Criou uma câmera que pode ver através de
Cientistas da Universidade de Edimburgo criaram uma câmera capaz de visualizar objetos sem usar raios-X.. O princípio de sua operação é bastante simples. O fato é que todos os endoscópios modernos têm em sua estrutura fontes de iluminação de backup, que são utilizadas em operações não invasivas.
O novo modelo da câmera permitirá capturar os fótons que emanam dessa fonte. Os detectores integrados permitem detectar fótons não-dispersos que se movem praticamente ao longo de trajetórias lineares. O rastreamento de sua trajetória geralmente não é difícil, uma vez que o número desses fótons é várias vezes menor do que os dispersos comuns. Comparando o tempo de registro de fótons de cada um dos dois tipos, você pode determinar a localização exata do endoscópio.
Os desenvolvedores conduziram experimentos nos quais fontes de luz estavam localizadas dentro das carcaças e órgãos dos animais. A espessura do tecido de mais de 20 cm tornou possível fixar o sinal necessário sem dificuldade.
Os estudos endoscópicos são muito comuns na medicina moderna. Com sua ajuda, eles diagnosticam doenças do estômago, esôfago e duodeno. Em muitos casos, as atividades realizadas com a ajuda de um endoscópio são controladas com uma máquina de raio-x. Isso permite determinar com mais precisão a posição do dispositivo dentro do corpo humano e evitar possíveis imprecisões.
No entanto, os raios X não são a melhor maneira de diagnosticar. Primeiro, ninguém cancelou os efeitos negativos da radiação de raios X, especialmente se estamos falando de procedimentos diagnósticos repetitivos. Em segundo lugar, o custo de usar uma máquina de raios X aumenta significativamente a taxa de um procedimento endoscópico completo. Isto bate significativamente as autoridades de bolso e de saúde do paciente.