Android: sistema operacional universal e conveniente

O sistema operacional Android é o nome hoje conhecido por quase todos os habitantes do planeta. Este sistema operacional roda smartphones e tablets. Ele é instalado em netbooks e é amplamente divulgado no mercado de TVs inteligentes e players HD. O Android é o sistema operacional mais comum para dispositivos móveis e de rede.

História de

A ideia de criar um sistema operacional aberto veio de uma pequena equipe de desenvolvedores. Ela fundou a empresa Android Inc., cujo primeiro desenvolvimento foi a implementação da idéia de incorporar módulos GPS em telefones celulares. É por isso que o jovem time comprou na videira corporação google. A equipe do Android Inc começou a trabalhar para o gigante das buscas.

Nota! No início de suas atividades, a empresa de desenvolvimento liderada por Andy Rubin estava envolvida na implementação do projeto Google Maps. Inicialmente, esse serviço foi desenvolvido para telefones de botão de alto desempenho, como BlackBerry, Nokia.

 Evolução do andróide

Não se sabe ao certo exatamente quando a plataforma Android começou a se desenvolver como um ambiente operacional universal independente para dispositivos móveis. Como ponto de partida, alguns especialistas falam no momento em que o primeiro iPhone é lançado. Há uma opinião que os desenvolvedores do sistema operacional Android roubou a maioria das idéias e princípios da Apple. Em particular, isso foi declarado abertamente por Steve Jobs.

No entanto, para uma enorme audiência de potenciais proprietários de telefones celulares apenas alguns anos depois, grandes clientes em potencial abriram para adquirir dispositivos realmente convenientes. O primeiro sistema Android a funcionar foi instalado no modelo de produção da HTC Dream.. O número da versão 1 foi chamado de Apple Pie.

 HTC Dream

Estratégia de entrada no mercado do Google incluída OS aberto e livre. Aqui, o sistema operacional Android fez uma verdadeira revolução. O uso do ambiente de software livre reduziu drasticamente o custo final de um telefone celular.A racionalidade de tal passo é mostrada pelo primeiro smartphone do Android HTC Dream: 6 meses após a data da apresentação, mais de um milhão de aparelhos foram vendidos.

Vantagens do Android

O Android difere de outros sistemas operacionais em sua abordagem à universalização, o uso de esquemas unificados para controlar os componentes de uma plataforma de hardware e a interação com o usuário final. O sistema operacional tem as seguintes vantagens.

  1. Esquema de sincronização implementado. Com vários dispositivos no Android, você pode ter um conjunto idêntico de programas, contatos, entradas de calendário. Neste caso, o usuário não precisa fazer nenhum esforço.
  2. É plataforma aberta. Você pode instalar como um programa da loja e escrito por desenvolvedores de terceiros. Hoje você pode escrever um programa para o Android.
  3. Nenhuma loja de aplicativos. Isso não pode se orgulhar de outros sistemas operacionais. Além do Google Play, os usuários da Rússia podem usar o depósito do UpToDown e outros serviços de terceiros.
  4. Smartphone baseado em Android recebeu pela primeira vez Suporte para protocolo sem fio Bluetooth. E hoje, esse sistema operacional oferece o uso das versões mais recentes deste tipo de conexão.
  5. Suporte para cartão de memória smartphones no Android puro receberam por um longo tempo. A propósito, os iPhones ofereceram essa funcionalidade apenas nas versões mais recentes.

E por último, mas não menos importante para o usuário, a vantagem é que no Android hoje você pode escolher um telefone a partir de uma lista verdadeiramente gigante de ofertas. Este sistema operacional é aberto e livre, então a concorrência no mercado de fabricantes de dispositivos móveis é, como dizem, a morte. No Android, os smartphones de nível de orçamento e os produtos de classe de elite estão disponíveis.

Visão geral das versões atuais

Discutir qual versão do Android é melhor para um smartphone pode ser de longas horas. Ainda hoje você pode se encontrar em uso com os proprietários do dispositivo que está sendo executado no Android 2.0. No entanto, o conjunto ideal de recursos, a estabilidade ofereceu a versão 4.0.

