Seleção do compressor nas principais características
Os proprietários de casas particulares ou garagens geralmente têm situações em que é necessário usar ferramentas pneumáticas para vários trabalhos domésticos ou para manutenção de carros. Como a ferramenta pneumática funciona apenas a partir de ar comprimido, para o seu funcionamento efetivo é necessário fazer a escolha certa do compressor.
Conteúdo
Finalidade e escopo do compressor
O principal objetivo do compressor é produzir ar comprimido que se acumula no receptor e é alimentado no sistema pneumático.. Vários equipamentos e ferramentas pneumáticas estão conectados a este último.
O compressor é necessário para executar as seguintes operações:
- pintar várias superfícies, aplicando primer, tinta ou verniz;
- soprar lascas e poeira de várias partes na produção ou durante o trabalho de reparo;
- aplicação de compostos que evitam a corrosão em locais de difícil acesso do carro;
- polimento pneumático e retificadoras;
- operação de vice pneumático e vários clipes;
- chaves de fenda de trabalho e chaves.
Características para seleção de compressores
Chegando à escolha do compressor, você deve ter uma ideia clara para quais fins ele será usado. Somente com esta informação, você pode pegar a unidade, levando em consideração suas principais características.
Pressão de trabalho
O grau de compressão que o compressor é capaz de criar é uma característica fundamental para esta unidade. Depende do indicador de pressão de trabalho, se uma ferramenta pneumática funcionará com a eficiência necessária.
A pressão na documentação do compressor pode indicado nas seguintes unidades:
- Pascal (Pa);
- barras (bar);
- atmosferas (atm);
- milímetros de mercúrio (mm. mercúrio);
- quilograma-força por metro quadrado veja (kgf / cm2);
- em libras por quadrado. polegada (psi).
As unidades mais usadas, como Pa e Bar (1 bar = 0.1 Pa).
É importante! Ao escolher um dispositivo, você deve levar em consideração a perda de pressão do ar enquanto passa pelo caminho para a ferramenta. A pressão pode diminuir devido ao longo duto, a presença de uma infinidade de dobras, retalhos, válvulas, etc. Portanto, para a operação normal do instrumento, você precisará de um compressor com uma pequena margem de pressão.
Por exemplo, o dispositivo pode apertar o ar até um máximo de 10 Pa. Mas até que ele alcance o instrumento ao longo da linha, a pressão cai para 6 Pa. Se a ferramenta puder funcionar efetivamente com essa pressão, isso é bom. Mas se o equipamento pneumático for projetado para altas taxas de pressão de trabalho, o compressor terá que ser substituído por um mais potente.
Performance
Sob a capacidade da unidade entende-se normalmente o volume de ar comprimido, que pode produzir por unidade de tempo.A capacidade do compressor é medida em l / min ou m3/ min e não é um indicador estável, porque depende do modelo da unidade e da temperatura ambiente.
Poder
Indicado no passaporte para a unidade em quilowatts (kW) ou cavalos de potência (hp) (1 kW = 1,36 hp). Em princípio, o poder da unidade determina seu desempenho. Por conseguinte, quanto maior este indicador, maior a potência do motor instalado no compressor. Como calcular o desempenho será discutido mais, portanto, não é necessário calcular a potência do compressor.
Tensão e freqüência de operação
Equipamentos de compressão de ar podem operar a partir de uma rede trifásica e monofásica. Rede trifásica é rara para casas particulares, portanto unidades trifásicas são profissionais e são geralmente destinados à produção. Se o compressor estiver ligado a uma fonte de alimentação doméstica de 220 V, então neste caso é necessário escolher unidade monofásicacorrespondente à tensão e frequência na rede, que na Rússia é de 50 Hz e é o único padrão.
É importante! Leve em conta a corrente de partida da unidade, que é bem grande. Em uma rede de "subsídio", o motor do aparelho começará mal. É necessário conectar o compressor a uma tomada separada, conectada a um cabo com seção transversal suficiente.
