Como usar o aerógrafo

Um aerógrafo é uma ferramenta para pulverizar tinta ou verniz por meio de ar comprimido que passa através dele. Graças ao ajuste fino do fluxo de ar, artistas de aerografia realizam o desenho de pequenos detalhes da imagem. Mas ainda assim a qualidade da imagem depende não apenas da habilidade do artista, mas também do tipo e design do aerógrafo.

Como funciona o aerógrafo

Com um tamanho aparentemente pequeno, o dispositivo para pulverizar tinta pode incluir mais de 20 elementos, garantindo seu desempenho de alta qualidade. Para entender o aerógrafo do aparelho, basta olhar a figura abaixo,onde a ferramenta é mostrada na seção.

 Projeto aerógrafo

Existem vários tipos de aerógrafos que apresentam diferenças no design. Mas todos eles estão unidos pela presença de elementos básicos comuns a todos os tipos de aparelhos.

  1. Tanque. É um recipiente em que a tinta é derramada. Do tanque a tinta entra no aerógrafo, onde é misturado com o ar. O tanque para tinta pode ser removível e não removível, seu volume atinge 100 ml. Dependendo do modelo da ferramenta, o tanque é preso a ela em três posições: superior, lateral ou inferior.
  2. Gatilho Este é um botão (alavanca de disparo) projetado para controlar o dispositivo. Quando pressionado, o gatilho interage com a agulha, empurrando-a para longe. Em ferramentas de dupla ação, pressionar o botão abre o fluxo de ar e a inclinação da alavanca - o fluxo de tinta.
  3. Bico Ele pode ser destacável rapidamente, que é apertado pela tampa e rosqueado. No segundo caso, o bico é enrolado, manualmente ou usando uma chave do kit deste dispositivo. O diâmetro do bico afeta a largura da linha desenhada. É selecionado dependendo de quão largo o jato de tinta é requerido pelo artista para a realização de sua idéia.
  4. Agulha. É a parte mais frágil e significativa do aerógrafo.A agulha se sobrepõe ao bocal e regula a quantidade de tinta que passa por ele. Quanto mais o elemento se afasta da saída do bico, mais tinta é pulverizada e vice-versa.
  5. Guia de agulha. Corrige uma agulha no gabinete do dispositivo. Essa fixação permite que a agulha caia com precisão no orifício do bico e se mova para frente e para trás dentro do mesmo plano.
  6. Botão de controle de pintura. Regula a mobilidade da agulha. Pode ser fixado em uma posição específica para o suprimento de tinta desejado.
  7. Válvula de ar. Ele abre quando você pressiona o gatilho e passa o ar comprimido vindo do compressor para o aerógrafo.

Como mencionado acima, existem diferentes tipos de aerógrafos, que podem ser divididos em dispositivos de ação simples e dupla.

Aerógrafos de ação única

Nestes dispositivos, depois de pressionar a alavanca, apenas o fluxo de ar é aberto, o qual é misturado com tinta fora da caixa ou dentro dela (dispositivos com mistura interna ou externa).

Aerógrafos mistura ao ar livre (veja a foto abaixo) têm o design mais simples e são usados ​​para aplicação uniforme de tinta ou verniz em grandes áreas.

 Aerógrafo de mistura ao ar livre

Dispositivo mistura interna (veja a figura abaixo) é organizado de tal maneira que a combinação de tinta e ar ocorre dentro de seu corpo.

 Mistura de aerógrafo interior

Dispositivos de dupla ação

Quando você pressiona o botão (gatilho) na ferramenta de ação dupla, apenas a válvula de ar se abre. Mas para fornecer tinta para misturar com o ar, esta mesma alavanca precisa ser movida um pouco para trás. Ajustar a alimentação de corante permite ao artista controlar a saturação das cores e a largura das linhas.

