Escolhendo um projetor para a casa em parâmetros-chave
Se você deseja instalar um projetor (multimídia) em seu home theater, quando visitar a loja, você terá o problema de como escolher o melhor modelo. Antes de seus olhos será um grande número de tipos de equipamentos de projeção, diferindo em parâmetros e tecnologias. Portanto, escolhemos um projetor, levando em consideração os principais recursos do equipamento.
Conteúdo
Tipos de aparelhos de projeção
Um projetor multimídia é um dispositivo capaz de projetar informações de mídia externa, como um PC, laptop, sintonizador de TV, DVD player, tablet e até mesmo um smartphone em uma tela externa (superfície reflexiva).
Em dispositivos de projeção, as tecnologias mais usadas para geração de imagens são o LCD e o DLP. Cada um tem suas próprias vantagens.
- LCD - dispositivos capaz de produzir uma imagem com saturação de cor suficiente, para que você possa falar sobre reprodução de cores de alta qualidade, bem como eles são caracterizados por um alto nível de fluxo luminoso. Dispositivos de LCD com grande clareza reproduzem diagramas e textos, têm muitas maneiras de conectar fontes de informação.
- DLP - unidadesAlém de alto contraste, eles possuem excelente reprodução de cores naturais. Com esta tecnologia, a oportunidade de criar dispositivos micro e ultraportáteis.
Qual dessas tecnologias é melhor, não há resposta definitiva. Dispositivos com um e outro método de formação de imagens têm características semelhantes e são dispositivos de alta qualidade. A diferença só pode ser no preço, já que os dispositivos DLP são mais caros que o LCD. Por isso, escolhemos um projetor multimídia, baseado em possibilidades financeiras.
Também para home theater existem projetores com função 3D. Além do formato 3D, eles podem projetar uma imagem 2D regular.
Projetor laser 3d é outro representante de dispositivos para projetar imagens volumétricas. Esta tecnologia permite-lhe obter a máxima qualidade de imagem com o maior nível de contraste. A imagem é suave e perfeita, mesmo em cenas muito dinâmicas. Mas você deve entender qual projetor a laser escolher, já que o dispositivo 3D animado a laser e o projetor a laser para o home theater são dispositivos completamente diferentes. A unidade de animação destina-se apenas à projeção de hologramas de volume em vários shows.
Principais recursos
Para decidir que tipo de projetor escolher, você precisa estudar as principais características do dispositivo:
- permissão;
- fluxo de luz;
- razão de contraste;
- massa;
- uniformidade de leveza;
- ótica;
- formato de imagem;
- distorção geométrica;
- tipo de lâmpada;
- som;
- o número de conectores;
- método de controle.
Resolução
Este parâmetro indica quantos pixels (em dispositivos LCD) ou microespelhos (em dispositivos DLP) estão localizados na área da matriz. Para a contagem, o número de linhas na matriz é obtido, assim como as colunas.Por exemplo, se a instrução para o dispositivo indicar que o projetor multimídia está equipado com uma matriz com uma resolução full hd de 1920 × 1080, isso significa que 1920 pixels estão localizados na horizontal e 1080 pixels na vertical. projeção na superfície reflexiva, desde que o pixel será então muito pequeno.
A resolução da unidade deve ser levada em consideração dependendo da finalidade do projetor. Mas ainda assim, para um projetor de vídeo em casa resolução recomendada - full hd. A tabela abaixo indica a resolução ideal do projetor, que pode ser usada para diferentes tipos de informações projetadas.
Fluxo luminoso
Este valor é tradicionalmente medido em lumens, de acordo com o padrão ANSI adotado em 1982. Este padrão implica um valor médio da quantidade de fluxo de luz, usando 9 áreas da tela, que são distribuídas uniformemente por sua área.
Em dispositivos modernos, nomeadamente, nos dispositivos de 2016-2017, o parâmetro do fluxo luminoso pode atingir 12000 ANSI lumens.
A intensidade do fluxo luminoso do aparelho que produz o projetor multimídia deve ser escolhida levando-se em conta as características da sala, a área da superfície refletora (tela) e o nível de iluminação da sala.Para selecionar o parâmetro correto, você pode usar a tabela abaixo.
O valor dado é "Escuridão totalIndica que a iluminação da sala não deve exceder de 3 a 5 lux, e o dispositivo deve produzir pelo menos 50 a 150 lumens. Ao mesmo tempo, todas as janelas da sala devem estar bem fechadas. A presença de uma fonte de luz fraca, criando o crepúsculo.
