É realista montar um ionizador de ar com suas próprias mãos?
Ionizador - uma coisa interessante e útil que pode tornar o ar da casa mais fresco e limpo. O mercado apresenta um grande número desses dispositivos para todos os gostos e carteiras. E se você não considera as opções de sistemas climáticos complexos, que, além das tarefas fundamentais, também executam as funções de condicionamento, umedecimento e desinfecção, então por que não fazer uma pergunta?: Como fazer um ionizador de ar com suas próprias mãos? Certamente, essa ideia não é tão difícil de trazer à vida.
Conteúdo
Preparação dos materiais necessários
O ionizador de ar feito por si só pode executar suas tarefas não pior que o dispositivo de fábrica mais simples. Vamos começar com o fato de prepararmos tudo o que for necessário para sua futura montagem.
Nós precisaremos do seguinte:
- dois recipientes de plástico;
- dois fios com um diâmetro aproximado de meio milímetro;
- fita isolante;
- pedido plug - on;
- tesoura.
Processo de montagem
Com a ajuda de agulhas domésticas comuns devem ser feitos pequenos furos nos recipientes. Depois disso, você deve pegar os fios preparados e dissolvê-los. em veias separadas, através dos furos criados (os furos devem ter o tamanho apropriado!).
Nós prestamos atenção ao fato que em um buraco a veia tem uma polaridade positiva, e no outro - negativo.
Isole os fios, conecte os fios. Se desejar, você pode conectar a fiação com um plugue dobrável e o dispositivo estará pronto para uso. Todos Como você pode ver, o esquema é simples. A desvantagem de um dispositivo caseiro pode ser chamado, talvez, apenas a sua fragilidade. No resto - não é pior do que o comprado.
Ionizador de carro
Os carros são os mesmos espaços fechados que os espaços comuns. A diferença é que, além da poeira microscópica que recolhe dentro da cabine, o impacto negativo dos dispositivos elétricos existentes, um maior grau de influência das emissões de gasolina e óleo é adicionado à lista de fatores prejudiciais. Em tais condições, o dispositivo de ionização é certamente necessário. Você pode comprá-lo, mas você pode, de novo, construir você mesmo.
Primeiro de tudo, você deve entender o princípio de funcionamento de tal dispositivo: está conectado com conversor de voltagem. O circuito conversor é o mais simples para todos aqueles que são um pouco versados em tecnologia. O elemento ativo nele é o transistor. É melhor usar transistores KT 818 ou KT 819, neste caso não há quase nada para mudar no circuito. Usamos os diodos e análogos KTS106 como um multiplicador de tensão.
Ao escolher um capacitor, preste atenção à sua voltagem operacional, que deve estar entre 3 e 6 kV, e sua capacidade - 600-4500 microfarad.
O enrolamento do transformador acabado deve ser feito em camadas, cada uma das quais deve consistir de de 100 voltas. Cada camada está sujeita a um isolamento muito cuidadoso. Após as manipulações feitas, é desejável encher o transformador com resina epoxi. Estamos aguardando a secagem da resina, conecte o timer, conecte ao multiplicador de tensão, empurre os fios de saída até 3 cm e conecte-se à rede.
Ionizador para motor de combustão interna
Esse ionizador é instalado para economizar combustível. Isto é devido à criação do dispositivo campo de íon especialseparando as moléculas de combustível umas das outras. A este respeito, uma nuvem é formada na câmara de combustão, contribuindo para a combustão mais rápida da gasolina. Existem diferentes opiniões sobre se esse processo realmente permite economizar significativamente na gasolina, alguém tenta os modelos de fábrica, alguém - feito à mão.
Para fazer isso, use uma bobina de ignição de contato (por exemplo, da VAZ), uma unidade de ignição de emergência que gera pulsos, uma chave de ignição (tudo pode ser da mesma VAZ), um chicote com os conectores apropriados.
Lustre Chizhevsky
O famoso candelabro Chizhevsky também é um ionizador, apenas sob a forma de um lustre, e também pode ser feito de forma independente.
Para fazer isso, fios de cobre com um diâmetro de até 1 mm são presos ao aro de alumínio, e sua localização é perpendicular entre si. A grade, que resultou ao mesmo tempo, deve cair por 6-9 cm.No ponto de interseção dos fios, agulhas de metal de cerca de 4 cm de tamanho devem ser soldadas.De preferência, estas agulhas são muito afiadas, o efeito do candelabro depende disso. A uma distância igual, três fios de cobre são presos ao bastidor, eles devem ser soldados sobre o bastidor e, em seguida, um gerador de alta tensão deve ser conectado. Para o candelabro funcionar corretamente, a tensão deve ser de 25 kV.
Para o candelabro, a bobina de ignição pode ser usada tanto do carro quanto da motocicleta.
A resistência necessária pode ser montada a partir de três resistores conectados em paralelo. Seu poder deve ser de cerca de 2 W, e a resistência - cerca de 3 kΩ.
Instalação de peças ionizantes deve ser feita no caso de tamanhos adequados, este tamanho irá fornecer a distância necessária entre os terminais dos capacitores e diodos de alta tensão. Após a instalação, recomenda-se cobrir as descobertas com parafina. Se o candelabro é feito corretamente, ele começa a funcionar corretamente imediatamente.
Durante o funcionamento do dispositivo não deve estar presente odores. Se o cheiro de ozônio ainda é sentido, então você precisa verificar o diagrama de fiação, bem como inspecionar o candelabro em si.
Neste caso, a tensão de saída pode ser alterada através da seleção de resistência ou capacitância. Outra forma confiável de confirmar a eficácia do candelabro Chizhevsky pode ser considerada a apresentação de um pequeno pedaço de algodão. A uma distância de 0,5 cm, certamente deveria puxar para o dispositivo.
Do exposto, pode-se concluir que a fabricação de um ionizador de ar não é uma tarefa tão difícil, e é perfeitamente possível fazê-lo com suas próprias mãos.