Regras para trabalhar com um cortador de energia

Benzorez é o equipamento multiuso autônomo usado na execução de obras de reparo, restauração ou substituição parcial de um revestimento de asfalto ou de um leito ferroviário. Com isso, eles fazem corte de concreto, metal, vários tipos de pedra natural, tijolo, estruturas de concreto armado. O princípio de funcionamento da ferramenta baseia-se no fato de que o motor de combustão interna do carburador de dois tempos gira o disco de corte. Em contato com o bocal de corte com a superfície do material é serrar.

Preparação da ferramenta para o trabalho

O dispositivo para um cortador de gasolina típico com um disco como um elemento de corte é mostrado na foto a seguir.

Além de cortadores de gasolina, existem modelos de cadeia, que são quase idênticos a uma motosserra. Há também modificações especializadas, como o caçador de paredes, o cortador de trilhos.

O pré-ajuste da ferramenta é executado na fábrica. Na maioria dos casos, nada precisa ser ajustado. A preparação de todos os tipos de unidades para operação é executada da mesma maneira. As ações são executadas na seguinte sequência:

  • inspecionar visualmente os meios técnicos e o acessório de corte para danos externos;
  • Instale a tampa protetora na posição desejada, prendendo-a com segurança;
  • verifique os interruptores e botões disponíveis para viajar livremente, e a alavanca do acelerador (quando você pressiona para desbloqueá-lo) para facilitar a rotação e retornar à posição original;
  • instale um disco adequado para o trabalho;
  • verifique a instalação da vela - deve ser aparafusada até parar;
  • remover objetos estranhos e lixo do local de trabalho;
  • preparar uma mistura de combustível que consista em gasolina e óleo, agitou em certa proporção proporcional;
  • verifique a presença de combustível no tanque da ferramenta elétrica, fazendo seu reabastecimento, se necessário.

 Primeira partida do cortador de energia

A relação entre gasolina e óleo na mistura de combustível, bem como uma descrição detalhada do processo de reabastecimento seguro, estão contidas no manual do usuário para o modelo de produto usado.

Se a ferramenta vai funcionar corte molhado, em seguida, além disso, realizar tais ações:

  • conectar um tubo ao nó de conexão do equipamento através do qual a água fluirá do sistema de abastecimento de água ou do tanque;
  • uma alavanca especial para ligar o abastecimento de água (depois de realizar o trabalho, o abastecimento de água é interrompido).

A unidade operada não deve estar mecanicamente danificada. Se eles forem encontrados, você precisará pré-reparar o dispositivo. Os discos usados ​​não devem ter lascas da aresta de corte, rachaduras e outros defeitos. Não use rodas abrasivas molhadas, bem como cair de uma altura.

Mudança de disco faça isso:

  • eixo de transmissão fixo;

 Fixando o eixo de acionamento

  • usando uma chave do tamanho necessário, o parafuso de fixação é desenrolado;

 Parafuso de montagem

  • remova o parafuso, arruela, assim como o flange externo, deixando apenas o interno;
  • coloque o disco;
  • Coloque em ordem todos os elementos na ordem inversa, firmemente (mas não excessivamente, sem esforço extra) apertando o parafuso.

 Apertar o parafuso

Ao instalar uma nova unidade, você precisa ter certeza de que a velocidade de rotação para a qual ela foi projetada é maior do que a da ferramenta.. É impossível equipar o equipamento usado com bicos de trabalho se eles forem destinados a velocidades mais baixas.

Iniciando um cortador de energia e solução de problemas

Para iniciar o cortador, faça o seguinte:

  • Coloque a ferramenta em um lugar plano, por exemplo, no chão;
  • use a mão esquerda para segurar a alça da frente e com o pé direito sobre a alça traseira, pressionando-a contra a superfície de apoio;
  • com a mão direita, pela primeira vez, puxe lentamente o motor de partida para uma posição de resistência perceptível, de forma que o cabo fique esticado em 1/2, no máximo 2/3 de seu comprimento;
  • depois, várias vezes, puxe a alavanca de partida em linha reta, com movimentos curtos e rápidos até o motor pegar.