Sob o termo “Escurecimento ” deve-se entender as características da iluminação na área da tela não mais do que 20 lux. Isso significa que as janelas que estão diretamente ao lado da tela devem ser bem cortadas. Mas na sala é permitida a iluminação, suficiente para ler de uma folha de papel. Portanto, um aparelho com um fluxo luminoso de 200 a 500 lúmens será suficiente.
Abaixo iluminação natural ou artificial entende-se que para o escurecimento da sala não é necessário aplicar quaisquer medidas especiais. O principal é que a superfície refletora não deve ser exposta à luz direta, e luminárias brilhantes não devem ser ligadas perto dela, o que pode resultar em um brilho insuficiente no brilho do projetor.
Quanto maior o brilho do dispositivo, mais saturado e o contraste a imagem será.
Contraste
O contraste do projetor é um indicador importante ao selecionar um projetor. Este valor é responsável pela profundidade da transmissão de cores, bem como pela visibilidade dos objetos nos locais mais escuros e mais claros da imagem.
Dispositivos com uma matriz de cristal líquido têm uma taxa de contraste marcadamente reduzida (de 200: 1 a 900: 1) em comparação com dispositivos DLP (de 450: 1 a 2000: 1).
Mas lembre-se de que esses números podem enganá-lo, porque às vezes os dados do passaporte não indicam sua ligação a nenhum padrão, por exemplo, para ANSI. Se lermos de acordo com o último padrão, cujos valores têm dados médios relacionados apenas a determinadas áreas da tela (exceto o centro), o nível de contraste será 150: 1. O alto contraste do projetor de home theater tem um efeito positivo quando a unidade está em funcionamento. em uma sala iluminada.
Peso unitário
Antes de escolher um projetor de home theater, preste atenção ao peso do dispositivo. Diferentes dispositivos por peso podem estar em:
- Estacionário, com massa superior a 8 kg, previsto para colocação na parede ou para instalação suspensa;
- portátil, com uma massa de 4 a 8 kg - tais dispositivos são convenientes para uso em apresentações, especialmente em negócios;
- ultraportátil, pesando de 2 a 4 kg;
- microportável - peso até 2 kg.
Para dispositivo estacionário, geralmente é um projetor de teto, uma grande massa não desempenha um papel especial. A menos que o dispositivo deva pesar no máximo 5 kg para fixação em teto de gesso.
Se a mobilidade é importante para você, então seria melhor comprar um dispositivo com uma massa não superior a 4 kg. Tal massa e pequenas dimensões projetores chinesesque pode ser visto em lojas online. Mas pode haver um truque: os parâmetros especificados do dispositivo (por exemplo, a matriz full hd) de acordo com as avaliações dos clientes estão longe de ser verdadeiros, e as fotos de como ele projeta a imagem também não são verdadeiras.
Dispositivos ultra-portáteis (peso inferior a 2 kg) são uma excelente opção para pessoas de negócios que viajam constantemente. Tal dispositivo é fácil de pegar na estrada. Mas, devido ao pequeno brilho e baixa potência do dispositivo, para visualizar a imagem requer uma sala bem escura com uma tela pequena.
Para dispositivos portáteis, a resolução full hd é bastante acessível. Esses dispositivos têm excelente funcionalidade e alta capacidade técnica.
Iluminação uniforme
A relação entre a intensidade da luz no máximo, entre o ponto central da tela e sua periferia, em dispositivos de qualidade para uso doméstico deve exceder 80%.
Nó óptico
A maioria dos dispositivos de projeção usa óptica para alterar a distância focal. Essas lentes são chamadas de lentes de zoom ou Lentes ZOOM. Antes de escolher qualquer tipo de projetor, leve em conta que a presença de tal ótica facilita a preparação para o próximo show, porque você não precisará mover fisicamente o equipamento para alterar o tamanho da imagem. Modelos avançados fornecem a capacidade de ampliar usando o controle remoto. Além disso, você pode ajustar o foco remotamente. Essas funções são insubstituíveis se você tiver um projetor estacionário no teto.
Nos pulmões, ultra e microdispositivos, ótica grande angular de foco curto são instalados para garantir um tamanho de imagem grande a uma distância de 1,5,até 2 m da tela. Lentes de foco curto são convenientes para uso em salas pequenas com espaço limitado. Uma lente grande angular é frequentemente usada para um dispositivo se precisar ser colocada atrás de uma tela translúcida.
