Centro musical versus home theater: as sutilezas do som
Duas das maneiras mais simples e ao mesmo tempo populares de relaxar e fugir de assuntos e problemas cotidianos - assistir a um filme ou ouvir sua música favorita. Para isso, é claro, você pode usar um computador. Mas, para obter um som de alta qualidade, você precisa atualizá-lo seriamente. Se você é um amante da música, então será mais correto comprar um dispositivo acústico especializado. Na maioria das vezes existe essa escolha: home theater ou centro de música avançada? Curiosamente, esses dois dispositivos podem ser trocados.
Conteúdo
Centro musical: vantagens e desvantagens
O centro de música pode ser chamado de player avançado. Ele suporta um grande número de formatos e mídias de armazenamento. Você pode facilmente encontrar um modelo que tenha um player embutido discos de vinil e cassetes de áudio, enquanto essas operadoras vão perfeitamente coexistir com a unidade óptica, bem como a possibilidade conectar smartphones, pen drives, cartões de memória, discos rígidos.
Existem até mesmo modificações que são comparáveis em termos de funcionalidade aos dispendiosos sistemas profissionais de alto-falantes usados na organização de shows.
Os mais populares são modelos baratos com um amplificador de potência médio e 2 canais de áudio.
Qualquer dispositivo especializado tem muitos recursos e funções que permitem usá-lo não apenas para fins amadores, mas também como equipamento profissional. Um bom sistema de áudio não é exceção, porque graças a ele você pode organizar uma festa com segurança, mesmo em um pequeno clube.
Benefícios:
- um grande número de mídias, incluindo formatos retro (cassetes de áudio e discos de vinil);
- amplificador potente e múltiplos canais de som;
- uma grande variedade de equipamentos, dos mais acessíveis aos funcionais;
- possibilidade de usar como cinema em casa (aplica-se a modelos com suporte ao formato de vídeo).
Desvantagens:
- modelos funcionais são caros;
- na presença de amplificadores poderosos - grandes dimensões;
- modelos raros de centros de música podem reproduzir o formato de vídeo 4K de alta definição.
Cinema em casa: os prós e contras dos dispositivos
Cinema em casa permite-lhe reproduzir todos os formatos de ficheiros de vídeo modernos com a máxima qualidade. Discos ópticos, discos rígidos de cartões de memória e unidades flash USB são usados como mídia de armazenamento. Também é possível conectar-se a uma rede Wi-Fi doméstica para reproduzir arquivos armazenados na memória do computador e acessar a Internet.
Os modelos modernos podem ser chamados de um centro multimídia completo, que combina as capacidades de um player de vídeo, centro de música, computador e console de jogos.
Além disso, os home theaters possuir acústica. Os sistemas mais utilizados são 2.1 e 5.1, ou seja, dois alto-falantes e um subwoofer, ou 5 alto-falantes e um subwoofer, respectivamente.
Benefícios:
- suportar um grande número de formatos;
- universalidade, é possível substituir com um dispositivo muitos outros;
- a capacidade de expandir significativamente a funcionalidade da TV;
- a capacidade de reproduzir o formato de vídeo mais avançado em resolução 4K.
Desvantagens:
- amplificadores de potência são raramente usados;
- por qualidade de som os home theaters são uma ordem de magnitude pior que os aparelhos de som;
- significativamente menos funcionalidade ao trabalhar com áudio;
- nenhum modelo que suporte mídia desatualizada.
Problema de funcionalidade
Em comparação, os home theaters e os music centers são os primeiros na ordem mais versátil e funcional. No entanto, se você basicamente precisa ouvir música, então é melhor optar pelo player de música.
Você nunca deve esquecer que quanto mais versátil for um dispositivo, mais fraco ele estará no desempenho de suas funções.
Um home theater e um music center podem substituir um ao outro? Caros modelos irão lidar com essa tarefa. Como regra geral, entre os principais dispositivos, não há dúvidas sobre o suporte de vários formatos e codecs, todos eles são suportados. Aparelhos de som de alta fidelidade comparável a cinema em casa H-Fi de acordo com suas capacidades.No entanto, as dificuldades com a escolha surgem principalmente com um orçamento limitado, quando se considera a faixa de preço médio. Neste caso, nem toda tecnologia é igualmente boa.
Como fazer a escolha certa?
Para fazer uma escolha, você precisa entender o que você está comprando para eletrodomésticos. Considere o uso de vários cenários e decida qual equipamento é melhor escolher em cada versão.
A primeira opção é para casa
Compra de equipamentos para uso doméstico, como dizem, "para tudo". O comprador, neste caso, não tem requisitos especiais para a qualidade de vídeo e áudio, ele quer comprar um dispositivo universal. Neste caso, será necessário ter apenas funções básicas, sem requisitos adicionais.
A melhor escolha neste caso seria comprar orçamento para home theater ou a faixa de preço médio. Um plus será a presença de boa acústica e suporte a karaokê.
A segunda opção - para os espectadores
Ao escolher uma técnica para os fãs de assistir a filmes, antes de tudo, preste atenção à funcionalidade e a presença de bons oradores. Já a partir da tarefa, fica claro que os cinemas domésticos da faixa média de preço e os modelos mais caros são os mais adequados. Confira avaliado os melhores home theaters de 2017para fazer a escolha certa.
A terceira opção é para os amantes da música.
Para os fãs de ouvir o audio-home cinema não é adequado. Eles tendem a usar amplificadores fracos. A opção ideal seria seleção de centro de música classe média ou superior. Se necessário, você pode escolher modelos com cassete e vinil player.
A quarta opção - para dar
Ao escolher o equipamento para dar ou outro quarto pequeno, é melhor focar dispositivos compactos. Perfeito para um centro de música de pequeno formato ou um home theater compacto. A melhor preferência é dar exatamente o player de áudio: ele é mais móvel e compacto.
Algumas palavras sobre o design
Hoje, ao escolher uma técnica, o design não está em último lugar. Muitas vezes é ele quem se torna o fator determinante na compra de equipamentos. Ambos os tipos do equipamento considerado nesta matéria são significativamente diferentes.É impossível imaginar um home theater longe de uma TV ou monitor, e falando de design, eles primeiro representam a aparência da acústica do kit. Mas o centro de música - bastante dispositivo autônomo. Ele pode se destacar intencionalmente do estilo geral da sala e complementá-la harmoniosamente.