Como solucionar o aerógrafo
Airbrush é uma ferramenta muito eficaz e conveniente. É adequado para a pintura de áreas grandes o suficiente, bem como para obras de arte com a aplicação de linhas muito finas e a formação de transições de meio-tom. No entanto, o mau funcionamento do aerógrafo não é apenas um incômodo comum. Esta é uma chance de danificar os componentes do dispositivo durante o reparo, especialmente se for realizado por uma pessoa inexperiente. Para evitar conseqüências desagradáveis, é melhor saber exatamente por que o aerógrafo não borrifa tinta, ou ocorre outro comportamento anormal da ferramenta.
Conteúdo
Aerógrafo não pulveriza tinta
A maioria dos problemas para iniciantes que não seguem regras básicas de cuidados para uma ferramenta tão delicada como um aerógrafo. Eles são bem simples:
- é necessário encher apenas a tinta recomendada pelo fabricante da textura do aerógrafo no tanque;
- após a conclusão do trabalho, é necessário remover os resíduos de tinta da ferramenta;
- o dispositivo deve ser completamente lavado e purgado;
- o armazenamento de ferramentas não lavadas é proibido.
É por causa da violação das regras de operação que há um caso quando o ar vai e a tinta não. Isso geralmente acontece em oficinas onde várias pessoas trabalham com a ferramenta. A ferramenta é mal enxaguada ou completamente deixada com tinta no interior. Neste caso, a colagem da agulha ocorre. Ela é impedida de se mover pelos restos secos da mistura de trabalho.
Para eliminar esse mau funcionamento, será necessário o reparo do aerógrafo. O dispositivo deve ser cuidadosamente e cuidadosamente desmontado, não é extremamente recomendado aplicar força excessiva, usar um alicate ou um torno ao trabalhar. Todas as partes da construção são lavadas e limpas de resíduos de tinta. Especialmente com cuidado precisa segurar a agulha.
É importante! Trazer a ferramenta ao seu estado original também deve ser feito com muito cuidado. Alguns modelos de aerógrafos têm um design de bico que pode quebrar se estiver muito apertado. Portanto, a regra "não exerça esforço excessivo" é válida durante a montagem.
Outro motivo que não há fornecimento de tinta - bocal e agulha incompletos. Por exemplo, instalou várias partes dos conjuntos. Na maioria das vezes isso acontece quando o mestre está trabalhando em um novo instrumento e muda apenas o bico de saída, sem saber que ele está completo apenas com uma certa agulha.
A última razão para a falta de fornecimento de tinta mau funcionamento do instrumento. Por exemplo, o colar da agulha não é fixo ou o ar não está fluindo do compressor devido a um mau funcionamento da válvula ou do bloco do acionador.
Aerógrafo cospe tinta ou tanque de gorgolejos
Problemas, quando o aerógrafo está cuspindo tinta, ou gorgolejar em seu tanque, estão sempre associados ao desgaste ou danos aos elementos do circuito de alimentação da mistura. Pode ocorrer:
- violação de vedação ou aperto solto de ar, bocais de material;
- destruição do bico de material;
- o ar entra no tanque através das rachaduras nas paredes do bico do material.
Os dois últimos casos são eliminados apenas comprando um novo componente. O problema da vedação pode ocorrer não apenas devido ao desgaste das juntas, mas também ao aperto insuficiente dos dispositivos de fixação ou ao desalinhamento da junta. Se o aerógrafo espirra tinta, a primeira coisa a fazer é parar o trabalho e verificar a condição das conexões de vedação. No caso em que uma falha de selo ocorre devido a selos de desgasteterá que comprar novos.
O ar continua a fluir mesmo depois que o gatilho é liberado.
Problemas de colagem da mola da válvula de retenção ou seu deslocamento lento ocorrem nos seguintes casos:
- penetração de partículas de tinta no desenho da válvula de ar;
- entupimento e oxidação da mola, bem como partes relacionadas.
A tinta é mais frequentemente o resultado. mestre de negligência. Por exemplo, alguns não consideram necessário instalar uma capa protetora no tanque. Como resultado, em certas posições do aerógrafo, a mistura de trabalho é derramada, ficando não apenas nas mãos, mas também na zona de gatilho, onde ela tende a secar e bloquear o movimento da mola da haste.
