A invenção da primeira TV e sua evolução
Hoje é difícil imaginar que, há mais de cem anos, a humanidade pudesse passar sem a televisão. Essa técnica tornou-se um familiar familiar, entretendo, ensinando e informando o restante da família. A este respeito, será interessante descobrir quem inventou a primeira TV.
Conteúdo
Antecedentes para o surgimento da televisão
É muito importante notar que antes do advento da primeira TV, o rádio foi inventado. Aqui, as opiniões sobre os seus “pais fundadores” diferem: o ponto de vista doméstico chama o nome inventor de rádio №1 A.S. Popova, e no exterior o mesmo problema investigou-se por Marconi, Tesla, Branly.
Sobre a questão de quem exatamente inventou a TV, você não pode dar uma resposta definitiva. Então você pode chamar o nome de Paul Nipkova.Foi ele quem se tornou o inventor de um dispositivo especial - um disco com o seu nome. A invenção ocorreu em 1884. Foi o sinal de rádio e a varredura mecânica que fizeram a televisão aparecer.
Poucos sabem exatamente o que Disco Nipkova Acabou por ler a imagem linha por linha e passar para a tela. Empreendedor John Byrd da Escócia no final dos anos vinte do século passado e desenvolveu a primeira televisão baseada neste princípio. Ele começou a implementar com sucesso o projeto criado.
A liderança dos receptores de televisão mecânicos da corporação de mesmo nome Baird foi fixada para esses dispositivos até os anos 30. A imagem estava clara, mas sem som. No entanto, o futuro foi predeterminado: ele pertencia a um tubo de raios catódicos.
A invenção e uso de CRT
A tendência global de superioridade técnica fez as melhores mentes trabalharem em benefício do progresso: o trabalho sobre a invenção do tubo de raios catódicos (CRT) foi realizado em muitos países. Mais uma vez vale a pena destacar contribuição de cientistas russos - Em 1907, Boris Rosing recebeu uma patente para um desenvolvimento similar. Mas ele chegou a isso, com base em descobertas anteriores.
E aqui você pode trazer uma breve visão da história. Pode ser lembrado que até mesmo o alemão Heinrich Hertz, em 1887, descobriu a influência da luz na eletricidade: efeito de foto. Então ele não poderia explicar em que capacidade e para o que o efeito fotoelétrico é necessário. Isso foi feito para ele um ano depois por Alexander Stoletov, que tentou construir um protótipo de fotocélulas modernas quando o dispositivo elétrico foi inventado. Depois dele, muitos cientistas tentaram explicar a natureza desse fenômeno. Estes incluem Albert Einstein.
Outras descobertas que influenciaram o futuro surgimento da televisão também são importantes. Por exemplo, em 1879, o físico inglês William Crookes cria substâncias (luminóforos) que podem brilhar sob a influência de um raio catódico. E Carl Brown até tentou criar um futuro cinescópio. Só por isso Cinescópio Browniano e foi capaz de justificar a teoria de obter a imagem do já mencionado por nós Boris Rosing. E em 1933, seu aluno Vladimir Zvorykin criou o primeiro aparelho de televisão com um iconoscópio, como chamava o tubo eletrônico.
É Zvorykina e é considerado o "pai" da TV moderna.Até mesmo a primeira TV do mundo foi criada em seu laboratório americano de mesmo nome (ele era um emigrante que deixou o país depois da revolução de outubro). E em 1939, os primeiros modelos para produção em massa apareceram.
Isso levou ao fato de que nos anos seguintes os primeiros televisores foram ativamente conquistados pelos países da Europa - primeiro na Grã-Bretanha, na Alemanha e assim por diante. No início, toda a imagem foi transmitida em uma varredura ótico-mecânica, mas depois, com melhor qualidade de imagem, ocorreu a transição para uma varredura de feixe. no tubo de raios catódicos.
Como foi a situação na União Soviética?
Os primeiros aparelhos de televisão da URSS apareceram já em 1939 - a fábrica de Leningrado, Comintern, começou a produzi-los. O princípio da operação consistia na ação do disco de Nipkov e, portanto, tal prefixo tendo uma tela de 3 por 4 cm, era necessário conecte-se ao rádio. Em seguida, foi necessário mudar o rádio para outras freqüências - como resultado, foi possível assistir a esses programas que foram transmitidos em países europeus.
Também era interessante que tais primeiros televisores pudessem ser feitos por todos. Especialmente para isso, a instrução correspondente foi publicada na revista Radiofront.
A transmissão regular foi iniciada em 1938 pelo experiente Leningrad Center. E na capital, os programas de televisão começaram a ser transmitidos em cerca de seis meses. Curiosamente, em cada um dos telecentros dessas cidades foram utilizados diferentes padrões de decomposição, o que exigiu o uso de certos modelos de tecnologia.