Durante a inicialização, você deve monitorar cuidadosamente o disco ou a corrente para que eles não entrem em contato com a superfície na qual a ferramenta acionada a gás repousa.

Deve-se notar que a alavanca de partida não deve saltar rapidamente para o corpo da unidade, e o cabo não deve se estender até o ponto final (para não quebrar).

Se o modelo utilizado não estiver equipado com um sistema eletrônico que regule sua partida a quente e a frio no modo automático, será necessário executar todas as operações manualmente.

Partida a frio faça isso:

  • o amortecedor de ar é puxado para o ponto final;
  • A ignição é instalada na posição de trabalho;
  • bloqueio, segurando o botão de bloqueio, o acelerador;
  • pressionando o gatilho desta aba, segure-a;
  • arranque do motor de arranque;
  • regule usando a aceleração do gatilho (pré-desbloqueio) da velocidade do motor durante a operação.

Materiais de corte não são recomendados com um amortecedor totalmente aberto. Deve ser parcialmente coberto. Motor aquecido (ainda não arrefecido depois do trabalho) recomenda-se começar, sem usar para este fim o amortecedor de ar. Se isso não funcionar, você precisará usá-lo, como em uma partida a frio.

Acontece que o motor em geral não vai começar ou o seu começo passa com dificuldades consideráveis. Possíveis causas de problemas e formas de eliminá-los são apresentadas na tabela abaixo.

 Execute o cortador

Causas de falha Remédio
interruptor de ignição não ligado é necessário mudar para a posição de trabalho
a mistura de combustível acabou ou é de má qualidade ou a água entrou você deve preencher com novo combustível, derramando o antigo (se fosse)
entupimento do filtro de combustível é necessário substituí-lo por um limpo e lavar as mangueiras de abastecimento de combustível e o tanque
Vela de ignição falhada ou suja você precisa colocar um novo ou limpar o antigo ajustando a distância entre os eletrodos
mau funcionamento do magneto ou fiação Recomenda-se entrar em contato com o centro de serviços
o motor está cheio de combustível você deve rolar manualmente o motor, com a vela desaparafusada ao mesmo tempo, que precisará ser seca
filtro de ar entupido Você pode tentar limpá-lo ou colocar um novo.
fora do carburador de ajuste precisa configurá-lo novamente
ar insuficiente é fornecido ao motor precisa ajustar a válvula

Após o arranque, o motor deve ter algum tempo para funcionar, para que a sua temperatura operacional seja atingida.

Regras para cortar materiais

O concreto e o metal, assim como sua conexão (estruturas de concreto armado), são os principais materiais que, na maioria das vezes, precisam ser cortados com um cortador de gasolina.Trabalhar com um cortador de energia requer conformidade com os seguintes regras gerais.

  1. Em primeiro lugar, é necessário aplicar linhas de marcação na superfície de trabalho.
     Marcação de folha de metal

  2. Serrar é requerido a velocidade de máquina máxima que deveria ser alcançada antes de o disco toca o material.
  3. O corte deve ser realizado apenas em linhas retas.
  4. Segure a ferramenta firmemente com as duas mãos, evitando movimentos elásticos e balançando. É necessário que a aresta de corte do bocal em contato com a superfície do material sem problemas.
  5. Durante o longo período de trabalho, é necessário fazer intervalos periódicos para descanso, durante os quais o equipamento também resfriará.
  6. Não exerça força excessiva sobre a ferramenta elétrica, para que seu disco não atole, não há sobrecarga.
  7. Durante o trabalho é necessário que o corpo esteja em uma posição estável.
  8. A profundidade do corte não deve ser imediatamente máxima ao serrar peças massivas: você precisa cortar a ranhura para várias abordagens.
  9. Ao cortar tubos grandes, o corte circular não pode ser feito diretamente de uma só vez, para que o disco não se aperte e não se jogue fora do cortador de energia.
     Corte de tubos
  10. É impossível manter a unidade funcionando acima da sua cabeça.
  11. Se possível, os materiais devem ser cortados, protegendo-os com segurança, ou grandes peças de trabalho devem ser colocadas de modo que o acessório de corte não fique comprimido.
  12. Não use discos para retificar.

