Fazendo um amplificador de headphone portátil

Hoje, encontrar o amplificador certo no setor de varejo que satisfaz todas as suas necessidades é muito difícil, e seu valor será decente. Será muito mais barato fazer um amplificador para fones de ouvido com suas próprias mãos, e tentaremos contar em detalhes sobre todas as etapas necessárias do trabalho.

Diagrama esquemático

Na Internet você pode encontrar muitas ofertas diferentes, mas paramos no circuito amplificador mais simples e eficaz. baseado no TDA 2003.

 Esquema

Amplificador de auscultadores portátil montado funciona em sala de aula Um, e seu ganho é de cerca de 18 unidades - esse poder vai satisfazer o amante da música mais exigente. Em alguns fóruns na Internet, amadores avançados falam muito positivamente sobre esse chip e o esquema apresentado, portanto, após a montagem, você terá um amplificador de headphone de alta qualidade em seu ativo.A série de sons, de acordo com as garantias daqueles que já fizeram para si um produto similar, é digna de elogios: mesmo timbres baixos transmitido na íntegra, sem distorção - coletar separadamente ULF (amplificador de baixa freqüência) não é necessário.

Em transistores

Este esquema parece simples, mas em operação, de acordo com especialistas, é muito exigente - tudo depende dos parâmetros básicos dos resistores e capacitores selecionados. Suas dimensões também são volumosas - via de regra, todos os amadores usam construção de dois estágios em dois transistores. As mais usadas são KT 315 ou similares, de tais dispositivos você pode fazer qualquer coisa e um amplificador de headphone, inclusive.

Desvantagens:

  • Uma seleção de tensão de alimentação precisa é necessária para o coletor, base e emissor:
  • Dois tipos de tensão devem ser adequados para a base: negativo e positivo ao longo de linhas separadas com o conjunto de resistência;
  • Para garantir a tensão nominal, você precisa selecionar resistores.

Este projeto é meticuloso e energizado - você precisa de pelo menos 5 V para sua operação estável.

 Transistores

Design de dois estágios em dois transistores

Nós usamos chips

Ao usar produtos similares, você pode obter as seguintes características: a tensão de alimentação estará na faixa de 1,8-15 volts, com a potência de saída de até 1,5 watts. Toda a estrutura é colocada livremente em uma placa relativamente pequena com dimensões de 100x150 mm.

Depois de concluir todo o trabalho de montagem do amplificador de fone de ouvido, se desejar, alguns usuários conectam pequenos alto-falantes a partir de um computador estacionário.

Antes de fazer um amplificador para fones de ouvido, é preciso percorrer algumas lojas que vendem componentes de rádio e comprar:

  • o chip principal é o tda 2822;
  • resistor tipo variável: com uma constante nominal de 4,7 com - 2 unidades. e um em 10 com;
  • Capacitores de 10 μF - 2 peças;
  • condensadores de tipo não polar com capacidade de 100nf - 3 peças;
  • dois soquetes para conexão - diâmetro de 3,5 mm;
  • baterias;
  • folha de material de um determinado tamanho;
  • adequado em tamanho habitação.

Marcamos a posição futura das peças no quadro, depois de ter impresso o desenho na impressora usando uma tecnologia especial, que discutiremos a seguir.

 Detalhes no quadro

Posição das peças no tabuleiro

Nós fazemos uma taxa

Um produto impresso é o principal se você quiser fazer um amplificador de alta qualidade. Apenas com a sua presença, o seu produto funcionará de forma estável. Você pode fazer isso em casa sem problemas, se souber os detalhes Tecnologia LUT - esta é uma transferência de uma imagem padrão da placa usando uma impressora a laser e um ferro comum.

Para a implementação do plano, usaremos Sprint-Layout 6.0 - Versão russa, tem cerca de 4,6 mil macros. Suas características distintivas são:

  • todos os dados de referência em russo;
  • inscrições no quadro podem ser feitas em cirílico;
  • ideal para o sistema operacional windows 7;
  • a interface do programa é alterada para usuários iniciantes;
  • Você pode trabalhar a partir de qualquer dispositivo de computador, armazenado em uma unidade flash, não deixa rastros em qualquer sistema.

 Tomada de placa

A imagem é impressa somente em papel brilhante, você pode usar vários livretos distribuídos em metrôs e shoppings.

Alguns presuntos usam papel fotográfico brilhante e fino - neste caso, a impressão é melhor.

É necessário imprimir no máximo, então a cópia será de alta qualidade - a imagem inteira deve estar claramente visível. Depois disso, colocamos em uma tábua com pouca gordura e passamos,expostos à terceira posição de potência, alguns minutos. Para papel fotográfico, meio minuto é suficiente.

Então precisa salmoura - para isso, usamos uma solução de cloreto férrico, que é considerada pelos especialistas como a melhor opção. Com a ajuda da acetona, limpamos as faixas de cobre da tinta restante e começamos a estanhagem. Para fazer tudo funcionar bem, é melhor usar a liga Rose, que foi inventada pelo químico alemão - é por isso que ele recebeu o nome dele.

A composição da liga: estanho e chumbo em 25%, e o resto do volume é bismuto - seus vapores são extremamente tóxicos, então todo o processo deve ser realizado em uma sala bem ventilada.

Colocamos alguns grânulos desta liga em um recipiente preparado com água (com fundo plano e plano) e aguardamos o derretimento completo. Em seguida, coloque a placa padronizada e conduza-a ao longo do fundo com grânulos derretidos. Com uma esponja macia, removemos as manchas e o excesso de fluxo nos caminhos.

 Taxa

Montagem do Amplificador

Para não confundir nada, aplicamos a mesma tecnologia no verso. diagrama de fiação. Depois de perfurar os orifícios necessários na placa, iniciamos a instalação de todos os detalhes. Na foto, a placa acabada com as peças é instalada no estojo preparado.

 Instalação do dispositivo

Antes de fixá-los no corpo, você precisa aplicar a marcação nos painéis finais - para isso, você pode usar o programa Photoshop, onde é fácil desenhar qualquer composição, onde haverá os nomes dos soquetes e todos os símbolos necessários. Em seguida, fazemos uma impressão dos desenhos com a ajuda de uma impressora em um papel fotográfico fino com uma superfície brilhante, que colamos no painel com os furos tecnológicos já feitos e tratados com acetona para desengorduramento. Cola utilizada carpintaria.

 Marcação

Painéis devem ser colocados sob imprensa poderosa pesando cerca de 20 kg por 24 horas, para que a qualidade da colagem fosse perfeita. Depois, laminamos a superfície dos painéis com uma película térmica especial usando um ferro caseiro e uma folha de papel limpo.

 Painel frontal do amplificador

Resta apenas instalar a tampa e os painéis laterais na caixa - e o amplificador está pronto para operação. Verificar o produto mostrou que a amplificação do som é excelente: o som é bastante claro e, se você ouvir gravações de qualidade, pode até ser descrito como cristal, o que é muito bom para um dispositivo feito por você mesmo. Todos os instrumentos são ouvidos, o baixo é excelente sem trepidar e o volume é tal que você pode ensurdecer.

 Amplificador de potência

Agora a um custo: todos os custos para a compra de peças e materiais no cálculo acabou por ser não mais do que mil rublos, eo amplificador de potência mais barato fabricado na fábrica custa 2,5 mil p., Para não mencionar a excelente qualidade dos produtos, cujo custo é estimado em várias dezenas de milhares. rublos.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música