Sanduíche de sorvete

A versão 4.0 recebeu o nome Ice Cream Sandwich. Android desta geração foi introduzido juntamente com a marca Galaxy Nexus. O sistema operacional pela primeira vez se tornou um meio único para smartphones e tablets.

Na versão 4.0, a funcionalidade de reconhecimento de face foi introduzida pela primeira vez, a capacidade de iniciar aplicativos a partir da tela de bloqueio, suporte a gestos e aprimoramento do trabalho da câmera. Usuários recebidos a capacidade de fotografar panoramas.

É importante! Mas não só isso foi um avanço. A versão 4.0 do Ice Cream Sandwich tornou possível criptografar totalmente o telefone.

 Sanduíche de sorvete

Kitkat

A versão Android 4.4 tornou-se, acima de tudo, menos intensivo em recursos. Isto foi conseguido, entre outras coisas, trabalhando através da interface e melhorando a estabilidade. Esse recurso imediatamente atraiu a atenção dos fabricantes, e os smartphones KitKat se tornaram o produto mais popular no mercado. No funcional foi adicionado:

  • nova interface;
  • a aparência do contador de passos;
  • suporte para legendas ao reproduzir vídeo;
  • novo circuito de controle de brilho;
  • Números de pesquisa que não estão na lista telefônica - diretamente no mecanismo de pesquisa do Google;
  • Suporte a porta de infravermelho.

Nota! Usuários de smartphones na versão 4.4 do Android conseguiram controlar aparelhos domésticos. Isso causou uma agitação por um tempo, e hoje existem centenas de programas para usar o telefone como um controle remoto.

 KitKat android

Pirulito

A versão Android 5.0 recebeu um novo kernel atualizado, a máquina virtual ART. O sistema tornou-se mais rápido, mais estável e mais econômico em termos de recursos. Para os usuários apareceu Um novo mecanismo para trabalhar com cores. Eles se tornaram mais brilhantes, suculentos e atraentes.

 pirulito android

Satisfeito com a versão 5.0 e a provisão de desbloqueio inteligente. O telefone foi capaz de remover independentemente a criptografia quando está em um lugar chamado seguro. Também adicionou funcionalidade:

  • a capacidade de trabalhar com dois SIM;
  • lanterna;
  • serviço de rede privada virtual;
  • TV Android;
  • ajuste manual de temperatura de cor, brilho de luz de fundo e outros parâmetros de exibição.

 Lollipop android 5.0

Introduzido no final de 2014, o Android versão 5.0 tornou-se o sistema operacional, que de várias formas definiu o caminho de desenvolvimento para futuras versões do ambiente de software.

Marshmallow

Marshmallow Android 6 se concentrou em multimídia, em primeiro lugar, para trabalhar com a câmera. Agora você pode tirar fotos de alta qualidade de paisagens, crianças, animais de estimação. Efeitos de processamento em tempo real estão agora disponíveis. São os dispositivos no Android 6 que foram usados ​​pela primeira vez para produzir vídeos musicais.

Sistema funcional adicionado:

  • Google Now On Tap;
  • sistema de reconhecimento de impressões digitais para bloqueio e criptografia;
  • suporte para o sistema operacional Projeto Brillo - a chamada Internet para as coisas.

É importante! Na versão 6, o sistema de permissões apareceu pela primeira vez. Agora, para cada aplicativo, você pode ajustar os direitos de acesso ao equipamento ou parterecursos de software.

Torrone

A versão do Android 7 foi apresentada ao público em 2016. O sistema operacional recebeu a capacidade de usar vários aplicativos ao mesmo tempo. Você pode alternar entre eles com um toque de um botão. Além disso:

  • novo sistema de mudança de idioma com um botão;
  • um painel separado para atalhos;
  • nova exibição de pastas;
  • modo noturno com brilho reduzido;
  • sistemas de poupança de energia;
  • modo de realidade virtual;
  • Novo modo de suspensão para economizar bateria;
  • funcionalidade de economia de tráfego.

Na versão 7.0, a capacidade de criptografar pastas e aplicativos.

