Reparação e manutenção de cortadores de grama
Cortadores de grama são uma técnica útil que permite manter a cobertura de grama em uma condição arrumada no país, no jardim, no parque. Graças ao seu uso, os gramados assumem uma aparência atraente com o mínimo de esforço e tempo. Gasolina popular e dispositivos elétricos, empurrados para os cortadores de modelos mecânicos de fundo.
Com o funcionamento adequado, o equipamento pode funcionar por mais de um ano sem danos. Mas com o tempo, as peças se desgastam ou um acidente inesperado pode ocorrer, fazendo com que a unidade falhe. Se a técnica não garantia, não é necessário entrar em contato com o centro de serviços para obter ajuda de especialistas. O reparo e a manutenção de cortadores de grama podem ser feitos em casa. Isto é devido ao fato de que muitas falhas não estão relacionadas a danos sérios, elas podem ser facilmente resolvidas por conta própria.
Conteúdo
- 1 Os principais avarias dos cortadores de relva eléctricos e a gasolina
- 2 Problemas mecânicos
- 3 Problemas frequentes com o sistema de acionamento
- 4 Ferramentas de diagnóstico motorizado
- 5 Identificação e eliminação de problemas com o funcionamento de motores elétricos
- 6 Causas de falhas no motor a gasolina
- 7 Diagnóstico Cortador
- 8 Removendo e instalando faca
- 9 Afiando lâminas em casa
- 10 Substituindo a linha no cortador de grama
Os principais avarias dos cortadores de relva eléctricos e a gasolina
Apesar da variedade de modelos e fabricantes de cortadores de grama, a gasolina e o equipamento elétrico têm componentes estruturais semelhantes. A diferença está nos tipos de motores instalados e nos sistemas de manutenção associados. As avarias do equipamento são convencionalmente divididas em 2 grupos:
- mecânico;
- associado à parte da unidade.
Avarias mecânicas dos modelos com gasolina e motores elétricos são praticamente as mesmas, mas a falha na operação da parte motriz do cortador de grama pode ser causada por problemas com diferentes partes.
Problemas mecânicos
O sistema mecânico de cortadores de grama com diferentes acionamentos consiste nos seguintes elementos estruturais e componentes:
- faca (tipo rotativo ou cilíndrico) ou linha de pesca;
- mecanismo de transmissão;
- captador de grama e dispositivos de ejeção de grama;
- rodas, alças e corpo.
Falha do elemento de corte
O mais freqüentemente danificado (por exemplo, curva) ou facas sem corte, termina a linha de pesca. Isso é facilmente detectado com um simples inspeção visual.
O facto de os bocais de corte serem rombos é evidenciado pelo corte irregular de hastes de relva durante o corte com um cortador de relva.
Com o passar do tempo facas de montagem pode enfraquecer. Seu equilíbrio durante a rotação é perturbado, e vibração, assobio, chocalhar aparece. Se as facas se danificarem, então durante a operação o mecanismo começará a fazer além disso movimentos incontroláveis, súbitos, agudos. Para solucionar esses tipos de elementos de corte, exponha na posição desejada, substitua por novos ou conserte. Se possível, afie as lâminas.
Sons e vibrações ao trabalhar
Sons incomuns, vibrações, chocalhos aparecem durante a operação da unidade, quando as fixações de seus elementos estruturais são enfraquecidas: a carcaça, o motor. Esses fenômenos são mais comuns em modelos a gasolina, porque seu motor flutua mais durante a operação do que um motor elétrico. Para eliminar esses fenômenos, verifique todas as conexões, apertando os parafusos, se necessário. Acontece que o apito durante a operação da unidade ocorre devido a entrar objeto estranho, que bloqueia no rolo aerador. Nesse caso, basta fazer com que pare o som.
Dicas de corte não giram
Muitas vezes, ao cortar a relva alta ou a relva dura, as cabeças de corte já não rodam devido a condução de grama. Na maioria dos casos, esse problema (se não levar a conseqüências negativas mais significativas) é fácil de resolver com suas próprias mãos, simplesmente escolhendo as hastes das plantas com um bastão.