A segunda razão para o comportamento anormal da ferramenta é ar pobre. Este fenômeno está presente se o mestre usar um compressor poderoso. Ao trabalhar, aquece, o ar quente entra no aerógrafo. Quando fica nas partes de metal frio da válvula de ar, o condensado se forma. Isso pode causar corrosão, alterações nas falhas estruturais e outros efeitos negativos.
É importante! O sistema de limpeza e retenção de água é uma parte extremamente desejável do equipamento de qualquer aerógrafo. Ao usar compressores de diferentes tipos no ar pode ser umidade, óleo, partículas de ferrugem (do receptor), queimando.Portanto, a filtragem na saída do sobrealimentador e a retenção de umidade na entrada do aerógrafo evitarão danos à ferramenta e alterações nas características da pintura.
Todos os problemas com a válvula de ar são resolvidos pela sua desmontagem e limpeza.. Se no decurso destes procedimentos forem encontrados elementos danificados pela corrosão, é desejável tratá-los com um inibidor de ferrugem. Se isso não for possível, ou tal operação afetará as características geométricas e físicas das peças - elas serão substituídas.
A tocha é deslocada do eixo central do bocal
Outra conseqüência do manuseio brusco dos elementos do desenho do aerógrafo é a derrubada da centralização da tocha. Neste caso, a razão está na agulha. Na maioria das vezes, o alinhamento de pulverização é perdido devido a danos em sua ponta. Isso pode acontecer:
- como resultado de uma queda de ferramenta;
- devido ao toque da superfície pintada, ao desenhar linhas finas sem uma coroa de ferramenta de proteção;
- ao limpar peças com esforço excessivo.
Em alguns modelos de aerógrafo, especialmente no segmento de orçamento, a agulha é feita de ligas moles. Ao lavar a ferramenta e depois limpar as peças, é fácil dobrá-la.
Para evitar danos é bem simples. Para fazer isso, você precisa limpá-lo com cuidado, usando um bom solvente, levando o tecido da ponta até a ponta, já que o movimento inverso pode danificar a ponta da peça.
Agulha não deformada, batendo a centragem, é provável que seja reparado. Para fazer isso, examine cuidadosamente sua ponta. Se estiver danificado - o lixamento fino é realizado. Para melhores resultados, é recomendado metal polonês com pasta GOI ou outro pequeno abrasivo. Ao executar o processamento é impossível fazer esforços capazes de dobrar a agulha.
A agulha começa a andar com força
A viagem dura da agulha é associada somente bloqueando o canal do aerógrafo. Na maioria das vezes isso acontece quando a ferramenta é mal cuidada. Para limpar o canal, vale a pena usar escovas especiais se o modelo de aerógrafo estiver equipado com elas. Ou lave o canal com uma ferramenta recomendada pelo fabricante da ferramenta. A agulha deve ser limpa com uma almofada de algodão embebida em um composto de lavagem, movendo-se apenas na direção da ponta afiada.
A tinta flui atrás do compactador de agulha e flui até o gatilho
A razão para a ocorrência anormal é em vazamento de instrumento. Para eliminar o problema, você deve:
- verifique o estado dos elementos de vedação na unidade de agulha;
- verifique a condição da manga de aperto do bloco de agulha.
As juntas do aerógrafo se desgastam ao trabalhar com esmaltes devido à ação agressiva da mistura de trabalho. Eles devem ser alterados periodicamente. Se a bucha da agulha não estiver apertada o suficiente, ela deve ser apertada. Para fazer isso, use somente os acessórios completos fornecidos pelo fabricante do aerógrafo. O ajuste também pode ser feito com uma ferramenta especial para trabalhar com movimentos do relógio.É proibido usar alicates de ponta fina, alicates ou outros grampos que possam deformar a luva.
Conclusão
A maioria dos casos de comportamento anormal ou mau funcionamento do aerógrafo está diretamente relacionada ao não cumprimento de regras simples para o atendimento da ferramenta. Deve ser completamente limpo de tinta após o trabalho, enxaguado, soprado, seco e armazenado em um lugar sem poeira, umidade excessiva. Para qualquer operação, siga as instruções do fabricante do instrumento.
Apesar do fato de que a maioria dos problemas pode ser corrigida com reparos simples, você não deve superestimar suas habilidades. Todo o trabalho deve ser realizado com cuidado e cuidado. E se houver a menor dúvida sobre a própria competência, a fim de evitar danos aos elementos estruturais e desperdício de material, recomenda-se entrar em contato com uma oficina de reparo de aerógrafo.