Os fones de ouvido são prejudiciais aos humanos?
Muitos se perguntam sobre a segurança do uso de um fone de ouvido para telefones celulares. Como isso afeta a saúde e afeta o órgão da audição em particular? É prejudicial ouvir música com fones de ouvido? Vamos ver quais dispositivos têm o menor impacto negativo e quais medidas de segurança precisam ser aplicadas.
Conteúdo
Efeito da música no aparelho auditivo
A sociedade moderna faz uso extensivo de fones de ouvido na vida cotidiana. Muitas pessoas gostam de ouvir música no transporte no caminho para o trabalho ou em casa, para carregar um positivo de acordes alegres. Mas, infelizmente, eles nem sempre sabem como usá-los corretamente, para não prejudicar sua saúde. Ouvir música através de fones de ouvido não é perigoso, é importante em que volume fazê-lo.Acústica alta com exposição prolongada pode criar problemas de saúde. Uma poderosa onda sonora pode traumatizar o tímpano, porque cria uma forte pressão sobre o nervo auditivo.
O limite máximo de segurança de ruído é de 70 dB. Mas, se você se envolver em ouvir gravações de áudio com o som máximo permissível por um longo tempo, isso pode levar à perda de audição.
Os smartphones modernos podem fornecer volume de som de até 120 dB, mas são mais projetados para melhorar o som se a gravação não for mantida na melhor qualidade. Além disso, aumentando o som, a tela aviso de perigo para ouvir som alto. E já cada usuário do smartphone toma a decisão independente sobre o nível de volume para uma audição confortável.
Quais dispositivos são os mais danosos
Muitas pessoas acreditam que os fones de ouvido plug-in (vácuo) são os mais perigosos, já que estão mais próximos do tímpano. Além disso, eles preenchem completamente o canal auditivo, criando um vácuo. De fato, se você ouvir música no volume máximo, o efeito negativo será maior do que em outros fones de ouvido. Mas, por outro lado, esse dispositivo tem o melhor isolamento acústico e reduz ao "não" o som e o ruído do ambiente, de modo que os usuários raramente precisam ajustar o som ao máximo. Para manter a saúde, você pode controlar o volume e garantir a audição segura das suas músicas favoritas.
Se fones de ouvido a vácuo são prejudiciais, um assunto controverso - tudo depende do volume selecionado de som.
Fones de ouvido, talvez, estão entre os mais perigosos. Normalmente, a melodia de tais fones de ouvido é ouvida não apenas por aqueles que estão neles, mas também pelas pessoas ao seu redor. Devido ao baixo isolamento acústico, os portadores os ligam a plena capacidade para abafar o ruído estranho. Como resultado, a pressão sobre o nervo auditivo aumenta, o que pode levar à surdez durante o uso prolongado.
O fone de ouvido Bluetooth é perigoso?
As novas tecnologias permitem usar um fone de ouvido não apenas para ouvir música, mas também para falar ao telefone. Fones de ouvido sem fio estão em demanda entre os empresários e aqueles que estão sempre atrás do volante. Suas principais vantagens estão nos seguintes parâmetros:
- Não há fios constantemente emaranhados.
- olhar estético da moda.
- conveniente em uso, bem localizado na aurícula.
- aplicável a todos os telemóveis com bluetooth.
- longa vida útil.
Mas o que você tem que pagar por vantagens tão óbvias? Como os fones de ouvido bluetooth afetam a saúde humana? Os desenvolvedores argumentam que o poder do dispositivo é muito menor que o da célula. Ao falar ao telefone, o dano é 20 vezes maior do que o uso de fones de ouvido sem fio, então usar um fone de ouvido bluetooth não é perigoso, é importante não fazê-lo o tempo todo.
Como o fone de ouvido bluetooth é uma ferramenta que permite receber e transmitir um sinal de 2,4 KHz, um campo eletromagnético é criado em torno da portadora.
Do ponto de vista médico, o abuso do dispositivo pode causar dores de cabeça, causando nervosismo e irritabilidade. E a regularidade, juntamente com a duração da operação de tal dispositivo, em dez anos pode levar ao câncer. Bluetooth cria um campo eletromagnético mesmo no modo de esperaPortanto, é extremamente importante tirá-lo pelo menos em horas de trabalho menos ativas. Cochilando a carga no cérebro, removendo periodicamente o fone de ouvido, você pode permanecer na tendência, reduzindo o risco à saúde.
Formas de reduzir o impacto negativo dos fones de ouvido.
Nem todo mundo, comprando fones de ouvido, se pergunta sobre segurança.É ignorância e leva a lesão do aparelho auditivo. A geração mais jovem é particularmente afetada - os usuários mais frequentes desses dispositivos portáteis. Existe uma maneira de sair desta situação e é a seguinte:
- não ligue o som no volume máximo;
- escolha fones de ouvido com isolamento de alto ruído;
- não use regularmente e faça pausas enquanto ouve.
Ao usar fones de ouvido de qualidade, a fonte da reprodução de som e boa gravação de áudio, o risco de se prejudicar é minimizado.