Como funciona o aerógrafo

O princípio do aerógrafo é o seguinte. Depois de pressionar o gatilho, a válvula de ar se abre e o ar pressurizado começa a fluir para dentro do bocal do dispositivo e para fora dele. Como o aerógrafo é operado por ar comprimido que passa pelo corpo do dispositivo, cuja pressão é maior que a pressão do ambiente externo, a tinta sobe do tanque e se mistura com ele. Mas também existem aerógrafos aéreos. Neste caso, o fluxo gravitacional da tinta. A figura a seguir mostra um tanque do tipo sifão (A) e gravidade (B).

 O princípio do aerógrafo

Saindo do bocal, uma mistura de tinta e ar se transforma em uma tocha de aerossol de formato cônico.

Configuração do aerógrafo antes do trabalho

Antes de começar a usar um aerógrafo, especialmente se for comprado, você precisa prepará-lo para o trabalho. Primeiro de tudo, é necessário fazer o ajuste do fornecimento de tinta. Normalmente, com uma leve pressão no gatilho, somente o ar deve sair do bico do aerógrafo (aplica-se a ferramentas de ação simples). Após mais movimento (empurrando) da alavanca, a pintura deve aparecer.

Se quando você pressiona a alavanca, a tinta começa a borrifar imediatamente, ou quando você pressiona o gatilho todo o caminho, ele não se destaca o suficiente, então você precisará ajustar o aerógrafo.

  1. Desparafuse a tampa de plástico do dispositivo, segurando o dispositivo pela porca de metal.
     Desapertando a tampa
  2. Em seguida, você precisa desparafusar o retentor de agulha (mostrado pela seta na próxima foto). Não desaparafuse completamente a fechadura. É simplesmente necessário soltá-lo para que a agulha possa se mover na guia. A agulha não deve ser puxada muito, pois isso fará com que a tinta acabe.
     Bloqueio de agulha

  3. Se, ao menor puxão do gatilho, a tinta for aplicada imediatamente, então a agulha, neste caso, precisa ser movida levemente para frente. É necessário alcançar tal configuração para que a tinta comece. mova com a alavanca pressionada até a metade. Para fazer isso, pressione a alavanca (até a metade do curso) e, sem soltá-la, aperte a trava da agulha.
  4. Em seguida, a tampa é parafusada no lugar. Mas você deve saber que para o ajuste fino do movimento da agulha na tampa fornece um parafuso de ajuste. Portanto, é necessário desparafusá-lo um pouco, ligar o compressor e ajustar o instrumento com precisão.

Se você ajustar o aerógrafo desta maneira, quando trabalhar com a ferramenta, poderá ajustar suavemente o fluxo de fluido no bocal.

Além disso, as configurações acima não garantem o funcionamento correto do dispositivo, se Pressão errada do sistema selecionadaao qual está conectado. Para aerógrafo precisa de uma pressão de 1-3 atm. Se houver pouca pressão no sistema, o resultado do trabalho será rude e de má qualidade. Se a pressão do ar estiver muito alta, a atomização é menor, mas fica mais difícil controlar o processo.

Dica! Ao trabalhar com um aerógrafo, recomenda-se aderir à regra: quanto mais espessa a tinta, maior a pressão no sistema e vice-versa.

Especialmente surgem problemas se o compressor que comprime o ar não tiver um ajuste de pressão de saída. Neste caso, você pode Caixa de auto-instalação com manómetros entre o receptor e a mangueira de fornecimento de ar ao dispositivo. A caixa de velocidades permite-lhe ajustar com precisão a pressão do ar fornecido ao aerógrafo, dependendo da espessura da tinta e das técnicas artísticas necessárias.

Desmontar e limpar o aerógrafo depois do trabalho

A maioria dos problemas que surgem quando se trabalha com um aerógrafo é devido à limpeza inadequada, irregular ou inadequada do dispositivo. Mesmo depois de um curto trabalho ou da troca do corante, o dispositivo deve ser lavado com água (no caso de uso de tintas à base de água). Se forem usados ​​corantes especiais, a limpeza do aerógrafo consiste em lavá-lo com solventes ou soluções de limpeza. Não deixe nenhum tipo de tinta no tanque por muito tempo.

Desmontagem do dispositivo

Limpar a tinta de aerógrafo da qualidade resultará depois de uma desmontagem completa.