- Para receber as transmissões do centro de rádio e televisão de Leningrado, foi usado o dispositivo de televisão "VRK" (em decifração - o Comitê de Rádio da União). Era um dispositivo com uma tela 130 × 175 mm, o trabalho do cinescópio em que forneceu 24 lâmpadas. Princípio de operação - decomposição em 240 linhas. Curiosamente, nos anos 30 do século passado, 20 cópias desse dispositivo foram lançadas. Tais equipamentos foram instalados nas casas de pioneiros e palácios da cultura para fins de visualização coletiva.
- Moscow TV Center estava transmitindo com decomposição em 343 linhas - foi percebido pelos dispositivos TK-1. Já significava um dispositivo mais complexo com 33 lâmpadas. Somente em 1938, 200 deles foram produzidos e no início da Segunda Guerra Mundial - 2 mil exemplares.
A pesquisa do pensamento de engenharia de um homem não parou por aí, mas mais cedo ou mais tarde modelos simplificados tiveram que aparecer.Por exemplo, no Radist em Leningrado, em 1940, foi proposta uma versão serial do 17TN-1, que poderia reproduzir os programas da televisão de Leningrado e de Moscou. A produção foi iniciada, mas antes do início das hostilidades, apenas 2 mil peças foram embora.
Você também pode dar um exemplo de um modelo simplificado chamado "ATP-1" (Assinante do receptor de televisão número 1) - foi o protótipo da moderna televisão por assinatura de TV a cabo. Ele foi libertado pela planta de Alexander antes da guerra.
Quando a TV se tornou cor
Todas as informações acima mencionam a transferência de imagens em preto e branco. Os cientistas continuaram a trabalhar para torná-lo colorido.
Quando as TVs coloridas apareceram? Pela primeira vez começaram a pensar nisso mesmo durante os receptores de televisão mecânicos. Um dos primeiros desenvolvimentos é representado por Hovhannes Adamyan, que em 1908 recebeu uma patente para a pessoa que pode transmitir sinais. dispositivo de duas cores. Sem mencionar John Loagy Brad, o inventor do receptor mecânico. Foi em 1928 que eles montaram uma TV em cores, que consistentemente transmitia três imagens usando um filtro azul, vermelho e verde.
Mas estava apenas tentando.Este salto no desenvolvimento da televisão a cores ocorreu após o final da Segunda Guerra Mundial. Uma vez que todas as forças foram jogadas na produção civil, isso inevitavelmente levou ao progresso nessa área. Isso aconteceu nos EUA. O uso de ondas decimétricas para transferir a imagem.
Isso levou ao fato de que já em 1940, cientistas americanos apresentaram o sistema Triniskop. Foi notável pelo fato de ter usado três cinescópios com cores diferentes do brilho de fósforo, cada um reproduzindo sua própria imagem colorida.
Quanto a expansões domésticas, na URSS desenvolvimentos técnicos semelhantes começaram a aparecer somente em 1951. Mas, um ano depois, espectadores comuns puderam assistir a uma transmissão em cores de teste.
Nos anos 70, a televisão tornou-se um dispositivo técnico familiar em muitas casas ao redor do mundo. O espaço soviético não foi exceção, a única coisa digna de nota: os receptores de televisão a cores permaneceram em nosso país escasso quase até o final dos anos oitenta do século passado.
O progresso não fica parado
Os inventores tentaram melhorar o resultado - então, em 1956, apareceu um controle remoto. Quem criou um dispositivo tão útil? Foi projetado por Robert Adler em 1956. O princípio de seu trabalho era transferir sinais de ultra-somque foram modulados pelos comandos apropriados. O primeiro controle remoto só podia controlar o volume e mudar de canal, mas naquela época era uma declaração bem pesada.
No que diz respeito versão infravermelha do controle remotoentão apareceu em 1974 como resultado do desenvolvimento de Grundig e Magnavox. Seu nascimento foi ditado pela aparência do teletexto, que exigia um controle mais preciso, o que significa que os botões apareciam. E já nos anos 80, o controle remoto também é usado como um análogo de um gamepad, porque as televisões também se tornaram um monitor adicional para os primeiros consoles de jogos e computadores de consumo.
Com o advento dos videocassetes, há uma necessidade de implementação adicional da entrada de vídeo componente (exceto para a antena analógica já existente).
Com o início do século XXI, a era do cinescópio chegou ao fim - painéis de plasma começaram a aparecer e TVs de LCD. E em 2010, os modelos cinescópicos foram quase expulsos do mercado por dispositivos LCD e PDP planos. Muitos deles podem se conectar à Internet e até mesmo demonstrar a capacidade de visualizar conteúdo em 3D.
Receptor de televisão de hoje é um pouco como seu progenitor - tem funções centro de mídia em casamantendo as funções de visualização de televisão terrestre e a cabo. E isso não é para mencionar a própria qualidade da imagem transmitida no padrão de clareza alta (e nos modelos top e ultra-alta).