Divisão de peças estruturais
Danos às rodas, alças e corpo raramente ocorrem. Se forem significativos, altere esses elementos estruturais.Os métodos de reparo, se possível, dependem, em cada caso, do material das partes quebradas - podem ser de plástico, alumínio, aço.
Quebra de cinto
Durante o uso prolongado, o cortador se desgasta, estica e quebra o cinto. Ao mesmo tempo, o motor a gasolina do dispositivo funciona e as facas não rodam. Modelos autopropelidos também podem se romper. correia de transmissão: então eles param e não vão. Às vezes, o cabo da embreagem simplesmente se estica e precisa ser ajustado.
Problemas frequentes com o sistema de acionamento
A unidade de acionamento em mecanismos elétricos e movidos a gasolina é organizada de maneira diferente. Nesse caso, o mecanismo é seu principal elemento. As falhas associadas ao motor são acompanhadas pelos seguintes defeitos:
- cortador de grama pára de enrolar;
- após o lançamento, o equipamento quase imediatamente paralisa;
- durante a operação, a potência do motor não se desenvolve totalmente;
- vibrações excessivas durante a operação.
Como resultado de uma colisão com uma pedra, um coto ou outro obstáculo rígido, o eixo no qual a faca está instalada, bem como seus nós associados, pode ser danificado. Então, reparos mais radicais serão necessários.
Na maioria dos casos, você precisará entrar em contato com um centro de serviços para obter assistência.
Em gadanheiras instalar motores de combustão interna a dois tempos ou quatro temposter um design diferente. Por esta razão, problemas com o motor podem ser causados por uma quebra de peças idênticas, bem como diferentes. Independentemente do fabricante, os reparos do cortador de grama com o mesmo tipo de inversor instalado são produzidos da mesma maneira.
Ferramentas de diagnóstico motorizado
Para identificar problemas com cortadores de grama com um tipo diferente de inversor e sua eliminação, você precisará dos seguintes dispositivos e ferramentas:
- chave de fenda indicadora;
- multímetro ou testador com indicação de tensão;
- chaves de fenda;
- chaves inglesas ou chaves sextavadas (dependendo dos fixadores usados na montagem do equipamento);
- alicate;
- clippers;
- uma faca;
- martelo
De materiais pode precisar fita isolante e detalhes encontrados durante a inspeção.
Causas de avarias do motor do cortador de relva estão relacionadas com os seguintes factores:
- superaquecimento ou sobrecarga do motor;
- contatos ou quebras ruins no circuito elétrico (para modelos elétricos);
- violação do fornecimento de combustível ou óleo (em unidades de gasolina).
Portanto, é necessário periodicamente, com foco nas recomendações descritas nas instruções de operação, faça paradas enquanto trabalha e constantemente limpar o equipamento de resíduos de ervas.
Para motores de combustão interna, você deve usar um óleo adequado e a marca especificada de gasolina no passaporte.
Identificação e eliminação de problemas com o funcionamento de motores elétricos
Para descobrir o motivo pelo qual o corta-relva eléctrico não arranca, pára após ligar ou durante o funcionamento, as seguintes medidas são tomadas sequencialmente.
- Cheque tensão de alimentação na sua conformidade com o valor dado no passaporte do equipamento. Se for maior ou menor que o normal, você precisará usar um estabilizador ou parar de funcionar por um tempo.
- Inspecionar visualmente cabo com ficha (e um fusível) pela presença de danos mecânicos, e quando são detectados, eles trocam o cabo ou o conectam e o isolam novamente.
- Então vá para botão liga / desliga: é desconectado e verificado usando ferramentas especiais.
- Inspecione a presença de inchaço ou oxidação capacitor.
- Depois vá para verificar motor elétrico cortadores de grama: visualmente verificar a presença de seções queimadas do enrolamento ou com a ajuda do dispositivo a sua integridade.
