IPhone vs Android: qual é o melhor?
O debate sobre qual dispositivo é melhor em qual sistema operacional está em andamento há muitos anos. Eles surgiram desde o advento do iOS e Android, e não diminuem até hoje. Os adeptos de ambos os sistemas argumentam os argumentos mais diferentes em defesa de seu sistema operacional, e às vezes esses argumentos, pelo menos, podem ser chamados de absurdos. Hoje será posto fim ao confronto do iPhone vs Android. Para entender o que é melhor - iPhone ou Android, avaliaremos o sistema por vários critérios importantes.
Conteúdo
As diferenças fundamentais entre os dois sistemas
Primeiro você precisa entender os recursos do sistema operacional e identificar as diferenças entre o iPhone e o Android. É mais lógico fazer isso por cinco critérios:
- estabilidade do sistema;
- compatibilidade de software;
- comunicações;
- expansão de memória;
- personalização.
Estabilidade
O primeiro critério que merece atenção é a estabilidade do sistema operacional. Dos proprietários de dispositivos no Android, muitas vezes você pode ouvir que o telefone congela, dá erros e às vezes funciona lentamente. Isso é culpa do SO, ou melhor, de sua adaptação a um telefone específico. Não é nenhum segredo que o iPhone é diferente do Android, pois funciona sob seu próprio iOS, e é desenvolvido exclusivamente para iPhones e iPads, leva em conta todas as características técnicas desses dispositivos e é refinado o mais fino possível para dispositivos específicos.
O Google, que criou o Android, oferece um grande número de dispositivos. Seu número total excede dezenas de vezes o número de smartphones da Apple. É por isso é impossível ajustar o Android para cada telefone. Por esse motivo, os telefones Android podem ficar instáveis, enquanto o iOS não tem esse problema no iPhone.
É importante! A estabilidade do iPhone é uma ordem de grandeza superior à do Android, mas é preciso entender que os dispositivos caros do sistema do Google têm excelente otimização e, com mais frequência, a Apple não é inferior. Portanto, falhas no sistema operacional podem ser observadas em telefones de baixo custo e preço médio com o sistema do Google.
Recursos técnicos do dispositivo e compatibilidade de software
A loja de aplicativos do Google está aberta, ou seja, qualquer desenvolvedor pode adicionar seu programa a ele. Obviamente, nem todas as empresas são grandes, e se desenvolvedores sérios verificam seu software para compatibilidade com a maioria dos processadores mais populares e populares, então as pequenas empresas fazem isso em alguns chipsets principais. No final Muitos aplicativos não são viáveis ou instáveis.
Uma loja aberta é uma desvantagem séria, porque, por um lado, há um monte de software inútil que não funciona, e não há nenhuma probabilidade de que algum tipo de hacker sob o disfarce de um programa tenha colocado um terrível vírus lá. Por outro lado, uma loja aberta é uma grande variedade de programas e, mais importante, gratuitos.
A diferença entre lojas de aplicativos A Apple e o Google são ótimos.
- A marca da Apple tem uma ordem de grandeza menos software e, na maioria das vezes, tem um caráter pago.
- No iOS, é impossível colocar software pirateado (para não pagar), o Google é real. Todo o software da loja do iPhone está funcionando, e é impossível encontrar um vírus lá.
Mais uma vez, voltando ao tópico de hardware, verifica-se que o desenvolvedor de software sabe com certeza telefones da Apple,para o qual seu software será instalado, e hoje é do iPhone 4 ao iPhone XS Max, ou seja, todos os modelos podem ser contados. Em outras palavras, adaptar aplicativos para dispositivos Apple é muito mais fácil do que para aqueles gerenciados pelo Android. Outra diferença relacionada ao hardware é que, devido à excelente adaptação do iOS, as características do iPhone muitas vezes parecem mais simples do que nos modelos Android, enquanto a diferença de velocidade e multitarefa é muitas vezes ausente.
Isso é interessante! Os dispositivos da Apple não se tornam obsoletos, ou seja, não existe tal coisa que o iPhone antigo funcionará em algum momento em um sistema operacional não suportado, onde novos aplicativos não podem ser instalados. O fabricante atualiza constantemente toda a linha de telefones e, na maioria dos casos, o dispositivo pára de funcionar apenas por causa de uma falha e não porque está desatualizado. Os telefones do Google em versões mais antigas, por exemplo, o segundo ou quarto Android, já são considerados antigos. Colocar novos softwares neles é uma tarefa difícil, e mesmo aplicativos populares como Viber, WhatsApp funcionam apenas se não forem atualizados, e isso é muito torto.
Mesmo se você comparar a velocidade do trabalho no iPhone e Android mais antigo do mesmo ano, a diferença será enorme.Você pode argumentar por um longo tempo, mas o resultado é geralmente o mesmo - eles não abandonam a Apple, embora isso se aplique apenas ao sistema.