Formato e tamanho da imagem
Um projetor multimídia, quando comparado com outros dispositivos para exibir informações, tem uma grande vantagem, pois permite ajustar o tamanho da imagem a seu critério. Muitas vezes, o tamanho da imagem pode depender do tamanho da sala e da tela. Por exemplo, dispositivos portáteis são capazes de projetar uma imagem com dimensões variando de 60 cm a 9 m na diagonal.
Para ajustar o tamanho da imagem, existem duas maneiras.
- Para alterar o tamanho, você precisa mover o dispositivo para mais perto ou mais longe da tela.
- Se a lente do dispositivo tiver a função ZOOM, as dimensões mudam sem mover o dispositivo.
Quanto ao formato da imagem, o padrão para o equipamento de projeção é o formato 4: 3. Mas os modelos mais novos de dispositivos têm a capacidade de mudar o formato de 4: 3 para 16: 9, que é frequentemente usado para assistir a filmes.
Se você comprar um projetor em casa, é desejável que ele tenha uma relação de aspecto LCD ou matriz DLP (widescreen) c 16: 9.
Correção Geométrica
Ao instalar o dispositivo em um determinado ângulo na tela, por exemplo, no teto, a imagem durante a visualização pode se deformar significativamente e se tornar trapezoidal. Para eliminar o trapézio é usado correção digitalque é baseado em algoritmos de compressão. Alguns modelos de dispositivos permitem a capacidade de ajustar a imagem, tanto horizontal como verticalmente. Por isso, você pode instalar o dispositivo um pouco ao lado do centro da tela.
Fontes de luz
A escolha de um projetor é um assunto sério, já que o equipamento de projeção é bastante caro. E antes de escolher um projetor confiável para a casa, preste atenção ao tipo de luz que ele usa, já que o custo da lâmpada pode chegar a 30% do custo do próprio dispositivo.
Basicamente, o aparelho de projeção utiliza 2 tipos de lâmpadas: lâmpadas de xenônio e mercúrio. Se você tomar as características visuais, a fonte de luz xenon é superior ao equivalente de mercúrio.Mas se levarmos em conta a vida útil, o mercúrio dura muito mais, de 1.000 a 10.000 horas, enquanto a “vida” do xenon é limitada a 4.000 horas.
Também como fonte de luz no projetor laser pode ser usado. Tais dispositivos são caracterizados por uma longa duração de trabalho, mais de 20.000 horas. Mas a principal desvantagem do laser em seu valor transcendental.
Som
Como escolher um projetor para sua casa para que tenha som? Tudo é bastante simples - você deve escolher um tipo de dispositivo multimídia. Na maioria dos casos, o sistema de áudio embutido no dispositivo tem um volume normal e é bastante confortável para os espectadores inexperientes. Mas se você quiser ter som surround completo em seu home theater, não poderá fazer sem instalar um sistema de alto-falantes externo. Neste caso, por que você deve pagar demais pelos alto-falantes embutidos no dispositivo? Você só precisa de um projetor com resolução full hd e sem sistema de áudio embutido.
Número de conectores
Dispositivos de projeção, incluindo os domésticos, podem diferir em quantos conectores para conectar dispositivos externos são instalados neles. Os dispositivos modernos têm um painel para conexão de periféricos, que inclui conectores padrãocomo interface VGA e HDMI. Usando essas interfaces, a recepção do sinal digital está disponível em até 1080p.
Também é obrigatório nos dispositivos fornecer outro tipo padrão de interface - RCA (popularmente chamado de "tulipa").
Além dos conectores para o sinal de vídeo, pode haver saídas de áudio no dispositivo, elas podem ser necessárias para conectar alto-falantes.
Método de controle
Um fator muito importante na operação do equipamento de projeção é o método de controle do equipamento, para o qual o controle remoto é mais utilizado. Mas nos dispositivos modernos há uma oportunidade de controlá-los. diretamente do computadorvia interface RS-232. Outra maneira de controlar, por exemplo, durante uma apresentação, você pode usar uma conexão USB para um PC.
Resumindo, podemos dizer que o “melhor” dispositivo de projeção não existe, assim como o “mais universal”. As informações fornecidas acima, abrangendo as características técnicas e a funcionalidade dos equipamentos de projeção, têm como objetivo ajudar uma pessoa a escolher o modelo mais ideal do dispositivo na relação preço-desempenho.Usando essas informações, você pode escolher o equipamento que melhor atenda às suas necessidades.