O ionizador doméstico para esclarecimento de ar no apartamento e em casa
Os cientistas sabem há muito tempo sobre os efeitos benéficos dos íons negativos no corpo humano. O primeiro ionizador para purificação de ar foi inventado em 1931 pelo famoso biofísico A. Chizhevsky. Desde então, muitos modelos foram desenvolvidos com funções adicionais: ionizador-umidificador, ionizador-limpador, ionizador-ozonizador. Então, o que é um ionizador?
Conteúdo
Finalidade do dispositivo
Partículas carregadas negativamente, chamadas aeroions, são compostos ativos que, quando liberados no corpo humano, aceleram os processos metabólicos. É por isso que a presença de íons negativos no ar, que respiramos, tem um efeito benéfico em nosso bem-estar, contribui para a rápida recuperação dos pacientes, e sua falta, pelo contrário, causa indisposição, fraqueza, dor de cabeça.
Íons negativos de origem natural são familiares a todos - eles estão repletos de ar marinho, ar nas montanhas, florestas de coníferas, perto de cachoeiras, durante uma tempestade.
A falta de iões de ar é criada em salas não ventiladas, em salas com equipamento de escritório e eletrodomésticos.
O ar de Aeroionizer cria artificial íons que são úteis para a saúde humana.
Como isso funciona
O princípio de funcionamento do dispositivo é o seguinte:
- No eletrodo, tendo a forma de uma placa com pontas em forma de agulha, uma alta tensão de polaridade negativa é aplicada.
- Sob sua ação, os elétrons fluem das terminações de agulha do eletrodo, formando uma corrente de íons de ar.
- O ar introduzido no dispositivo contém partículas de poeira e partículas de poluição, que são carregadas, são depositadas nas placas.
- Ar purificado saturado com íons negativos entra na sala do ionizador.
Tipos de ionizadores
Dependendo do tipo de íon produzido pelo dispositivo, existem dois tipos de ionizadores:
Unipolarquando somente íons carregados negativamente são criados.
Bipolarquando ambos os tipos são criados - positivos e negativos.
Do ponto de vista do local de aplicação, há um ionizador de ar para um apartamento e um escritório, para instalações industriais espaçosas, para automóveis.
Os fabricantes desenvolveram um ionizador de ar USB que se parece com um pen drive. Uma espécie de opção de dispositivo pessoal.
Os ionizadores de ar modernos podem executar uma função adicional:
- purificação de ar;
- hidratante;
- ozonização.
Beneficiar ou prejudicar
Muitos desconfiam dos ionizadores de ar, duvidando de sua utilidade. E alguns acreditam que são prejudiciais à saúde.
Existem diferentes opiniões sobre este assunto:
- Alguns não recomendam o uso de dispositivos unipolares, considerando que ambos os tipos de íons são necessários para o corpo humano na proporção de 0,3 para 1.
- Outros acreditam que os aeronáuticos bipolares geram íons positivos em vão, porque eles já são criados em uma quantidade excessiva de eletrodomésticos domésticos.
- Ainda outros se perguntam: por que precisamos de um ionizador de ar, essa fonte artificial de íons de ar, se eles são suficientes no ar, em condições naturais? A exibição regular das instalações resolve o problema.
- O quarto ainda nem sabe o que é - um ionizador de ar?
Qual dessas opiniões está correta? Mas antes de acreditar em qualquer um deles, vamos nos lembrar do curso escolar de física elementar, o que é negativo e positivo íons.
O íon negativo de oxigênio é uma molécula com um elétron "extra" livre, e um íon positivo é uma molécula com um elétron ausente.
Ambos os íons são compostos instáveis, e ambos tendem a entrar em um estado estável: um íon negativo busca se livrar do elétron "extra", enquanto libera energia, e um positivo - para obter o que falta, enquanto recebe energia.
Entrando no corpo humano, os íons negativos de oxigênio efeito benéfico, distribuindo seus elétrons livres, que estão envolvidos em processos bioquímicos vitais.
E qual é o efeito de um íon positivo? Certo Para entrar em um estado estacionário, ele precisa do elétron ausente. E se ele não encontrar um livre, ele o tira de uma célula saudável, o que causa danos a ele.
Então surge a pergunta: é necessário gerar íons positivos, porque eles:
- insalubre;
- quando se encontram com íons negativos e interagem com eles, eles retiram um elétron extra, neutralizando-se e íons negativos.
Os limpadores ionizantes são exaustivamente testados e testados quanto à conformidade com os padrões sanitários. As instruções anexadas a cada instrumento contêm recomendações e regras operacionais que devem ser seguidas.
O uso adequado do ionizador ajudará a manter a saúde.
A escolha do ionizador: o que seguir
Como escolher um ionizador de ar? O que procurar? Ao escolher um dispositivo, é necessário proceder dos seguintes parâmetros:
- Concentração de Aeroína a uma distância de um metro da fonte. O valor deste parâmetro não deve ser inferior ao volume de concentração natural - 1000 iões / cm3. Valor mínimo recomendado: 5000 iões / cm3.
- Tensão no radiador deve estar na faixa de 20-30 kV. Se for menor que 20 kV, então a emissão iônica estável não é garantida. Com uma voltagem superior a 30 kV existe o risco de segurança elétrica e a produção de ozônio exceder sua concentração máxima permitida.
- Área de ionização, isto é, a área da sala para a qual o dispositivo é comprado.Naturalmente, era mais correto levar em conta o volume da sala, mas como esse parâmetro é mais difícil de imaginar, o cálculo é realizado para a área da sala com uma altura de teto de 2,5 m.
Modelos populares
Fabricantes de equipamentos climáticos oferecem muitos tipos de ionizadores, tanto no mercado interno quanto no exterior.
A empresa nacional Putex é desenvolvedora e fabricante de purificadores de ar da marca OVION e recomenda um ionizador de ar doméstico para várias categorias da população:
- pacientes alérgicos;
- famílias com animais de estimação;
- atletas;
- motoristas;
- usuários de computadores pessoais.
Deve ser reconhecido que o ionizador de ar para casa, em que existem alergias e animais de estimação é uma necessidade.
Modelo "OVION C" é feito sob a forma dispositivo desktop compactocomposto por 2 partes:
- bases com fonte de alimentação;
- cassetes, que é unidade de ionização e placas de coleta de poeira.
Programadores e usuários de computadores pessoais que passam por trás das telas de monitores por um longo tempo, é recomendado para repor a concentração de íons negativos.Para esta categoria de usuários, os fabricantes desenvolveram um ionizador de ar USB - um dispositivo que se conecta a um computador ou laptop através de um conector USB.
Para a conveniência de operar o dispositivo, o fabricante do ATMOS-LIFE desenvolveu um ionizador de ar montado na parede. Este modelo compacto e leve é conveniente porque não acontece na mesa.
Conclusão
O ionizador de ar é um eletrodoméstico necessário para pessoas que se preocupam com sua saúde, é eficaz contra dores de cabeça e fadiga constante. Não recomendado para uso em asma brônquica.