  1. Desparafuse a tampa instalada na parte de trás do dispositivo.
     Desapertando a tampa traseira

  2. Solte o grampo de pinça segurando a agulha.
     Braçadeira de afrouxamento
  3. Remova a agulha do instrumento.
     Remoção de agulha
  4. Desaperte o mecanismo de alimentação da agulha com o mandril de colarinho. Você verá as partes principais do aerógrafo que você deseja lubrificar após a limpeza.Como um lubrificante pode use litol.
     Mecanismo de alimentação da agulha com mandril

     Mandril de pinça

  5. Em seguida, você deve remover a alavanca, tentando não perder o suporte que cai do gabinete, se você girá-lo com o orifício do botão para baixo. A alavanca também precisa ser lubrificada com litol.
     Extração de alavanca

     Alavanca removida

  6. Remova a blindagem da agulha instalada na frente do dispositivo.
     Tampa de agulha
  7. Remova a tampa que protege o bico.
     Tampa do bico
  8. Se você precisar limpar o bico, ele é desparafusado com uma chave que vem com a ferramenta.
  9. Em seguida, retire a tampa do tanque de pintura.
     Tampa de pintura

É importante! Desmontar totalmente o aerógrafo terá apenas em caso de interrupções no seu trabalho ou para lubrificar os elementos de atrito. Geralmente, a lubrificação dos elementos do instrumento é necessária se a alavanca parar de ser pressionada suavemente ou se mover com dificuldade.

Limpeza de ferramentas

Você pode limpar o aerógrafo após terminar o trabalho ou trocar o corante de maneira mais simples, sem desmontar completamente o dispositivo.

  1. Remova qualquer resíduo de tinta do dispositivo.
  2. Remova a agulha do corpo da ferramenta e limpe-a da extremidade cega até a ponta afiada. Tenha cuidado para não danificar a ponta afiada da agulha.
  3. Deite uma pequena quantidade de água ou solvente no recipiente. Lave o recipiente e limpe-o com um pano.
  4. Sopre o ar quando o recipiente estiver cheio de detergente.
  5. Desaparafuse a tampa protetora da agulha e limpe-a com um solvente, depois volte a colocar a tampa.
  6. Insira a agulha no dispositivo e fixe-a com o pinça.
  7. Sopre o aerógrafo de volta ao ar.
Dica! Se solventes forem usados ​​para lavar o dispositivo, é recomendável que você use um limpador de aerógrafo que possa comprar ou fazer sozinho.

 Limpador de aerógrafo

Esta estação de lavagem é feita sob a forma de um recipiente com um orifício para inserir um aerógrafo. Limpador conveniente que protege o usuário da inalação de vapores nocivos do solvente, porque pulverizado dentro do tanque.

Como lavar tinta acrílica

É bastante difícil lavar o aerógrafo depois do acrílico, se este estiver seco, porque a tinta contém substâncias formadoras de filme. Os métodos para limpeza do aerógrafo a partir de acrílico diferem dependendo de quanto tempo a tinta estava na ferramenta.

  1. Se você quiser lavar o corante acrílico, que ainda não secouentão a água comum serve. A limpeza do dispositivo irá acelerar se a água estiver quente.
  2. Encontrar tinta na ferramenta mais de uma hora (até um dia) leva ao seu endurecimento. Neste caso, não é tarde demais para amolecer e remover o acrílico com vodca comum, álcool ou líquidos que contenham álcool.
  3. No caso mais negligenciado, se o acrílico estava no dispositivo vários diassó pode ser removido com gasolina, acetona, álcool branco ou querosene.

Sob a influência das substâncias acima, o amolecimento do molde de película de tinta acrílica demora cerca de 30 minutos. É necessário colocar um pouco de solvente no tanque várias vezes e molhar o restante dos elementos do aerógrafo obstruídos com acrílico.

É importante! É impossível embeber o dispositivo em um solvente, pois as vedações de borracha e plástico podem falhar. Para remover a tinta amaciada geralmente use escovas especiais.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música