverno ao ar livre, você deve definitivamente tomar medidas para garantir as condições adequadas de operação do compressor.
Dispositivos elétricos são para corpo aquecido. Tal sistema pode ser feito independentemente usando sensores térmicos e um cabo de aquecimento especial.
Reduzindo a quantidade de poeira no caminho de entrada
A maneira mais fácil de eliminar o perigo de poeira entrar no compressor. Para fazer isso, aplique o esquema.
- Para a estação de compressores, onde supercharger e receptor combinados em um design único, conecte a mangueira subaquática, cujo final é exibido muito além da área de trabalho.
- Nos sistemas onde compressor e receptor são separadosÉ permitido estender a rota indo do supercharger. Este último é colocado longe da área de trabalho. Não é recomendado estender a mangueira do receptor para o jato de areia.
Em alguns casos, para limpar o ar de entrada da poeira, você pode aplicar filtro industrial automotivo ou especial. Esse equipamento exigirá a limpeza periódica do site ou a substituição do item de trabalho. No entanto, nos casos em que não é possível limpar o ar de entrada de outra maneira, é bastante racional ir para tais despesas.
Conclusão
Compressor corretamente selecionado é uma garantia de tratamento de superfície de alta qualidade com boa produtividade de trabalho. No entanto, sem cintas adequadas, meios de purificação do ar a partir de umidade, óleo, para alcançar a continuidade necessária e conveniência simplesmente não vai funcionar. Portanto, a escolha do equipamento deve ser abordada com atenção total, não tentando economizar em elementos-chave ou comprando unidades usadas.