Como mudar a linha no aparador

Aparador é a unidade mais comum usada para cortar relva e cortar pequenos arbustos. Esta unidade distingue-se pela sua facilidade de manutenção, controle simples durante a operação e, devido ao seu baixo peso, até mesmo as mulheres podem lidar com isso. Não é segredo que, para trabalhos de alta qualidade em cortar a grama, é necessária a correta seleção de ferramentas de corte. Como este último, pontas de corte especiais (discos, facas) ou cabeças de apara com uma linha de pesca são usadas em aparadores. Bocais e linha de pesca - é uma ferramenta consumível, mas se as facas puderem ser afiadas, o gasto da linha de pesca requer sua substituição. Neste artigo, vamos dizer-lhe o mais detalhadamente possível como substituir corretamente a linha de pesca.

Tipos de cabeças de apara

A cabeça de corte para relva é um corpo cilíndrico no qual é inserida uma bobina (bobina) com uma linha de pesca (corda) inserida nela. Este projeto pode ser instalado em ambos gasolina e aparador elétrico. As cabeças diferem no método de enchimento e alimentação do cordão e existem 3 tipos.

  1. Automático. A submissão do cabo é realizada após o usuário reduzir a rotação do motor. Embora a alimentação automática da linha de pesca seja conveniente, se forem executados grandes volumes de trabalho, essas bobinas têm uma desvantagem - alto consumo de linha.
  2. Semi automático. O uso deste tipo de cabeças não requer que o usuário realize manipulações complexas. O princípio de seu trabalho é organizado de modo que o cordão seja estendido automaticamente no momento em que o dispositivo estiver funcionando a toda velocidade. Basta bater a cabeça do aparador contra o chão (isso remove a trava do cabo), e a linha de pesca é puxada para fora da bobina devido à força centrífuga e, em seguida, cortada no comprimento desejado com uma faca localizada na cobertura protetora.
  3. Mão realizada. Para estender o cabo, é necessário parar o aparelho, após o qual a linha é retirada manualmente.

Com base no acima, bobinas semi-automáticas são a melhor opção. Também deve-se ter em mente que os spools são de fita simples (usados ​​apenas para aparar grama) e de fita dupla, que são usados ​​para corte de grama alta e pequena, com caules finos de arbustos.

Como remover e desmontar a bobina

Antes de iniciar o processo de substituição do cabo, os usuários de acabamento precisam remover e desmontar a bobina. Considere como fazer isso.

A cabeça do aparador de relva consiste em várias partes: uma caixa, molas (não em todos os modelos), uma bobina com um fio e uma cobertura.

 Cabeça do aparador

Atenção! Antes de prosseguir com qualquer manutenção da unidade elétrica, ela deve ser desconectada da rede elétrica.

Aparadores costumam usar 2 opções de montagem para a cabeça de corte.

Opção número 1

Para remover a cabeça do aparador, você precisará dela. desmontagem completa.

  1. Para remover a tampa que cobre o interior da cabeça, você deve pressionar as travas (travas) localizadas em seus dois lados.
     Remoção da tampa

  2. Removendo a tampa, você verá o carretel que precisa ser removido do gabinete. Em algumas bobinas, uma mola é instalada sob a bobina, que deve ser cuidadosamente retirada para não a perder na grama.
     Carretel sob a tampa

  3. Depois de remover a bobina, no centro do gabinete, você verá um parafuso com uma ranhura para uma chave de fenda cruzada ou chata. É possível que exista um parafuso sextavado ou um asterisco.
     Parafuso com um slot para uma chave de fenda cruzada ou chata
  4. Usando uma chave de fenda, selecionando o bit desejado (bico), você precisa desparafusar o parafuso (sentido anti-horário).
     Desapertar o parafuso
  5. Depois de remover o fixador, segure o corpo da peça e, sacudindo-o em direções diferentes, remova-o do eixo da caixa de engrenagens.
     Remoção de um eixo de um redutor

     Caixa de velocidades

Opção número 2

Nesta forma de realização, a cabeça é torcida no veio de engrenagem. Para removê-lo, você precisará deste trava do eixo. Para isto, em tais aparadores, por exemplo, nos dispositivos Huter e Champion, existe uma abertura através da qual pode ser inserida uma chave de fenda fina ou uma haste de metal.

Então, para remover a bobina, faça 2 passos simples.

  1. Insira uma chave de fenda no orifício e trave o eixo.
  2. Segure o corpo da cabeça e comece a girá-lo no sentido horário. Torça nessa direção deve ser pelo motivo que o fio, corte no eixo, à esquerda.