Após detectar uma avaria em qualquer estágio e sua eliminação, verifique o funcionamento do equipamento como um todo. Em vez de um plugue danificado, eles instalam exclusivamente um novo. A integridade do cabo de alimentação e o desempenho do botão liga / desliga podem ser facilmente determinados usando um multímetro ou um testador (até mesmo uma chave de fenda indicadora).
Vá diretamente para verificando o capacitor de deslocamento de fase É recomendado para os seguintes sinais na operação da unidade:
- no momento da tensão de alimentação, o motor elétrico está se contraindo;
- o motor elétrico superaquece em marcha lenta ou com baixo nível de carga;
- um zumbido não característico emana do motor;
- motor elétrico não está ganhando impulso.
Um capacitor com falha é substituído por uma nova parte da capacidade correspondente.
Sinais visuais que motor elétrico queimadoé o escurecimento dos enrolamentos, o derretimento do isolamento, a fusão do cobre. Quando tais fenômenos estiverem presentes, você precisará substituir o motor elétrico ou recorrer a profissionais.Se não houver sinais externos e o multímetro mostrar a presença de uma folga no enrolamento, você também precisará trocar o motor.
Os modelos coletores de motores elétricos verificam imediatamente as escovas: são limpos com papel abrasivo ou trocado.
Com muitos anos de operação, os cortadores usar pastilhas de freio motor elétrico. Neste caso, você precisa desmontar o motor e remover o revestimento.
Começando a procurar as causas da falha, deve-se ter em mente que a tecnologia equipada com motores elétricos, problemas de partida e operação do motor está associada principalmente a contatos fracos no circuito elétrico ou violação da integridade da fiação. Muito menos frequentemente, o botão de partida falha, o capacitor de mudança de fase ou o motor elétrico (devido a sobrecarga ou superaquecimento). Um número de modelos de cortadores de grama equipados com proteção térmica do motor - pode funcionar, enquanto o mecanismo não liga. Para eliminar o problema, basta fechar o circuito.
Recomenda-se que todas as operações de trabalho com modelos elétricos de cortadores de grama sejam realizadas com a desconexão da rede para não provocar um choque elétrico.Ao reparar um motor elétrico e um sistema de controle com suas próprias mãos, você deve ter um conhecimento básico de engenharia elétrica para realizar o trabalho corretamente.
Causas de falhas no motor a gasolina
Os motores de combustão interna a gasolina (especialmente a quatro tempos) foram concebidos para funcionar em áreas com uma inclinação não superior a 15 graus. Distorções de 30 graus a curto prazo são permitidas. Com grandes inclinações o motor pode parar. Alguns modelos de gadanheiras têm uma alavanca de aceleração: você precisa ajustar a ignição no cortador de grama ao máximo antes de começar a trabalhar.
Consertar um motor de combustão interna com suas próprias mãos é considerado uma tarefa mais difícil do que um motor elétrico. Isto é devido à maior complexidade de seu design. Você precisa conhecer os mecanismos de dois e quatro tempos do dispositivo, seus recursos de design.
Começando trabalhos de reparo, é necessário verificar o curso de uma corda de um suporte (alavanca) da segurança. Você pode precisar ajustá-lo.
Problemas com a mistura de combustível
A causa mais simples dos problemas com uma unidade de gasolina é a falta de combustível. Sua disponibilidade não é difícil de verificar.Ele também deve olhar para os modelos de motores de quatro tempos condição e nível de óleo. Se está contaminado ou é pequeno, então você precisa preencher um novo líquido, drenar o antigo antes disso.
Durante o funcionamento contínuo do cortador, o carburador é contaminado pelos produtos da combustão do combustível ou devido à má qualidade da gasolina derramada. Como resultado velocidade do motor de mergulho. Você pode limpar o conjunto do carburador você mesmo. Para fazer isso, será necessário desmontar e enxaguar com uma ferramenta especial. Você pode tentar soprar inicialmente pelo ar para remover obstruções.
