Especialistas de Massachusetts criaram um robô de peixe, observando as profundezas do mar
Especialistas do Laboratório de Ciência da Computação de Massachusetts criaram um peixe robô para observar a vida marinha. A função de observação está disponível devido à capacidade do robô mover-se livremente no espaço da água.
O dispositivo, conhecido como SoFi tem habilidades únicas para manobrar, graças à qual ele pode "espião" para os peixes tão livremente quanto possível. Neste caso, o "espião" tem excelentes características de camuflagem.
Um dos autores da revista Science Robotics Robert Katsman, fez uma declaração que a invenção é o primeiro dispositivo do mundo que pode se mover no plano tridimensional por um longo período de tempo.
A profundidade a que Sofi capaz de mergulhar, é de 15 metros, o tempo durante o qual o robô pode ser na água, perto de 40 minutos.Peixe robô é capaz de resistir à corrente, bem como nadar, não apenas diretamente, mas também vire, por sua vez. Se necessário, SoFi pode flutuar para a superfície.
A tampa superior do robô (case) é feita de borracha à base de silicone e plástico. Isso permite proteger o preenchimento eletrônico da penetração de água. Para colocar o robô em movimento, existem duas câmaras de ar localizadas na cauda e usadas para bombear água para o motor. Existe uma câmera que permite a gravação de vídeo no processo de monitoramento com a possibilidade de sua transferência para o processador de qualquer computador.