Oreo

A última versão do Android 8 em uma lista enorme de dispositivos oferecidos aos usuários configuração avançada de uma variedade de reações e comportamentos do sistema operacional. Apareceu:

  • novo tipo de notificações;
  • a possibilidade de atribuir uma notificação separada para ações (canais de notificação);
  • uma funcionalidade picture-in-picture que permite aos usuários de tablets de tela grande assistir a vídeos em um canto da tela (esse mesmo mecanismo é usado para controlar facilmente um smartphone com uma mão);
  • restrições do sistema (processos, rastreamento e assim por diante);
  • carga reduzida com várias guias abertas do navegador;
  • sistema de armazenamento inteligente;
  • ícones dinâmicos (altere o ícone sem reinstalar o programa).

 Oreo

Uma grande conveniência é o recurso de configurar aplicativos responsáveis ​​por uma determinada ação: o sistema de controle por gestos é popular entre os usuários. Também avaliou positivamente novos tapas longas e sistema de resposta ao toque.

Torta

A versão 9 do Android, que está prevista para ser lançada em 2018, corre o risco de se tornar o produto mais revolucionário em toda a linha de melhoria do sistema operacional. Aparecerão recursos que não são típicos para dispositivos móveis.

  1. O Android 9 existe a capacidade de transformar um smartphone em um mouse e um teclado sem fio para um computador ou smart TV. Para obter esses recursos na versão 8, era necessário obter os direitos de superusuário. Na pizza, a funcionalidade estará disponível para todos os usuários.
  2. Suporte monobrow popular, ranhuras na parte superior da tela, como Apple, Honor 10 e outras, serão implementadas no nível do sistema operacional. Agora, a imagem do protetor de tela e do plano de fundo da área de trabalho será expandida para tela inteira.
  3. Sistema de segurança estendido. O Android 9 irá rastrear absolutamente todas as conexões externas. Obter acesso não autorizado a arquivos, câmera, microfone para gravação de conversas se torna impossível. Este sistema é posicionado pelo Google como o início da luta contra hackers e outros cibercriminosos.
  4. Trabalhar com displays flexíveis. Flexibilidade de smartphones é uma tendência de moda do mercado moderno. O Android 9 suportará o trabalho com exibições desse tipo no nível do programa.
  5. Assistente pessoal para comunicação. Esta parte do ambiente de software ajudará a eliminar erros ortográficos e erros de digitação. Ela poderá criar espaços em branco e aprender durante o uso.
  6. Sistema Integrado de Identificação Biométrica. A versão 9 do sistema poderá trabalhar simultaneamente com scanners de retina e software de reconhecimento facial. Agora você não precisa de serviços ou programas - tudo funciona no nível do ambiente operacional.
  7. Sistema de exibição modificado. Agora os parâmetros digitais, a força do sinal será exibida com a maior precisão possível e mudará em tempo real.

As capacidades do Android 9 nos permitem afirmar que a autonomia dos dispositivos móveis aumentará drasticamente. O sistema operacional recebe o direito de regular a operação de aplicativos.Ela é capaz de aprender prevendo quais programas precisarão de recursos e quais processos atribuirão alta ou baixa prioridade.

É importante! Uma funcionalidade muito esperada para um enorme público de usuários - gerenciando um smartphone apenas com a ajuda de gestos. Alguns fabricantes já afirmaram que isso permitirá que os botões e outros controles sejam removidos da caixa ou da tela.

O Android 9 vai sair da caixa, provavelmente, de smartphones topo de gama. No entanto, a atualização planejada do sistema operacional para seus modelos já foi anunciada por muitos fabricantes. Por exemplo, os smartphones no Android 9 são:

  • Telefone Essencial;
  • Google Pixel primeira e segunda geração;
  • Oneplus 6;
  • Sony Xperia XZ2;
  • HTC U12 Plus e outros;
  • Versão Huawei P20 e Plus;
  • Xiaomi Mi MIX 2S.
Dica! Uma lista completa dos smartphones que receberão o Android 9 pode ser encontrada no site oficial do sistema operacional.

