Uso adequado da chave de fenda
A chave de fenda substituiu com sucesso não apenas vários tipos de chaves de fenda, mas também chaves inglesas e hexagonais. Também esta ferramenta é usada em vez de uma broca. Para construtores com fabricantes de móveis, uma chave de fenda elétrica tornou-se um assistente indispensável. Para ele e em casa é sempre o aplicativo. O alcance no mercado é representado por uma grande variedade de modelos. Apesar da prevalência de chaves de fenda em vários campos de atividade, nem todos os usuários, especialmente iniciantes, sabem como operá-lo. O uso, manutenção e armazenamento adequados de ferramentas elétricas estenderão ao máximo sua vida útil.
Conteúdo
O dispositivo e o princípio de funcionamento da chave de fenda
De acordo com o método de fornecimento de energia, as chaves de fenda são divididas em dois tipos:
- rede, conectada à rede de tensão de 220 V;
- recarregável, usando a energia da carga acumulada.
Recentemente, também existem ferramentas com um método combinado de poder. Eles combinam todos os benefícios de ambas as variedades.
Rede de dispositivos externa e interna e modelos de bateria são quase os mesmos. Em geral, uma ferramenta elétrica consiste nos seguintes elementos estruturais:
- recintos;
- cartucho;
- botão de energia;
- interruptor do sentido de rotação do motor elétrico (reverso);
- controlador de velocidade (número de rotações);
- poder nos botões de bloqueio;
- Regulador da força de aperto (comutador do valor do binário).
A foto abaixo mostra a construção de uma chave de fenda do tipo sem fio.
Um número de modelos além disso equipado com luz de fundoque é implementado de forma construtiva de diferentes maneiras. Nem todo produto tem um controlador de velocidade e um botão de bloqueio de energia.As chaves de fenda elétricas de rede têm um cabo de alimentação e as baterias têm uma unidade de carga instalada.
Carcaça da ferramenta de poder na maioria das vezes feita de plástico, muito menos frequentemente - de ligas de metais diferentes. Por conveniência, geralmente consiste de 2 metades. Dentro do gabinete, essas partes principais são:
- motor elétrico (corrente direta ou alternada);
- cobrar;
- capacitor;
- caixa de velocidades;
- acoplamento
O diagrama de fiação depende do modelo.
Chave de fenda elétrica pode ser equipada com cartuchos de diferentes tipos. O mais difundido três mandíbula sem chave versão desta parte. O cartucho também consiste em partes individuais, que são apresentadas na foto a seguir.
Deve-se levar em conta que, se o objetivo da chave de fenda for altamente especializado, isso pode introduzir algumas mudanças no projeto.
Fprincípio do trabalho as chaves de fenda de rede e sem fio são as mesmas. Encontra-se no fato de que a energia elétrica faz com que o motor gire. Através da caixa de engrenagens e do eixo, a força e a velocidade são transmitidas do motor para o acessório fixado no cartucho.Ela já faz um furo ou torce ou torce parafusos. A peculiaridade do processo é que o modelo elétrico dos modelos de rede opera com uma voltagem alternada de 220 V, e com os de bateria - a uma voltagem constante, cujo valor pode estar na faixa de 3,5 V a 36 V.
Realize a troca de bicos
Alterar o bocal na chave de fenda não é difícil. A ferramenta pode ser equipada com um mandril de liberação rápida ou mandril pronto para uso. Substitua o ferramental em ambos os casos de maneira semelhante. Para puxar a broca da chave de fenda com mandril sem chave e insira um novo ou outro tipo de snap-in da seguinte maneira:
- primeiro, um bit é selecionado para o tamanho do limite e o tipo de slot nele (transversal, reto ou outro) ou uma broca com o diâmetro necessário correspondente ao material no qual o furo deve ser criado;
- gira o cartucho contra a direção da hora;
- no centro, entre cames divorciadas, estabelecer o tipo de equipamento escolhido;
- girando a caixa do cartucho na direção do relógio, prenda o bico.
Puxe a broca da chave de fenda (ou outro bico) segurando a parte móvel do mandril com uma mão e pressionando o botão de partida com o segundo. Apenas pré-comute o sentido de rotação para desenrolar.
Quando o berbequim está equipado com um mandril chave na mão, então, para mudar o snap faça:
- inserindo a chave no recesso para ela, gire o cartucho;
- Eu instalo o bocal;
- Prenda-o, girando a chave no sentido horário.
Existem modelos nos quais você pode remover um cartucho do mesmo tipo, por exemplo, de liberação rápida, e substituí-lo por um análogo turnkey. Ao escolher uma opção, você precisa se concentrar não apenas na conveniência ao trabalhar, mas também deve considerar os prós e contras de cada um deles. Assim, o mandril de chave firme aperta firmemente o encaixe, que é importante ao perfurar, e o de engate rápido permite uma substituição mais rápida, mesmo com uma mão (com a outra segurando a alça enquanto pressiona o botão de partida, conforme necessário).
