Usando uma broca como uma chave de fenda

Entre a chave de fenda de ferramenta elétrica ocupa um lugar de liderança, julgando por vendas. Este é o instrumento mais comprado, uma vez que se distingue pela sua praticidade e versatilidade: em um dispositivo eles são combinados imediatamente 2 unidades. É uma furadeira (para fazer furos) e uma chave de fenda (usada para apertar e desaparafusar os parafusos) e, às vezes, uma furadeira de impacto.

Tipos de brocas

Na venda você pode observar o seguinte recurso: algumas ferramentas são muito caras, enquanto outras que executam as mesmas funções são baratas.Este fato é explicado de forma bastante simples: existem ferramentas para uso profissional, bem como para amador (doméstico).

Ferramenta de uso doméstico as características técnicas são significativamente inferiores à classe “pro”. Destina-se a uso pouco frequente e, em seguida, por um curto período de tempo. Em média, os perfuradores domésticos são usados ​​não mais do que 4 horas por dia, no modo: 15 minutos. trabalho - 15 min. quebrar

A fim de reduzir o custo de produção, o fabricante utiliza peças de baixa qualidade ou de materiais frágeis em tais unidades (por exemplo, as de plástico são usadas em vez de engrenagens de ferro). Sim, e o motor elétrico não tem um poder especial e superaquece rapidamente. O torque dos eletrodomésticos está na faixa de 15-20 Nm, e a velocidade de rotação é de até 500 rpm.

Ferramenta profissionalClaro, ao contrário do amador, tem características melhores, mas custa mais. Algumas unidades de perfuração com uma função de chave de fenda têm um torque de até 130 Nm e uma velocidade de 1.200 rpm, ao mesmo tempo em que possuem um bom sistema de refrigeração e não sobreaquecem durante uma operação prolongada.

Drill-screwdriver device

A simbiose de chaves de fenda e brocas é mais frequentemente executada na forma de uma arma (veja a imagem abaixo).

 Design de chave de fenda

O design da unidade é peculiar aos seguintes elementos (numeração corresponde à figura).

  1. Habitação Nos modelos de classe “pro”, o case é normalmente feito de plástico de resistência especial, resistente a choques e quedas de ferramentas. O interior do dispositivo consiste em um motor elétrico, um sistema de refrigeração (ar), módulos de controle e comutação de modo.
  2. Lidar com Tem a forma ergonômica para um arranjo conveniente em uma mão. Muitas vezes, a alça tem inserções de borracha para evitar que a ferramenta escorregue.
  3. Bateria. A bateria pode ser do tipo mostrado na figura acima ou oculta no punho da ferramenta.
  4. Botão Iniciar. A partir da força de pressionar o gatilho depende da freqüência de rotação da unidade do cartucho.
  5. Botão de alternância direções de rotação. Localizado em uma localização conveniente e permite alternar de forma fácil e rápida entre os modos de rotação do eixo.
  6. Interruptor de velocidade. Geralmente funciona em 2 posições (2 velocidades): a primeira posição (baixas rotações) é usada para operar a unidade no modo de chave de fenda, a segunda (rotações altas) muda o dispositivo para o modo de perfuração.
  7. Patrono. Uma ferramenta de trabalho diferente (brocas, brocas ou ferramentas especiais) é fixada neste elemento unitário.
  8. Cartucho de esponja.
  9. Catraca - um elemento que permite ajustar a força do parafuso aparafusado (força de torque). Para não torcer o parafuso, por exemplo, móveis, coloque a força de fixação necessária na catraca. Quando um certo esforço é alcançado, a embreagem desliza e o aperto pára. Esse recurso ajuda a evitar danos ao produto. A faixa de esforços regulamentados pode variar de 4 a 6 posições (em modelos de orçamento) e chegar a 20 ou mais em dispositivos caros. O controlador também possui um modo de perfuração, indicado por um ícone de broca, para que a ferramenta de trabalho não pare durante este processo. A presença de uma catraca é a principal diferença entre o aparelho e a broca.
  10. Luz de fundo. Alguns modelos da classe “pros” têm à sua disposição um elemento da luz de fundo. Este é geralmente o LED localizado na parte superior da alça. Essa adição é conveniente, por exemplo, ao montar móveis, quando é necessário executar trabalhos de perfuração dentro do gabinete, onde a iluminação é limitada.