 Removendo a caixa de velocidades

Algoritmo linha de pesca sinuosa

Dependendo de qual modelo de trimmer é usado, o tipo, espessura e comprimento da linha de pesca são selecionados. O diâmetro do cabo pode ser de 1,2 a 4 mm. Não é difícil adivinhar que, quanto mais espesso você encher o cordão, mais resistente e grosso é capaz de cortar.

Na maioria dos casos, use uma linha de pesca universal com um diâmetro de 2 mm.

A fim de descobrir o diâmetro da linha que você pode usar em seu cortador, existem 3 maneiras.

  1. Veja informações sobre a espessura do fio nas instruções para o dispositivo.
  2. Olhe para a bobina em si. Pode conter informações sobre os possíveis diâmetros da linha de pesca.
     Informações da bobina
  3. Insira a linha na tomada. Se ele passar facilmente para dentro, então um cordão desse diâmetro pode ser usado.
     Linha de pesca no buraco

A linha de pesca é enrolada em um carretel localizado na cabeça de corte. Portanto, primeiro você precisa abri-lo (como mencionado acima). Existem duas maneiras de enrolar o fio.

Primeiro caminho

Para determinar corretamente quantos metros de linha de pesca serão necessários para um carretel específico, é necessário enrolá-lo em uma bobina para que o novelo não exceda o diâmetro do aro. Se a linha olhar para as bordas da bobina, você não poderá inseri-la na caixa.Depois de ter decidido o comprimento do material, você precisa preenchê-lo na bobina, então faça o seguinte.

  1. Obrigatório dobre a linha duas vezesde modo que uma extremidade seja 10-15 cm mais comprida que a outra.
  2. Por favor, note que a bobina é dividida em duas partes por um aro central a partir do qual a carga começa. Encontre um sulco nele e insira um cordão nele, dobrado em dobro, aplicando um pouco de esforço.
     Carregamento da bobina
  3. É muito importante determinarem que direção a linha de pesca é enrolada na bobina. Se você olhar de perto, você pode encontrar na bobina uma seta ou uma inscrição com uma seta indicando em qual direção o enrolamento deve ser realizado. Há casos em que não há flecha na bobina. Em tal situação, você pode olhar para a seta desenhada na cabeça de corte e enrolar o fio na direção oposta.
     Enrolando a linha
  4. O enrolamento deve ser executado ordenadamente, gire para a volta, com a tensão máxima da linha.
  5. Após a conclusão da colocação do cordão, será necessário primeiro fixar a extremidade curta da linha de pesca, inserindo-a na ranhura da bobina que se ajusta ao diâmetro da parede lateral.
  6. A segunda extremidade, a que é mais longa, é montada em uma ranhura no lado oposto da bobina.
  7. Depois de fixar a linha de pesca, corte suas extremidades, deixando abatimentos de cerca de 10 cm.
  8. Em seguida, você precisa instalar a bobina cheia na cabeça de corte. Para fazer isso, alternadamente inserindo e puxando a linha nos orifícios de saída da cabeça, coloque a bobina na caixa e, aplicando a força necessária, puxe a linha de pesca das ranhuras de travamento e aperte-a.
  9. Agora você pode colocar a capa e consertá-la com estalos.
     Fixação de cobertura

Segunda maneira

Em algumas bobinas há um segundo método de fixação do cordão: você pode carregar dois pedaços de linha, em vez de um dobrado ao meio. Substituindo a linha de pesca ocorre de acordo com o seguinte algoritmo.

  1. Antes de alterar ou carregar um novo thread em um spool, determine quantos metros serão necessários da maneira descrita acima.
  2. Dobre uma extremidade do cordão em forma de gancho.
     Dobre o cabo
  3. Encontre um buraco no fundo da bobina para fixar a linha de pesca e insira a extremidade em loop da linha nela.
     Buraco da bobina
  4. Enrolamento do cabo é necessário de acordo com a direção da seta para o nível exigido não excedendo o diâmetro da bobina.
  5. Faça o mesmo para a segunda célula da bobina.
  6. A montagem da cabeça não é diferente do método que foi dado quando o curativo da bobina era considerado uma linha dupla dobrada.

Para Foices motoras Shtil existe uma maneira muito simples e rápida de substituir a linha de pesca sem desmontar a cabeça de corte, com a qual você pode se familiarizar olhando para ela vídeo.

As extremidades do cabo que se projetam dos orifícios da caixa podem ser cortadas no comprimento desejado, mesmo quando a peça é instalada no aparador. Isso pode ser feito de duas maneiras:

  • ligar o aparador (ao girar, as extremidades da linha de pesca serão cortadas em uma faca fixada para esse fim na capa protetora);
  • cortando o excesso termina com uma tesoura para que eles não toquem no caso do invólucro.