Aplicação chave de fenda
Para usar uma chave de fenda corretamente, é necessário executar apenas as operações indicadas manual de instruções fabricante deste produto. O principal (por nomeação) para esta ferramenta é esse tipo de trabalho:
- aparafusar ou desaparafusar fixadores de vários tipos, incluindo apertar e desenroscar parafusos com porcas;
- furos em diferentes materiais de dureza.
Usando uma chave de fenda para o seu propósito é a maneira mais comum de usar este dispositivo, tanto em casa como na construção, fabricação de móveis, fiação, durante a montagem e reparação de carros. O escopo do produto não se limita a essas áreas: a chave de fenda é útil sempre que você precisar trabalhar com fixadores (montar para desmontar diferentes designs, equipamentos, máquinas) e fazer furos de tamanho relativamente pequeno.
O escopo de um modelo específico é determinado por qual categoria ele pertence: domiciliar ou profissional. Uma ferramenta projetada para uso doméstico, é relativamente barata, tem um pequeno poder e torque. Os modelos domésticos têm baixa produtividade e funcionalidade limitada.
Chave de fenda de categoria profissional tem funcionalidade avançada e alto desempenho técnico. Tal ferramenta é projetada para uso efetivo a longo prazo para o propósito pretendido.Também tem oportunidades muito mais amplas de exploração não convencional.
Usos não convencionais
Além da nomeação direta de uma chave de fenda elétrica é usado para realizar várias operações não convencionais. Estes incluem os seguintes tipos de trabalho:
- polimento de carros e seus faróis;
- misturar pequenas quantidades de várias misturas e tintas de edifícios;
- furos de perfuração no gelo (para esta ferramenta é equipado com um bico especial - a broca);
- reforço de acasalamento;
- corte de rosca;
- corte de grama (para este fim, o dispositivo é retrabalhado em um aparador ou cortador de grama, ou simplesmente inserido no bocal do cartucho com lâminas);
- moagem de grama macia ou ramos finos (para isso, um triturador de jardim é criado com base em uma broca / chave de fenda);
- moagem de superfície;
- materiais de corte;
- fios torcidos.
Isso está longe de ser uma lista exaustiva de trabalhos não convencionais realizados com chaves de fenda elétricas alimentadas por bateria ou por rede. O pensamento inventivo não fica parado. Praticamente todo especialista tem opções que não são típicas para essa ferramenta.
Com a ajuda de uma chave de fenda, você pode devolver o carro à sua cor e brilho originais. Para polir a máquina, aplique estes tipos de bicos:
- círculos de couro ou tecido, com a ajuda deles / delas executam a limpeza inicial de superfícies;
- feltro - são utilizados para o processamento inicial e acabamento de polimento (bicos adequados feitos de pele de carneiro);
- Borracha de espuma.
Junto com o equipamento, pastas de polimento e polimentos também são usados. Eles são dos seguintes tipos:
- silicone;
- abrasivo;
- não abrasivo.
Usando ferramentas semelhantes é realizado e faróis polidos.
A qualidade do resultado alcançado é determinada pela combinação correta de bicos com agentes de polimento, bem como a precisão e habilidade do trabalho.
Vergalhão de confecção de malhas Com a ajuda do fio de aço é muito comum na indústria da construção na construção de estruturas de concreto armado (monolítico), por exemplo, fundações, casas. Mesmo se você tiver que realizar uma pequena quantidade de trabalho, trabalhar com um gancho de mão ou um alicate não é muito produtivo. Muito mais rapidamente ajudará a tricotar a armadura de bateria ou a chave de fenda elétrica de rede, equipada com um bocal na forma de um gancho. Ao mesmo tempo, o indicador de energia da ferramenta não é particularmente importante.
Torcendo as extremidades cortadas dos fiosPor exemplo, nas caixas de distribuição, esse também é um trabalho bastante rotineiro. Você pode acelerar o processo com uma chave de fenda com um bico especial. Como torcer, mostrado no vídeo abaixo:
Características de perfuração pela arma do parafuso de concreto, metal, tijolo
Usando chaves de fenda elétricas, perfure madeira, metal, concreto e outros materiais. Ao mesmo tempo, a funcionalidade do modelo utilizado depende de seus indicadores técnicos: potência, tamanho, torque, disponibilidade do modo de impacto, velocidade. O manual de instruções contém instruções precisas sobre se é possível perfurar com uma chave de fenda este ou aquele material. Ele também fornece o diâmetro máximo de furos criados e, em alguns casos, o limite de profundidade.
Parede de tijolo ou concreto capaz de perfurar apenas uma chave de fenda suficientemente potente. Na maioria dos casos, esses dispositivos podem operar no modo de choque. Mas perfurar uma parede de concreto com uma chave de fenda, mesmo de um tipo de martelo, é bastante problemático. Esta ferramenta é adequada apenas para operações únicas.Este trabalho demorado é melhor feito usando um soco.