 Corte de metal

O trabalho com metal e concreto tem suas próprias características. Primeiro de tudo, no processo de corte são usados vários bicos de corte:

  • o concreto é serrado com discos de aço, nos quais a aresta de corte é revestida com diamante;
  • círculos abrasivos são usados ​​para cortar metal.

Também deve-se ter em mente que os bicos de trabalho podem ser projetados apenas para materiais de corte usando o método úmido ou seco, ou ambos. A finalidade das rodas de corte é indicada nas etiquetas coladas na parte da frente. Os fabricantes indicam que, para discos de diamante, o ponto importante é o sentido da rotação: se não coincidir com o indicado na etiqueta, o revestimento diamantado se desgastará muito mais rápido. As nuances restantes do corte de concreto e metal devem ser consideradas separadamente.

Trabalhar com metal

Cortar metal não requer o uso de tal cortadores de gás poderosos, como ao cortar o concreto. Geralmente usado ferramentas elétricas até 4200 watts.

Ao trabalhar com metal, você deve seguir estas recomendações.

  1. Segure a ferramenta em um ângulo de 90 graus em relação à superfície do material que está sendo cortado, fazendo um corte vertical.
  2. A cobertura protetora deve ser inclinada de modo que as faíscas voem para frente (longe do trabalhador).
  3. Para o metal, você primeiro precisa tocar o disco, girar em velocidades médias e, depois de criar a ranhura da guia, travar no máximo.
  4. Para obter um corte uniforme e uniforme, a ferramenta precisa ser movida com um movimento lento e estável sem pressão excessiva.
  5. Tubos de metal fino, folhas, hastes são permitidos para cortar imediatamente o corte vertical.
  6. Cantos de ferro ou vigas I precisam ser cortadas em partes, especialmente trabalhando cuidadosamente em locais de contato de elementos estruturais nos cantos, porque o menor viés fará com que o disco atole, seguido por arrancar o cortador de energia das mãos.
  7. Se o material estiver sob tensão, o corte é realizado primeiro do lado de trabalho e depois do lado oposto, para evitar entalar.

Na zona de corte, o metal fica muito quente (e às vezes derrete), então você não deve tocar o local de corte até esfriar,caso contrário, poderão ocorrer queimaduras graves.

Corte de concreto

Para corte de concreto projetado benzorezy de 4200 watts e com uma velocidade de rotação do disco de cerca de 4700 rpm. Tais características são necessárias para o alto desempenho.

O corte de concreto é realizado por dois métodos:

  • seco;
  • molhado

Ao serrar concreto relacionado a materiais minerais, há muita poeira. Caminho seco não assume um suprimento de água para o local de um corte. Por esse motivo, ao trabalhar com este método, é necessário o uso de óculos de segurança com um respirador. Aproximadamente a cada 30 segundos, é necessário fazer pausas no trabalho para que o disco esfrie.

As ferramentas Benzo, projetadas apenas para operação a seco, são mais baratas do que os análogos com a possibilidade de corte a úmido, mas o processo de corte de concreto com ele dura muito mais tempo, acompanhado por uma poeira considerável. A redução parcial da quantidade de poeira ajuda a irrigação periódica da área de corte com água. O método de corte a seco é adequado apenas para pequenas quantidades de trabalho.

Método de corte molhado caracterizado por a água entrar na área de serragem através de tubos ligados à caixa de proteção.Ele resfria o disco e suprime a poeira. A duração do processo de trabalho é significativamente reduzida devido ao fato de que não é necessário fazer pausas frequentes. Além disso, a presença de um sistema de refrigeração a água permite aumentar a vida útil não apenas do bico de corte, mas também do próprio cortador. O método úmido é usado com quantidades significativas de trabalho.