Tipos de brocas de bateria

Não importa o quão bom é o appliance, sem boas baterias, é difícil falar sobre seu desempenho. Deve ser entendido que a bateria pode ter um custo de metade do custo da própria furadeira. Muitas vezes, há casos em que a chave de fenda é viável, mas a bateria acumulada deixa o proprietário do dispositivo com prejuízo, pois o preço é alto. Além disso, alguns fabricantes não vendem esse item e muitas vezes é impossível substituí-lo. A única saída é comprar uma unidade com uma bateria que dura muito tempo.

As principais características das baterias são capacidade e tensão. Voltagem é o principal indicador que determina a potência de um acionamento elétrico. A taxa máxima de torque depende da potência do inversor. O mercado de ferramentas elétricas representa modelos de chave de fenda com uma tensão de trabalho de 9,6; 12; 14,4 e 18 V. Unidades mais caras podem ter uma tensão de mais de 20 V, chegando a 36 V. Para usar a ferramenta para trabalho doméstico, 14,4 V será mais do que suficiente.

Às vezes você pode ver dispositivos semelhantes na aparência, mas diferentes em termos de voltagem.

 Brocas de tensão

Neste caso, você precisa levar em conta o fato de que a bateria não é intercambiável. Se você colocar a bateria de 18 volts no dispositivo, projetada para uma tensão de 14,4 volts, a unidade elétrica queimará nela.

Capacidade da bateria é costume medir em Ah (Ah) - em amperes horas. Este indicador pode ser visto na forma de uma inscrição na bateria.

 Furadeira de Bateria

Este valor indica a duração do aparelho sem recarga, com uma bateria totalmente carregada. Portanto, quanto maior a capacidade, menos vezes você precisará colocar a bateria na recarga.

As unidades profissionais precisam ter uma capacidade de elemento de 2 a 3 Ah. Ferramentas domésticas terão capacidade suficiente de 1,2 a 2 Ah.

As baterias podem ser divididas pelos tipos de que depende o desempenho. As baterias são:

  • níquel-cádmio (Ni-Cd);
  • hidreto de metal níquel (Ni-MH);
  • íon lítio (Li-Ion).

Níquel-cádmio (Ni-Cd)

Este tipo de bateria tem relativamente baixo preço, mas é bastante comum em dispositivos de classe média. Apesar da chegada de novos tipos de baterias no mercado, esta bateria era popular e continua.

 Bateria Ni-Cd

As vantagens deste tipo de bateria:

  • preço baixo;
  • tolera baixas temperaturas durante a operação ou durante o armazenamento;
  • a descarga total da bateria não a prejudica, portanto a ferramenta pode ser armazenada em um estado descarregado por um longo período, após o qual (com o carregamento adequado) ela restaura suas propriedades.

Os contras das baterias de Ni-Cd são bastante tangíveis.

  1. A capacidade da bateria de 2 Ah é considerada o limite.
  2. Vida útil curta. As baterias da mais alta qualidade não suportam 1000 ciclos (descarga de carga).
  3. Alto grau de auto-descarga. Se a bateria estiver totalmente carregada, depois de algum tempo você perceberá que ela está total ou parcialmente descarregada.
  4. Efeito de memória"- a maior desvantagem dessas baterias. Você não pode colocar a bateria em recarga, se ele não esgotou completamente os recursos. Isto é explicado pelo fato de que ao tentar carregar uma bateria não a partir de um valor zero, o valor que permanece na bateria será percebido como “0”. Portanto, a capacidade da bateria é reduzida por meios artificiais. Para evitar que isso aconteça, antes de conectar a bateria ao carregador, ela deve estar completamente descarregada. Esse fato causa transtornos, pois é preciso perder tempo com o procedimento de alta.
  5. Os elementos Ni-Cd devem ser descartados adequadamente, caso contrário, eles prejudicam o meio ambiente.

Hidreto de metal níquel (Ni-MH)

Esse tipo de bateria pode ser chamado de uma tentativa dos fabricantes de se livrar das deficiências inerentes aos elementos Ni-Cd.

 Bateria Ni-MN

Vantagens das baterias Ni-MN:

  • quando reciclando - inofensivo;
  • o parâmetro de capacidade atinge 3 Ah;
  • as consequências do "efeito memória" foram reduzidas, mas não foi possível livrar-se delas.