Deve ser lembrado que antes de instalar no local deve ser feito para ajustar o carburador. Para o motor funcionar bem, ele precisa estar configurado corretamente.
A mangueira de combustível também está entupida com gasolina de baixa qualidade. Quando não chega, o salão é limpo com uma agulha e substituído por um filtro de combustível. Quando entupindo o filtro de ar gotas de potência do motor. Em tais casos, o elemento filtrante deve ser limpo ou substituído.
Ruptura do cabo de partida
Muitas vezes, problemas com a partida são causados por um cabo de arranque quebrado.Na versão mais simples, consertar uma partida consiste em amarrar uma corda em um nó. Em situações mais complexas, você precisará desmontar toda a montagem e trocar o cabo.
Avaria da vela de ignição
Se o motor a gasolina não começar de todo ou parar imediatamente, verifique a vela de ignição. Deve produzir uma faísca, visível mesmo à luz do dia. Para isso, é torcido e inspecionado. Se não houver faísca, substitua a peça. Na aparência da vela você pode diagnosticar dano:
- se estiver seco, isso indica um problema no sistema de abastecimento de combustível;
- quando a vela está molhada, o mau funcionamento do carburador causa mau funcionamento;
- na presença de fuligem preta na vela, ela é limpa ou substituída por uma nova.
Outras avarias
Motor a gasolina pobre funciona com parcial usar ou queimar pistões. Para reparo você precisará desmontar o motor e colocar as peças inteiras. Também pode ocorrer dano mecânicopor exemplo, obstrução do virabrequim ou do pistão, aparecimento de rachaduras no carburador ou no alojamento do motor. Em tais situações, você precisará instalar novas peças.
Reparos sérios de motores a gasolina requerem conhecimento profissional ehabilidades. Se estiverem ausentes, é melhor entrar em contato com o centro de atendimento para especialistas.
Diagnóstico Cortador
Com o uso constante do cortador de grama, seu acessório de corte se torna opaco com o tempo. As seguintes indicações são indicativas disso:
- cobertura de grama é desigual cortada;
- plantas são arrancadas;
- aumenta o tempo gasto no trabalho;
- aumenta o consumo de combustível ou eletricidade.
Quando esses fenômenos ocorrem, a peça de corte precisa ser inspecionada e, se necessário, removida, depois de ter previamente limpo os recortes de grama. Se houver rachaduras em metal ou deformações que não permitem o balanceamento das lâminas, o implemento de corte precisa ser substituído. Quando as peças de desgaste são insignificantes, em seguida, afiar facas. Pode ser produzido com facilidade em casa com as próprias mãos.
Para remover o tipo rotativo ou cilíndrico da faca e depois afiá-lo ou instalar um novo, execute o seguinte atividades preparatórias:
- drenar o óleo;
- cortadores de grama elétricos são desconectados da rede elétrica, e em unidades de gasolina eles pressionam um botão que bloqueia sua inclusão;
- das unidades que trabalham com gasolina, elas drenam o combustível ou o produzem completamente, desparafusam a vela de ignição;
- Coloque o mecanismo no suporte, permitindo o acesso livre ao bocal de corte.
Este último só é necessário se no instrumento motor de combustão interna instalado. Você também pode inclinar este equipamento na direção das alças, removendo a caixa de coleta dele. Modelos com motor elétrico podem ser reparados em qualquer posição conveniente.
Se não houver meios especiais para bloquear o eixo, você precisará fazê-lo de outra maneira apropriada.
Antes do trabalho, recomenda-se que você use luvas apertadas para proteger suas mãos de possíveis cortes nas lâminas.