Em madeiras macias até mesmo produtos recarregáveis da categoria doméstica são capazes de criar aberturas com uma seção transversal de até 20 mm. Com a ajuda de modelos de orçamento do ranking das melhores chaves de fenda elétrica de 2017, vários metais são perfurados, incluindo o aço. Ao mesmo tempo, os furos de diâmetro podem atingir 10 mm.
Para perfurar cada material usado, um certo tipo de broca. Os bicos diferem não só no material do qual são feitos, mas também no seu design e nitidez.
Ao trabalhar com a ferramenta, a broca rotativa deve entrar na superfície do material perpendicular a ela - isso permite distribuir uniformemente a carga nas ferramentas, para criar orifícios mais precisos.
Quando a perfuração de metal Recomenda-se fazer um pequeno recesso no centro do buraco futuro usando um núcleo. Isso impedirá que a broca deslize sobre uma superfície metálica lisa. Se você precisa fazer um furo de diâmetro suficientemente grande, você deve perfurar antes um menor. Também durante o trabalho com metal, o bocal é recomendado para ser regularmente lubrificado com um composto especial.
Usando uma chave de fenda, deve-se ter em mente que é impossível exercer uma forte pressão sobre ela, porque isso não apenas não acelera o desempenho do trabalho, mas também pode danificar a broca e a própria ferramenta elétrica. O esforço deve ser mantido constantemente no mesmo nível. Para evitar atolar ou quebrar o bico, você precisa retirá-lo do furo apenas durante a rotação. Se, no entanto, a furadeira estiver presa, você poderá obtê-la executando um reverso.
Perfuração de peças pequenas Recomenda-se executar, tendo previamente fixado em um vício. Se você tiver que fazer um furo de passagem em uma folha fina de metal ou em um pedaço de madeira fino, então você precisa encaixar mesmo pedaços de madeira compensada ou placas sob eles.
Recomendações para ferramenta de cuidados adequados
Ambos os modelos recarregáveis e de rede exigem manutenção periódica e manutenção constante. Juntamente com o armazenamento adequado e a falta de sobrecargas operacionais, esses fatores podem prolongar a vida útil da chave de fenda.
O cuidado de qualidade é o seguinte:
- A água não deve cair no instrumento. Portanto, você deve armazenar o produto em um local designado e seco.
- É proibido jogar uma chave de fenda elétrica.
- Não sobrecarregue a ferramenta: você pode, ao mesmo tempo, ser guiado em parte aquecendo o gabinete. É necessário usar somente brocas afiadas.
- Deve ser executado periodicamente lubrificação de cartuchos: a regularidade do evento é indicada nas instruções de operação.
- No momento da batida da sujeira, poeira, cola de lascas e outros poluentes - devem ser removidos com um pano seco (especialmente cuidadosamente os materiais lubrificantes combustíveis). Você também precisa limpar o dispositivo usado no final do dia. O snap-in também deve estar sempre em um estado limpo.
- Baterias deve ser armazenado de forma que um curto-circuito não ocorra entre seus terminais. Não permita deformações das unidades, bem como deixá-las sob exposição direta à luz solar.
- Recomenda-se que as baterias do tipo íon-lítio sejam armazenadas com metade da capacidade máxima, as baterias de hidreto de níquel-metal estão totalmente carregadas e as baterias de níquel-cádmio estão parcialmente descarregadas (mas apenas levemente).
- Acumuladores de níquel-cádmio após o armazenamento (ou novos) devem ser submetidos a 3 ciclos completos de carga / descarga antes do uso, de modo que eles mantenham sua capacidade, e hidreto metálico de níquel - 4-5.
- Os fabricantes recomendam armazenar e operar chaves de fenda elétricas em temperaturas de -5 a +30 graus.
- Carregador de modelos de bateria após o carregamento das baterias deve ser desconectado para evitar o superaquecimento.
- Antes e depois do trabalho, recomenda-se verificar a integridade do produto a ser operado, especialmente sua parte móvel.
- Quando a perfuração é recomendada periodicamente esfriar o bocal de várias maneiras.
O cumprimento das recomendações de cuidados acima não leva muito tempo, mas contribui para uma extensão significativa do período de uso do produto.
Antes de começar a usar uma nova chave de fenda, é recomendável que você se familiarize com as instruções de operação do fabricante. Ele já indica os recursos de design do modelo, suas características técnicas, escopo adequado, frequência de serviço, recomendações para transporte e armazenamento. Também não se esqueça de incluir regras de segurança que devem ser seguidas.
Se durante o trabalho de uma ferramenta houver cheiro de plástico ou isolamento, fumaça, ruído incomum, vibração excessiva,então você deve parar de explorá-lo imediatamente.
Quando o produto está na garantia, é melhor levá-lo ao serviço. Caso contrário, você pode tentar consertá-lo sozinho.