Volume do receptor
O receptor é capacidade cumulativaem que o ar é bombeado da câmara de compressão do compressor. O número de ligar (desligar) a unidade depende do volume do receptor. Quanto maior o volume do tanque, menos será incluído o aparelho para bombear ar para dentro dele. Mas, para encher um receptor grande, a unidade levará mais tempo. É claro que o receptor menor irá encher mais rápido, mas a pressão nele cairá tão rapidamente quanto o instrumento estiver funcionando.
Nível de ruído
O ruído do compressor é uma enorme desvantagem. O compressor, especialmente do tipo pistão, produz um ruído forte, às vezes chegando a 85 dB, o que pode ser comparado com o ruído próximo da ferrovia.Portanto, escolhendo uma unidade, observe O isolamento está instalado?e que nível de ruído ele emite. É desejável que não exceda 68 dB. Se estes números especificados nas instruções para o dispositivo, você não diz nada, você pode pedir ao vendedor para verificar o compressor de ruído, ligando-o.
Fabricante
Um grande número de diferentes empresas está envolvido na produção de equipamentos de compressores, razão pela qual o mercado para esses produtos está em um estado lotado. Portanto, a marca do compressor também deve ser levada em conta se você quiser comprar uma boa unidade. Os artesãos domésticos e profissionais são aconselhados a selecionar um compressor entre produtos de marcas famosas, como Metabo, Fini, Fubag e Abac.
Cálculo do Desempenho do Compressor
O design do compressor determina seu desempenho.Os dispositivos de pistão e parafuso são mais comumente usados para comprimir o ar.
Unidade de pistão de desempenho
Para calcular o desempenho do compressor, você deve considerar o número de ferramentas pneumáticas que serão conectadas a ele, bem como suas características nominais.
O cálculo do desempenho é feito de acordo com a fórmula:
Q = ((Q1 * K1) / 0,65) + 30%, em que:
- Q - o desempenho geral do dispositivo;
- Q1 - consumo de ar do equipamento conectado ao duto;
- K1 - a taxa de utilização da ferramenta;
- 0,65 é um indicador aproximado da eficiência da câmara de compressão, tendo em conta a perda de pressão na linha;
- 30% - margem de desempenho.
Por exemplo, o caudal de ar de trabalho de uma chave (especificado no passaporte) é de 400 l / min. Portanto, Q1 = 400.
Também quando usar esta ferramenta é inevitável pausas ocorremque ocupam cerca de 80% de todo o fluxo de trabalho. Assim, a taxa de utilização da ferramenta será igual a 20%, ou seja, K1 = 0,2.
Substituímos os valores conhecidos pela fórmula: Q = ((400 x 0,2) / 0,65) + 30% = 160. Acontece que, para o funcionamento normal desta chave, é necessário um compressor com uma capacidade de 160 l / min.
Se você precisar conectar várias ferramentas à linha de ar, por exemplo, um moedor e uma furadeira, os valores de consumo de ar serão somados (200 + 240) e substituídos na fórmula acima. Mas neste caso, você deve considerar fator de sincronizaçãoque determina o desempenho do compressor ao usar várias ferramentas. Normalmente, para 2 pontos de consumo de ar comprimido, o fator de sincronicidade é 0,95. Substituindo os valores na fórmula, obtemos: Q = ((200 + 240) x 0,2) x 0,95 / 0,65 + 30% = 167,2 l / min. É essa quantidade de ar por minuto que o compressor precisará alimentar no sistema para garantir a operação normal das duas ferramentas pneumáticas.
Capacidade do compressor de parafuso
Esse valor pode ser representado como a soma dos volumes limitados por parafusos dentro do bloco de compressão, que são alimentados para a saída dele por unidade de tempo. Desempenho calculado pela fórmula: Qt = l * m1 * n1 * f1 + l * m2 * n2 * f2onde:
- Qt - desempenho da unidade, teórico;
- Eu é o comprimento do parafuso da unidade de compressão;
- m1 - indicador do número de visitas realizadas pelo parafuso de avanço;
- n1 - frequência com que o parafuso de avanço roda, com-1;
- f1 - área de calha no parafuso de avanço, m2;
- m2 - indicador do número de visitas realizadas pelo parafuso acionado;
- n2 - freqüência com que o parafuso acionado gira, com-1;
- f2 - a área da depressão no parafuso acionado, m2.