Removendo e instalando faca
Bocais de corte tipo rotativo a maioria dos modelos é fixada ao eixo de acionamento com um parafuso. Está localizado no centro da peça. Substituir a faca no cortador de grama neste caso é o seguinte:
- na presença de fragmentos de grama, limpe-os com uma vassoura ou escova;
- Desaperte o parafuso de fixação com uma chave de tamanho adequado (normalmente o número 19);
- coloque a faca (o mesmo comprimento que a tomada) na posição correta, apertando o parafuso de fixação com a chave com o esforço exigido pelas instruções;
- verifique a uniformidade de rotação do bocal, torcendo-o com a mão: a distância do convés deve ser sempre a mesma;
- Coloque a unidade na posição de trabalho.
Quando o parafuso não desatarraxar a chave, você pode bater levemente com um martelo. Se isso não ajudar, você deve derramar os fixadores com querosene ou fluido de freio. Use alavancas extras com uma chave com cuidado, porque você pode quebrar o topo do parafuso. O aquecimento do fixador também contribui para o seu desenrolamento.
Conheça facas do tipo rotativo com dois bocais curtos. Nesse caso, o trabalho de substituição é executado da mesma maneira. Alterar faca cilíndrica pode ser do mesmo jeito. A diferença está nas características de design da fixação do bocal deste tipo.
É necessário remover o acessório de corte com cuidado para não perder os detalhes. Ao mesmo tempo, sua posição deve ser lembrada para colocar as novas lâminas corretamente.
Afiando lâminas em casa
Você pode afiar as lâminas do cortador de grama usando as seguintes ferramentas e acessórios:
- Búlgaros;
- retificadora;
- arquivo;
- lixa;
- uma obelka (bar) ou uma pedra abrasiva.
Antes de afiar deve usar luvas. Se o trabalho for realizado em uma retificadora ou usando uma rebarbadora, você precisará usar uma máscara ou óculos para proteger seus olhos de partículas abrasivas ou metal.
Antes de afiar uma faca, ela é examinada quanto à presença de deformações e ao grau de desgaste. As curvas existentes são niveladas em uma bigorna ou um pedaço de trilhos com um martelo.
Ao trabalhar na retificadora O acessório de corte é trazido para o círculo rotativo e a lâmina é pressionada contra a lixa sob uma certa inclinação. Para alinhar a borda, coloque inicialmente um círculo de granulação grossa. Lapidação e moagem realizar no círculo de grãos finos. Se possível, moer o item com uma roda de feltro - destina-se ao polimento. Algumas máquinas são equipadas com dispositivos que permitem fixar a peça de trabalho - facilita o processo de afiação.
Afie as lâminas das facas usando ferramentas manuais ou moedores recomenda-se, anteriormente, ter fixado um bico em um torno de metal. Se a aresta de corte do bocal de trabalho estiver muito danificada, ela poderá ser cortada, mas apenas imediatamente de ambos os lados.Em todos os casos, um esforço forte não deve ser aplicado. Como resultado, as lâminas devem ser afiadas em um ângulo de 30 graus.
Depois de virar o cheque balanceamento de lâminas. Para isso, uma chave de fenda é inserida no orifício do parafuso, por exemplo. Em seguida, levante-o para uma posição vertical: a faca deve permanecer no plano horizontal. Quando ocorrer desequilíbrio, o desequilíbrio deve ser restaurado. Isso é feito simplesmente retificando o metal do lado mais pesado (superado) do bocal. A remoção das camadas de material é realizada pouco a pouco, verificando o balanço.
Substituindo a linha no cortador de grama
Além de facas no cortador de grama pode ser instalado linha de pesca. Este bocal é uma bobina na qual é ferida fio de nylon. As bobinas de corte vêm em duas variedades:
- com 1 bar;
- com duas extremidades salientes do fio de nylon.
A estrutura do bocal é simples: na bobina há dois departamentos, entre eles há uma partição, na qual há um entalhe. O fio está enrolado nessas trilhas. Para sua saída da bobina existem furos especiais.
Em diferentes modelos de cortadores de grama, as pontas de corte são usadas com uma espessura diferente da linha de pesca.Este parâmetro está no intervalo de 1,2 a 4 mm.