Capacidades de comunicação
O próximo parâmetro que irá ajudá-lo a descobrir quem é melhor e mais conveniente é a comunicação com o mundo. O equipamento em ambos os sistemas tem suporte para LTE, Wi-Fi. Não há problemas aqui. Mas o trabalho do Bluetooth no iOS é que ele é destinado apenas para sincronização com fones de ouvido, e também através do Bluetooth, o iPhone pode funcionar como um modem. Não é possível transferir arquivos ou contatos para o iOS via Bluetooth. Nesse caso, há uma vantagem no lado do Android. Não há problema com isso.
Transferir arquivos do PC No Android, também, não causa sérias dificuldades. Basta conectar o smartphone com um fio a um laptop, e o primeiro será exibido como mídia removível, ou seja, músicas, fotos e vídeos podem ser copiados por transferência direta. A Apple não é uma tarefa tão trivial. PC deve ser instalado gerenciador de arquivos especiais - iTunes. Através dele, você pode transferir quaisquer arquivos, bem como atualizar programas, sincronizar o dispositivo e criar cópias de segurança. Por um lado, é conveniente, mas basta vir a alguém para visitar e jogar algum conteúdo em seu iPhone não vai funcionar. Essa é outra desvantagem.
Expansão de memória
O próximo momento é A Apple não permite que seus usuários expandam a memória do dispositivo. Ou seja, eles são limitados pelo número de gigabytes que estavam no dispositivo no momento da compra e, se os novos dispositivos de memória oferecerem uma grande quantidade, os iPhones antigos poderiam ser limitados a 16 gigabytes, o que é um pouco. A grande maioria dos dispositivos no Android pode colocar um cartão de memória e, além disso, usá-lo como a unidade principal, ou seja, aplicativos, fotos e outros arquivos permanecem no cartão de memória. Isso também é conveniente porque, se necessário, o usuário coloca um cartão grande e continua a aproveitar a vida, e no iOS você precisará pensar em armazenamento em nuvem ou comprar um novo dispositivo, e isso é muito caro. Os dispositivos da Apple são muito mais caros smartphones de outros, mesmo fabricantes muito populares. Isso, claro, um menos.
Última mais memória removível - o dispositivo quebrou, os arquivos permaneceram no cartão. A Apple tem um dispositivo quebrado, os arquivos caíram no esquecimento, se eles não foram previamente sincronizados com os armazenamentos da nuvem.
É importante! Outro ponto que pode ser atribuído às vantagens do Android, associado à memória - suporte ao OTG,ou seja, o telefone através de um cabo especial pode funcionar com uma memória USB convencional. A Apple não pode fazer isso.
Personalização
Configurando a música no sino não causará problemas para os proprietários do Android. Na Apple, esse problema também é resolvido, mas realizando algumas manipulações. Você precisa ir ao iTunes, selecionar uma melodia, comprá-la e só depois disso ele irá encantar o proprietário do dispositivo como toque. Basta baixar suas músicas favoritas da rede e instalá-lo no telefone não vai funcionar. O mesmo vale para escutando musica. É comprado em uma loja especial ou instalado a partir de um computador através do programa iTunes instalado.
Outro bom bônus para os proprietários do Android é a capacidade de tornar o telefone o mais pessoal e personalizado possível. Para isso Todos os tipos de temas, papéis de parede, lançadores, toques e muitas outras coisas estão disponíveis. A Apple também tem essas oportunidades, mas elas são muito menores e o grau de personalização é muito menor. Em outras palavras, a Apple sempre continuará sendo a Apple, não importa como você a disfarce, mas o Android pode ser transformado em algo completamente irreconhecível, mas por si só.
Vamos resumir
Para facilitar a compreensão das vantagens do iPhone, bem como suas desvantagens estão resumidas em uma única tabela.
Maçã | |
Méritos | Desvantagens |
Nenhum vírus | Menos aplicações |
Trabalho estável | Um monte de software pago |
Atualize até os smartphones mais antigos | Você não pode colocar um programa pirata (não pagar) |
Todas as aplicações estão funcionando | Não é possível expandir a memória |
Menos opções para personalização | |
É inconveniente misturar arquivos de um PC | |
Trabalho defeituoso com Bluetooth | |
Difícil colocar ringtone | |
Preço alto |
Então, dizer que o iPhone é melhor que outros smartphones, é impossível. Ele tem seus prós e contras. Pode-se concluir - a tecnologia da Apple é boa em termos de suavidade do trabalho e sua estabilidade, mas o grau de conveniência é maior para o Android. Ainda assim, em termos de simplicidade da interface, a ideia do Google ainda está ganhando. Por outro lado, as dificuldades ao trabalhar com o iOS surgem apenas entre os novos usuários do sistema, é o suficiente para dominar o sistema uma vez, e isso pode parecer ainda mais conveniente. Muitas pessoas que mudaram de um sistema para outro e depois disso disseram que, em geral, é conveniente trabalhar lá e lá, você só precisa se acostumar com isso. O comprador precisa decidir o que é mais importante para ele - muitas oportunidades e interrupções / frenagens periódicas ou um sistema menos claro e conveniente, que ao mesmo tempo sempre funcionará como um relógio e não causará irritação,quando aparece outra janela com um erro e a necessidade de reiniciar o dispositivo.