Se considerarmos que m1 * n1 = m2 * n2 = m * n, a fórmula pode ser simplificada: Qt = l * m * n * (f1 + f2).
Na realidade, a vazão real é afetada por vários transbordamentos no interior da unidade do compressor e vazamentos através das vedações, além de várias perdas de energia. Portanto, é sempre menor que o consumo teórico, e matematicamente levado em conta taxa de alimentação.
Com base no exposto, o desempenho real é determinado pela fórmula Qd = Qt∙ηn - Qnonde:
- Qd - desempenho real;
- Qn - a quantidade de vazamento de ar através das vedações;
- ηn - taxa de alimentação.
Parâmetros exigidos para várias ferramentas pneumáticas
Escolhendo um compressor de ar, que garante a operação da ferramenta, nem sempre vale a pena buscar grandes indicadores de seu desempenho e tamanho do receptor, já que as características médias da unidade serão suficientes para a operação normal da maioria dos equipamentos pneumáticos.. Você pode economizar nisso, porque o pagamento excessivo de energia e outros parâmetros, cujo uso não está previsto no futuro, é impraticável.
Qualquer ferramenta pneumática tem uma pressão nominal e fluxo de ar, no qual pode efetivamente executar suas funções. A tabela abaixo mostra dados comparativos para ferramentas pneumáticas, freqüentemente usadas com compressores de ar.
Usando esta tabela, você pode facilmente pegar uma ferramenta pneumática sob os parâmetros do compressor, ou vice-versa - a unidade sob os parâmetros da ferramenta. Por exemplo, é possível entender qual ferramenta pneumática pode operar a uma pressão de 7 bar e para qual um soprador mais potente é necessário.
Dicas para escolher o tipo de compressor para trabalhar na garagem
Entre as muitas opções de compressores, as unidades de parafuso e pistão são consideradas as mais comuns. Máquinas de parafuso são instalações caras que são mais adequadas. para grandes oficinas mecânicas com um alto nível de consumo de ar. Graças ao uso de um compressor de parafuso, vários pontos de consumo de ar comprimido podem ser feitos ao mesmo tempo, por exemplo, para usar uma ferramenta elétrica, um dispositivo de inflação de pneus, uma estação de montagem de pneus, etc.
Para médio ou pequeno serviço de carro, bem como para a garagem é melhor comprar um compressor de pistão. As unidades do tipo pistão são as mais populares devido a preços razoáveis, facilidade de uso e confiabilidade. Com pequenas dimensões deste equipamento é possível conectar vários dutos de ar independentes a ele. Compressores alternativos são de dois tipos.
- Acionamento diretoquando o eixo do motor está localizado no mesmo eixo que o virabrequim do bloco de compressão. Dispositivos de acionamento direto (coaxiais) são frequentemente usados na garagem e no trabalho de campo. Mas você deve saber que este tipo de compressor tem um recurso limitado, cerca de 6000 horas.
- Acionado por correia: os eixos do bloco e o motor possuem polias e são interligados por meio de acionamento por correia. A vida útil de um compressor acionado por correia é muito maior, pois as polias no eixo do motor e no virabrequim do bloco têm tamanhos diferentes. Devido a isso, o torque do motor é um pouco extinto, a velocidade do virabrequim é reduzida, ele recebe uma carga menor, e partes do bloco de compressão desgastam-se menos.
Ao escolher um modelo de compressor específico, você deve perguntar ao vendedor que tipo de equipamento ele pertence - doméstico ou profissional. As unidades domésticas são feitas de materiais simples, baratos e às vezes não muito de alta qualidade, requerem interrupções. Dispositivos profissionais são análogos de compressores domésticos, mas em sua fabricação são usadas peças resistentes ao desgaste de alta qualidade. Além disso, o equipamento profissional pode trabalhar sem superaquecer por muito tempo.