 Torta

Android One e Android Go

Separadamente, vale a pena notar as modificações da linha principal de sistemas operacionais da família Android. Os smartphones Android One são chamados dispositivos no Android puro. Inicialmente, esta versão do ambiente operacional foi desenvolvida para dispositivos de custo extremamente baixo. A promoção do Android One foi feita no mercado indiano. Hoje, eles estão interessados ​​em fabricantes eminentes. Em particular, no Android One planeja lançar sua empresa de smartphones A1 Xiaomi.Este telefone é baseado no modelo Mi 5X. Outras marcas também estão interessadas na plataforma. Hoje é costume falar sobre o padrão Android One, puro Android.

Para plataformas de hardware extremamente antigas ou fracas, uma versão separada do sistema operacional foi desenvolvida. Os smartphones Android Go são modelos com uma pequena capacidade de memória de 512 MB a 1 GB. Além disso, esse sistema operacional não requer alto poder de processamento. Para Android Go hoje existem muitos aplicativos no Google Play, eles são marcados com um ícone especial.

É importante! Vale a pena notar que o Android Go não é uma versão simplificada. A maioria dos recursos e recursos do Oreo 8. Estão disponíveis, portanto, os usuários com smartphones low-end e low-end podem decidir qual Android escolher - o originalmente instalado ou o novo GO.

Revisão dos melhores processadores para smartphones Android

Para decidir qual processador é melhor para um smartphone no Android, qual telefone é melhor para comprar a partir da posição de um investimento razoável, você precisa entender os recursos do sistema operacional. Todos os núcleos de chip nem sempre são usados. Para o usuário comum, um processador dual-core moderno será suficiente.A visualização de vídeo ficará satisfeita com os recursos da plataforma com quatro núcleos. Bem, os jogadores precisarão de oito ou mais processadores nucleares modernos. Além dos registros de energia, os chips de ponta oferecem outros recursos interessantes.

Qualcomm Snapdragon 845

Este chip é mais comum no mercado. É usado por um grande número de fabricantes de smartphones topo de gama. O chip tem 8 núcleos, mostra um desempenho significativo. Além disso, a funcionalidade proposta:

  • coprocessador de processamento gráfico separado;
  • módulo de rastreamento do rosto e posição dos olhos;
  • sistema de serviço de sensor de posição;
  • co-processador de segurança incorporado.


Quais das funções úteis serão usadas no smartphone - apenas o fabricante decide. No entanto, podemos dizer com confiança: Snapdragon 845 é amplamente distribuído, usado não só em telefones, mas também em capacetes, fones de realidade virtual. Parece o melhor processador para um smartphone no Android devido à sua potência e disponibilidade para fabricantes de hardware.

Samsung Exynos 9810

O desenvolvimento de produtos da Samsung está focado em medições biométricas e desempenho recorde. Tem um processador gráfico embutido, que literalmente não tem igual.No entanto, o co-processador de inteligência artificial não está aqui. O poder da CPU envolve um cálculo rápido da quantidade necessária de dados.

É importante! A desvantagem do processador é um fato simples: ele é instalado apenas em smartphones Samsung fornecidos para o mercado europeu. Chip é um pouco comum.

 Samsung Exynos 9810

HiSilicon Kirin 970

Este desenvolvimento da Huawei é tanto uma medida de proteção contra sanções e restrições, e um produto verdadeiramente revolucionário. Este processador é implementado pela primeira vez sistema de computação neural. No nível da CPU, o reconhecimento de objetos, cenas, configuração de parâmetros de fotografia e muito mais é implementado. O chip contém um módulo gráfico de alto desempenho, bem como um processador de imagem dupla. Esta CPU Instalado em produtos Huawei, Honor.

 HiSilicon Kirin 970

Como conclusão

Hoje, a família Android de sistemas operacionais pode oferecer a qualquer usuário acesso a conveniência e recursos avançados. Para telefones fracos feitos com o Android Go. O Project One oferece um sistema operacional limpo. E a versão 9 é capaz de se tornar uma verdadeira revolução, oferecendo ao usuário total transparência e facilidade de personalização.

Mas uma coisa continua a mesma.O Android continua sendo o único sistema universal para uma enorme lista de equipamentos, oferecendo sincronização conveniente e muitos outros recursos úteis.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música