Além disso, o fio de polietileno varia forma seccional. Isso define o escopo de uso (propósito) do material. De acordo com estes critérios, a linha de pesca pode ser de vários tipos:
- a rodada, que é a variedade mais durável usada para cortar a cobertura de grama;
- figurado, usado ao cortar plantas com hastes suaves;
- torcido, adequado apenas para a forragem fina.
Existe um fio tipo profissional. Mas essa variedade não é adequada para uso em todos os modelos de equipamentos.
O bocal em si raramente é danificado, só se desgasta e termina com um fio de nylon. Para retomar o trabalho, você precisa voltar a enrolar a linha. Vale a pena comprar o fio adequado para a bobina instalada no cortador de grama.
O procedimento para a substituição da linha de pesca na bobina com uma farpa
Para mudar a linha para a bobina com uma gavinha emitida, proceda da seguinte forma:
- desligue o cortador de grama, desconectando a rede elétrica da rede;
- remova o acessório de corte, pré-travando o eixo de girar, por exemplo, usando uma chave de fenda;
- desmonte a caixa, geralmente removendo sua tampa pressionando as travas;
- esquematize cuidadosamente todos os detalhes;
- cortar de dois a quatro metros de linha de pesca com um diâmetro especificado nas instruções para o acessório utilizado;
- dobre a peça ao meio para dividir em duas peças idênticas;
- uma extremidade do cordão é enroscada no ouvido dentro da bobina;
- enrolar a linha no sentido anti-horário (na direção oposta à rotação do bocal durante a operação);
- deixe uma pequena extremidade da linha, que é lançada através do buraco, tendo sido previamente fixada em uma fenda especial para que ela não se desenrole;
- coletar bobina;
- coloque o bocal no cortador de grama.
Quando o corte está instalado bocal com alimentação automática ou semi-automática cabo, no interior tem uma mola. Portanto, ao desmontar o gabinete, é necessário garantir que ele não voe e não se perca.
A ranhura que trava a linha pode estar faltando. Neste caso, é segurado pela mão durante a montagem do bico, para que não se desenrole.
Substituindo linha de pesca em outros tipos de bobinas
Para bobinar corretamente a linha no carretel com duas extremidades salientes do cordãoprecisa desmontá-lo. Dentro há dois entalhes. Ao mesmo tempo, as extremidades da linha de pesca são dispostas separadamente de acordo com essas ranhuras.O enrolamento também é realizado na direção oposta à rotação do bico.
Existem modelos de bobinas com um design diferente. Em tais casos, muitas vezes não é necessário desmontar o bocal para inserir o cabo. Tópico inserido em um especial através do olhodentro da bobina. A linha está esgotada devido a pressionar um botão. Ele está localizado diretamente no corpo do bocal de corte e é projetado de forma que, quando o cabo estiver gasto, ele possa liberar suas novas extremidades sem desmontar as bobinas.
Recomenda-se a realização de trabalhos de substituição da linha de pesca nos cortadores de gasolina com o botão de ligação bloqueado.
Antes de torcer a linha, ela pode ser pré-embebida por um tempo na água - isso aumentará a força e a elasticidade do fio inserido. O enrolamento de cabos de metal é proibido. O cordão deve corresponder ao diâmetro especificado na instrução.
É necessário começar o conserto de cortadores de grama só depois do conhecimento preliminar com a instrução da sua operação. Discute o design do modelo e as regras para seu uso. Para minimizar a probabilidade de danos, você deve seguir os requisitos de manutenção regulares.Você precisa usar apenas combustíveis e lubrificantes de alta qualidade.
Antes de começar a cortar grama, recomenda-se inspecionar a área pré-tratada para a presença de pedras, tocos e outros obstáculos. Isso ajudará a evitar colisões acidentais e acidentes imprevistos. Observe também que um cortador de grama é recomendado trabalhar com grama secaporque entope lentamente facas e outras partes do mecanismo.