Chegar a serrar concreto, você deve considerar o seguinte.

  1. Se a estrutura de concreto exceder 100 mm de espessura, então, com alta probabilidade, é reforçadoe isso deve ser levado em consideração ao escolher um disco adequado.
  2. Para avaliar o trabalho do cortador de gás, recomenda-se pré-fazer um entalhe a uma profundidade de 1 cm, o que lhe permitirá determinar a quantidade aproximada de tempo que levará para o trabalho.
  3. Simplificar a barra lateral permitirá a fixação do corte de linha bloco de madeira (especialmente com força significativa do monólito), que depois de criar a ranhura da profundidade desejada, precisará ser removida.

Independentemente do método de corte escolhido, você deve seguir as regras gerais discutidas acima. Além disso, o concreto é frequentemente serrado manualmente. cortadores de corrente. Eles funcionam como motosserras.

 Corte de concreto

Segurança ao trabalhar com um cortador de energia

Ao trabalhar com tochas de gasolina, o principal fator traumático é um disco de rotação rápida. Se você cortar qualquer material com um cortador de gás, as partículas menores entrarão no ar, formando poeira. Especialmente muito disso surge ao serrar concreto. Com o tempo, se você não tomar as devidas precauções, isso afeta a saúde, causando várias doenças dos olhos, da pele, do trato respiratório e dos pulmões.

Ruído excessivo Afeta não só a audição, mas também pode causar dores de cabeça e outras consequências mais perigosas. Vibração da ferramenta elétrica durante o seu funcionamento tem um efeito negativo no sistema músculo-esquelético (especialmente nas mãos).

A gasolina é uma substância inflamável. Se manuseado sem cuidado, o combustível pode ser uma fonte de fogo.

Para evitar ou minimizar os efeitos dos riscos à saúde, as seguintes regras para trabalhar com um cortador de energia devem ser observadas.

  1. Ao operar o cortador de gasolina, você deve usar equipamento de proteção pessoal: capacete, roupas e calçados especiais, luvas, fones de ouvido, óculos de proteção ou máscara.
  2. É permitido trabalhar com ferramentas movidas a gás apenas a trabalhadores adultos que tenham passado por treinamento preliminar, instruções de segurança, exame de um médico que possa usar vários agentes de extinção de incêndios.
  3. O uso de equipamentos é proibido para pessoas com problemas de saúde ou que estejam sob a influência de álcool, drogas ou substâncias psicotrópicas, bem como em um estado mental inadequado.
  4. Somente uma ferramenta que possa ser reparada com discos intactos, apropriados em tamanho e tipo de material a ser processado, pode operar.
  5. O combustível utilizado deve corresponder à marca especificada nas instruções do modelo utilizado.
  6. O equipamento de reabastecimento deve estar longe de possíveis fontes de incêndio: em locais seguros do ponto de vista de um incêndio.
  7. É permitido realizar manutenção apenas de equipamentos não incluídos.
  8. O bocal de trabalho só pode ser trocado se a unidade for desligada;
  9. Ao cortar materiais, o usuário deve estar o mais focado e atento possível.
  10. O cortador de energia deve ser usado apenas para o fim a que se destina, especificado nas instruções de operação.
  11. Transporte a unidade com um disco não rotativo.
  12. No local de trabalho, você deve sempre ter um kit de primeiros socorros com equipamentos de primeiros socorros.

Para evitar queimaduras, não toque nas partes quentes da ferramenta elétrica após o uso: a cabeça de corte e o silenciador.

Independência da fonte de energia, mobilidade e alta potência, proporcionando alto desempenho, fez cortadores de gasolina equipados com discos exigidos por representantes de diferentes profissões (bombeiros, resgatadores, construtores) e artesãos domésticos. Primeiros passos, você deve primeiro se familiarizar com as instruções de operação anexadas ao modelo de ferramenta usado. Quando materiais de corte devem levar em conta suas características e usar os bicos apropriados. A segurança ao trabalhar com um cortador de energia deve sempre estar em primeiro lugar.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música