A escolha do cabo de televisão para transmissão de TV moderna
Com o advento das transmissões de TV via satélite e digital, a questão de qual cabo para uma TV é melhor escolher está se tornando cada vez mais comum - afinal, a qualidade do sinal recebido depende disso. Assim, por exemplo, mudar para a transmissão via satélite ou digital da TV analógica, o equipamento não está sintonizado em certos canais, a imagem pode ficar borrada, borrada, às vezes ondulações e ruídos aparecem na tela da TV, embora seja esperada uma qualidade completamente diferente das tecnologias modernas. A principal razão para a ocorrência de tais defeitos é uma discrepância técnica entre a linha antiga e as novas características do sinal. É lógico que para a qualidade do equipamento de televisão terá que mudar o cabo.
Conteúdo
Onde começar
Não é difícil e independente colocar o cabo e conectar o equipamento de televisão em casa. Você não precisa ter experiência de trabalho especial ou conhecimento profundo. Mas para fazer a escolha certa cabo coaxial (este é o tipo usado para transmissão de TV moderna) não é tão simples. Estudando apenas suas características externas: a espessura, a cor, tentando determinar de olho em que consiste - é improvável que obtenha uma cópia adequada. Qual é melhor escolher um cabo, você pode entender, a partir dos dados originais. Antes de ir à loja, você precisa descobrir quais características a rede de cabos deve ter. Para fazer isso, descubra:
- qual formato de sinal deve suportar (TV digital ou analógica);
- o tipo e quantidade de equipamento de televisão que será utilizado;
- local de postura (apartamento ou casa grande);
- a localização da fonte do sinal é uma antena externa ou antena parabólica no telhado de uma casa ou varanda, um escudo na escada;
- comprimento total da rede.
Estrutura de cabo de TV
Falando sobre a estrutura interna, é possível dizer com precisão que todos os modelos têm um conteúdo similar.
- Condutor interno - pode ser feito como um fio único ou trançado, tubo de cobre. A distância do sinal e o possível raio de curvatura dependem do material.
- Camada dielétrica - fornece imobilidade dos condutores. Pode ser feito de polietileno, teflon, espuma de policloreto de vinila ou entreferro. A qualidade do material depende da resistência da onda e da atenuação do sinal transmitido.
- Condutor externo - trança. É feito de papel alumínio, tubo corrugado, filme de alumínio, fio de metal. O grau de proteção contra interferência eletromagnética externa depende da qualidade do material.
- Shellque protege a estrutura interna do cabo.
Como pode ser visto, o princípio da estrutura dos cabos é o mesmo, mas os materiais dos quais suas partes estruturais são feitas diferem entre si. Como escolher uma boa opção que correspondesse às características técnicas da transmissão televisiva moderna?
Regras de seleção
Independentemente do fabricante,qualquer cabo de televisão para adotar um formato de televisão moderno deve ter uma resistência de pelo menos 75 ohms. Considere também os seguintes critérios.
A composição da casca exterior
Como regra, use PE ou PVC. No primeiro caso, o shell será branco e no segundo - preto. Anteriormente, acreditava-se que, para instalação ao ar livre, por exemplo, quando a antena está no telhado ou na varanda de uma casa, deve-se dar preferência ao cabo com uma bainha de proteção preta. Mas hoje este indicador não é crítico e, portanto, alguns tipos de cabos com uma bainha de proteção branca, por exemplo SAT 703, podem ser usados para trabalhos internos e externos. A principal coisa a considerar espessura da camada protetora. É lógico supor que quanto mais é, melhor.
No entanto, neste caso, toda a estrutura torna-se difícil, respectivamente, o raio de curvatura será um pouco limitado, isso deve ser levado em conta ao planejar o local de instalação (a presença de curvas e ângulos).
Características do condutor externo
Deve consistir em duas camadas de triagem. Você não deve comprar modelos com uma camada, este cabo não atende aos padrões modernos de transmissão de sinal.Os materiais a partir dos quais as camadas de peneiramento do condutor externo são feitas são diferentes. Nos primeiros modelos de um cabo de televisão, o fio trançado mais comum era usado como tela externa. A principal vantagem de tal modelo é o baixo custo, mas definitivamente não vale a pena contar com um sinal de alta qualidade. Modelos modernos têm o principal tela de folha de metal e trança adicional, que também é feita de ligas metálicas - reduz o nível de interferência de equipamentos de rádio e eletrodomésticos.
Características do núcleo central
Como regra geral, o núcleo central é feito de cobre ou outras ligas metálicas fortes. Para dar força, as ligas também podem ser revestidas com cobre. Não há fatos confirmados que condutor de cobre qualidade muito melhor do que as ligas de outros metais, transmite um sinal. Mas muitos especialistas recomendam esses modelos de cabos de televisão.
Espessura
Sem dúvida, o menor diâmetro do cabo é mais fácil de colocar, é fácil mascarar em especialmente projetado para esta caixa, mas a qualidade do sinal deixa muito a desejar. Secção transversal de 3,5 mm taxa mínima para uso doméstico. Caso contrário, somente os canais principais poderão estar disponíveis, pois o efeito de tal cabo será limitado. Para assistir a canais de TV com uma extensão moderna, você definitivamente precisa comprar dispositivos adicionais, por exemplo, set-top box de tv digital. Eles virão muito mais caros do que o cabo com a seção transversal ideal.
Fabricante
O mercado moderno envolve um grande número de fabricantes, mas isso não significa que todos prometam um produto de qualidade. Vale a pena prestar atenção a fabricantes bem estabelecidos, como Belden, Cavel, Commscope, Mediaflex. Esta regra aplica-se a seleção de antena.
Comprimento do cabo
Para evitar problemas no processo de instalação, é recomendável adquirir um cabo com uma pequena margem de comprimento. Primeiro de tudo, isso é devido a possíveis danos mecânicos durante a operação, o que afetará a qualidade do sinal. Pode exigir a eliminação da área danificada. A segunda razão é o rearranjo do equipamento. Muitas vezes, um novo interior leva a um rearranjo de móveis e equipamentos existentes.Comprimento de cabo maior permitirá tal trabalho sem substituí-lo.
Ao escolher um cabo, vale lembrar que quanto maior a rede, mais grosso é necessário para escolher um modelo. Nesse caso, se o cabo for comprado para a antena, localizada no teto, é melhor comprar um fio com uma seção transversal grande. Além disso, antes de adquirir um modelo específico, vale a pena esclarecer se há condições adicionais para a instalação. Todas essas informações serão úteis para você, mesmo que você decida faça uma antena com suas próprias mãos.
Escolhendo um cabo de televisão, você deve saber que não existem modelos “digitais” especiais que sirvam para receber a transmissão correspondente - isso é apenas um truque de marketing. Os modernos dispositivos de cabo são de banda larga, cuja frequência de operação é de 5 a 3000 MHz. A televisão digital e por satélite cai neste intervalo.
Para obter um sinal de satélite de alta qualidade, você precisará de informações sobre como instalar e conectar uma antena parabólica.