O segundo método é usado no caso de você ter que colocar um cabo de grande diâmetro, e a faca de corte não pode encurtá-lo.

Se a linha tiver sido carregada na cabeça de corte, mas o comprimento das extremidades salientes do cabo for insuficiente, eles devem ser alongados antes de iniciar o dispositivo - isso se aplica à cabeça com ajuste manual. No entanto, há casos em que se utiliza uma cabeça de corte semiautomática, quando, devido ao comprimento insuficiente das extremidades salientes do cordão, não alongam automaticamente. Neste caso, é necessário desligar a unidade (no dispositivo elétrico, é necessário desligar o plugue), pressione manualmente o botão localizado na parte inferior da peça e retire uma pequena linha de pesca.Após este procedimento, o cabo será novamente capaz de sair devido à força centrífuga, se você colocar a velocidade máxima do fuso.

Qualquer espessura da linha que você colocar, lembre-se: para não interromper constantemente o trabalho e não trocar o cordão, evite áreas onde a ferramenta de trabalho possa tocar em superfícies duras (pedras, meio-fios, galhos secos e espessos, etc.).

O que pode ser usado em vez de linha de pesca

Muitos usuários de aparadores estão se perguntando: o que pode substituir o cabo, o padrão usado nesse tipo de dispositivo? Comece a realizar experimentos inseguros, instalando fios de metal ou cobre, cabos de metal ou cordas, bem como uma linha de pesca normal na cabeça de corte.

Se você instalar em vez de linha de pesca cabo de metal, então o trimmer se transforma em um dispositivo perigoso não apenas para o usuário, mas também para outros. Este fato é explicado pelo fato de que durante o funcionamento da unidade, o cabo de aço irá gradualmente trabalhar, suas extremidades serão desembaraçadas, e pequenos pedaços de arame farão com diferentes velocidades e direções diferentes.

A mesma coisa acontece quando se usa fio de aço ou cobre, apenas com a diferença de que as peças soltas serão maiores e podem causar ferimentos significativos.

E se você acidentalmente enganchar a perna ou a perna de alguém, trabalhando com cabos de aço, então um corte de tecido forte e profundo e, em alguns casos, a amputação dos dedos dos pés é fornecida para você. O fabricante utiliza intencionalmente o náilon para esses fins, uma vez que é bastante leve e durável e, quando levado, não voa para longe e não pode causar ferimentos.

Usar linha de pesca no aparador, em vez do padrão, é claro, é possível, mas isso irá adicionar problemas desnecessários a você, já que se desgasta rapidamente, quebra, corta lentamente e não é adequado para cortar relva dura. Além disso, durante o trabalho, muito tempo é perdido para substituir a ferramenta quebrada mais de uma vez.

Na prática, a instalação da linha de pesca convencional é justificada se o usuário for cortar a grama perto da cerca, especialmente se for de uma rede de elos de corrente. Neste caso, para proteger o cordão padrão e às vezes caro do desgaste, ele muda para uma linha de pesca, o que não é uma pena. Normalmente, a fim de mudar o cabo para uma linha de pesca, é necessário selecionar a maior espessura - 2-3 mm.

Substituindo a linha por um disco ou faca

Ao refinar a parcela do quintal, áreas de parque e outros locais onde é necessário cortar diferentes tipos de plantas, muitas vezes é necessário mudar a ferramenta de corte no aparador.É ditado pelo fato de que o cabo padrão instalado na cabeça de corte só pode lidar com ervas. Mas quando um arbusto ou um crescimento jovem de árvores aparece no caminho do trabalhador, a linha de pesca não consegue lidar com tal tarefa, e precisa ser substituída por uma ferramenta de corte mais eficiente.

Fabricantes de aparadores previram essas situações, e complementaram seus produtos com uma massa de bicos na forma de facas com várias "pétalas" ou na forma de discos semelhantes a serras circulares.

 Facas e rodas para aparador

Se você substituir a linha por uma faca com várias “pétalas”, então, com essa ferramenta, você poderá cortar a grama alta e as plantas com caules grossos e secos. E mudando a linha no disco, o usuário do motokos tem a oportunidade cortar arbustos ou pequenas árvores.

Facas e discos são definidos de acordo com o seguinte algoritmo.