Desvantagens:

  • custo superior ao do Ni-Cd;
  • o número de ciclos de recarga não excede 500;
  • alto nível de auto-descarga (cerca de 10% por dia);
  • a baixas temperaturas a capacidade é perdida;
  • não pode ser armazenado carregado.

Íon de Lítio (Li-Ion)

Este é o tipo mais avançado de bateria para uso em ferramentas elétricas e não apenas.

 Bateria Li-Ion

Vantagens:

  • falta de “efeito memória”;
  • a densidade e a capacidade de energia excedem a bateria acima;
  • carga rápida;
  • baixa auto-descarga;
  • A “vida” da bateria excede Ni-Cd 3 vezes.

Desvantagens:

  • ótimo preço do item;
  • embora a bateria possa ser usada a baixas temperaturas, não será carregada no frio;
  • é impossível permitir uma descarga completa, portanto, um microcircuito é instalado nas baterias, o que não permite a exaustão completa do recurso.

Muitas vezes, essas baterias têm uma indicação do nível de carga.

 Indicação do nível de carga

Chave de fenda de broca de rede

Uma furadeira elétrica com a função de uma chave de fenda também pode ser adequada para os artesãos para quem o cabo de força não é um obstáculo. Como o dispositivo elétrico opera na rede, ele não possui as desvantagens das unidades com baterias.

 Chave de fenda

Claro, o que é melhor: um aparelho elétrico em rede ou uma bateria - para julgar você. A única coisa a considerar ao escolher uma chave de fenda é comprimento do cabo de alimentação.

O que procurar ao escolher

Escolhendo uma chave de fenda de duas velocidades, você deve entender claramente para quais fins ela será usada e com quais cargas ela terá que enfrentar. Qualquer mestre, seja um profissional ou um artesão caseiro, deve ter uma idéia das principais características dos componentes.

Tipo de cartucho

Perfure como uma chave de fenda pode ser equipado com dois tipos de cartuchos: fixação rápida e chave. Tipo sem chave O cartucho permite que o mestre altere facilmente os bicos de trabalho, o que melhora o desempenho.

 Dois patronos

Tipo de chave Chuck implica o uso de uma chave especial para apertar a ferramenta de trabalho. Nesse caso, uma troca rápida de broca ou bit não estará disponível.

 Cartucho de chave

Função de perfuração

Furadeiras-chaves de fenda muitas vezes têm a função de um soco.Isso significa que o aparelho, além do movimento de rotação, é capaz de criar uma força de choque. O perfurador é usado para perfurar furos em materiais sólidos (tijolo e concreto). Mas deve-se ter em mente que eles usam a função de percussão do aparelho somente em tijolos ou concreto leve.. Para perfurar uma parede de concreto armado, é claro, é melhor usar um perfurador como um tipo de dispositivo elétrico separado.

A função do perfurador não são apenas unidades que operam na rede, mas também unidades de bateria.

A figura abaixo mostra uma chave de fenda de impacto sem fio.

 Broca de martelo

Peso da ferramenta

Um indicador muito importante é a massa que uma chave de fenda ou furadeira possui. Ao trabalhar em altura, recomenda-se usar modelo compacto chave de fenda de broca. Se você pretende usar a unidade como uma broca, então será melhor se comportar um aparelho elétrico com uma massa maior.

Acessórios de Perfuração

Dispositivos da classe “pros” podem ter todos os tipos de acessórios para a furadeira e chave de fenda. Esses dispositivos expandem significativamente a funcionalidade do appliance. Anexos à broca podem ser diferentes de propósito. A figura abaixo mostra, por exemplo, uma unidade FESTOOL, modelo C15.

 FESTOOL, modelo C15

O dispositivo, além do adaptador para bits (hex), que permite usar a broca como uma chave de fenda, é equipado com um conjunto de ferramentas que podem ser usadas na chave de fenda. Na configuração pode ser visto bico de canto para perfurar e usar a broca como uma chave de fenda em um ângulo de 90 graus. Há também um bocal centro de compensação, permitindo executar o trabalho no canto, em contraste com o cartucho habitual, cuja forma não permite fazê-lo.

Assim, a chave de fenda difere da broca com funcionalidade aprimorada, bem como diferentes modos de operação, o que, por sua vez, torna o trabalho com uma ferramenta para o mestre de casa e profissional mais conveniente.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música