  1. A primeira coisa que você precisa remover, pare o eixo, a cabeça de corte (gire no sentido horário) ou uma porca com uma bota, se a unidade ainda não tiver sido usada.
     Remova a cabeça de corte
  2. Instale a serra ou a faca de corte de forma que elas sejam colocadas em uma pequena saliência (luva).
  3.  Instalação de faca

  4. Na parte superior da faca, instale a tampa de montagem e aparafuse a porca no eixo (sentido anti-horário).
     Montando a tampa e a porca
  5. Aperte a porca (no sentido anti-horário) usando uma chave tubular.
     Apertando a porca

Para uma melhor compreensão do processo de troca de ferramentas, você pode ver isso. vídeo.

Problemas com linha de pesca

Os usuários do aparador, tanto a gasolina quanto a eletricidade, às vezes têm problemas com o cabo. Os proprietários de cortadores “avançados” podem facilmente lidar com as dificuldades que surgiram, entender por que isso está acontecendo e, para os iniciantes, esse é um problema que não tem uma explicação racional. Mas, na verdade, tudo é resolvido de maneira simples. Os problemas mais comuns que ocorrem com a linha de pesca são os seguintes.

Quebras de cabo

Se a linha geralmente quebrar, isso pode ser causado pelos seguintes motivos:

  • pedras, pequenos galhos e outros obstáculos sólidos se deparam na grama;
  • o usuário corta a grama perto da cerca e, se ela for reticulada, corta ainda mais as “antenas”;
  • má qualidade do cabo (recomenda-se obter um de qualidade);
  • buracos desgastados na cabeça de corte, por causa dos quais a linha é apagada nas bordas afiadas das mangas e se rompe (uma substituição completa da peça é necessária).

Alto consumo de cabos

Basicamente, o cordão termina rapidamente se muitas vezes batendo no chão com uma cabeça semi-automática ou pressione-o com força para baixo.A bobina é desbloqueada e a linha de pesca, alongada, é cortada com uma faca. Outra razão para a rápida finalização do cabo é a operação inadequada do dispositivo com uma cabeça automática: o usuário muitas vezes mata a velocidade do motor ao cortar a grama. Mas, como nos lembramos, a cabeça automática é projetada de modo que é com cada diminuição na velocidade que uma nova porção da linha de pesca é alimentada, por isso é rapidamente consumida.

Thread não segura

Acontece que o fio é desenrolado, se em uma cabeça semi-automática a primavera está solta. A linha é constantemente estendida e aparada com uma faca montada na caixa, o que aumenta seu consumo. Para verificar isso, remova a tampa e ligue a unidade. Se a linha "subiu", então a necessidade de substituir a mola.

A linha de pesca trava

A razão pela qual o cabo após o início da unidade é desenrolado também pode ser o enfraquecimento da mola dentro da cabeça. Além disso, há casos em que, quando a unidade é ligada, a cabeça de corte sopra e a mola instalada é perdida. Usuários inexperientes não percebem a ausência de uma mola e montam esse nó sem ele. Portanto, o cabo não segura, e sob a influência da força centrífuga voa para fora.

Cord não é fornecido, a bobina não está girando

Uma cabeça automática ou semi-automática deve alimentar a linha sem parar a unidade. Mas se isso não funcionar, as razões podem ser as seguintes:

  • a linha de pesca no carretel é ferida incorretamente, por causa da qual o último não gira;
  • o cordão é enrolado de maneira desigual, e o fio pode ficar preso entre as bobinas (o fio deve ser enrolado ordenadamente, a bobina na bobina, sem distorções);
  • extremidades muito curtas das roscas saem dos furos, como resultado de que não há força centrífuga suficiente para extraí-las, e a linha de pesca não se alimenta (recomenda-se sempre ajustar o comprimento do cabo antes de ligar a unidade, puxando-a levemente);
  • linha de pesca grudada (será discutido abaixo).

Varas de linha juntos

Esse problema ocorre com mais frequência devido a uso de cabo de baixa qualidade. Quando a máquina está funcionando, a cabeça do aparador é aquecida e a linha de pesca de baixa qualidade derrete, colando-se. Além disso, a sinterização dos fios ocorre quando uma linha de pesca encontra um obstáculo sólido. Neste caso, há uma forte frenagem do cordão, após o que ele aperta na cabeça, onde ele se une. Alguns proprietários das unidades recomendam lubrificar o cabo com óleo mineral ou borrifo de silicone depois de bobinar a bobina.Outros aconselham o enrolamento de menos fio em um carretel. Mas é melhor comprar imediatamente um produto de qualidade, em cuja fabricação o fabricante levou em conta o fator de superaquecimento da cabeça, e o fio não grudará.

Preços para novos trimmers em 2018

Aparador ECHO SRM-2305SI


Aparador ECHO SRM-350ES

Aparador Hitachi CG22EAS

Aparador BLACK + DECKER GL8033

Aparador de percussão MTK25B
Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música