Como escolher uma máquina para secar roupas
A roupa lavada pendurada para secar é ontem. Cria certos inconvenientes, sendo colocados em todo o apartamento, e às vezes estraga com sua aparência a fachada externa da casa. Estas e outras desvantagens desaparecem quando um secador de roupa aparece na casa. No entanto, como escolher o modelo certo?
Conteúdo
As vantagens de tais unidades
A unidade de secagem resolve vários problemas de uma só vez - a roupa não seca por três dias em climas chuvosos em ambientes fechados, e então fica mais fácil secar. Graças a essas unidades, as coisas ficarão suaves, sem rugas e dobras, e algumas das roupas podem ser imediatamente penduradas no cabide.
Os principais tipos de secadores de roupa são dispositivos dois-em-um (isto é, uma máquina de lavar tendo uma função de secagem) e simplesmente um dispositivo independente. Os especialistas aconselham optar pela segunda opção - isso permitirá que você obtenha o resultado mais eficaz. É tudo sobre peso de linho que aumenta depois de lavar às custas da umidade absorvida duas vezes. Mas, a fim de torná-lo confortável para o ferro, essa umidade deve permanecer não mais do que 5%. As funções da máquina de secagem incluem apenas evaporação do excesso de fluido da superfície da roupa - isso ocorrerá antes de comparar a umidade das coisas e o ar dentro da unidade. O processo leva cerca de uma hora.
Como escolher um secador para a lavanderia, se hoje existe uma grande variedade de tais dispositivos? Aqui é necessário levar em conta um grande número de nuances técnicas.
Recursos de design
Estamos falando dos seguintes tipos de unidades - elas podem ser representadas por gabinetes ou tambores.
- No primeiro caso, a unidade será grande em tamanho, as coisas são fixadas nelas e sopradas com ar quente. O dispositivo é ótimo para trabalhar com tecidos delicados - de seda a cashmere e assim por diante (você não pode se preocupar que as coisas serão deformadas). Em tais armários Você pode secar sapatos e chapéus, bem como ventilar roupas.
- Dispositivos de tambor eles se parecem com lavadoras comuns. As coisas neles são secas durante a rotação do tambor. O processo em si ocorre muito mais rápido. A maioria dos modelos é representada apenas por essas unidades, e o usuário é mais intuitivo para usar esses dispositivos.
Como a umidade é descarregada
Os fabricantes levam em conta outro ponto importante - como a umidade é descarregada no dispositivo. A este respeito, opções de condensação e ventilação são oferecidas.
- Condensação o modelo Funciona assim: o ar quente da resistência aquece as coisas. Há uma cerca natural de excesso de umidade. Então este ar entra na câmara para esfriar. O condensado de tal resultado irá para o sistema de esgoto, e o ar resfriado será aquecido por um novo (na maioria das vezes com elementos de aquecimento) e entrará novamente no ciclo.
- Máquinas de secagem tipo de escape (ventilação) basta levar a umidade para o espaço circundante. Muitos modelos estão desatualizados, pois limitam um pouco suas possibilidades de instalação - este secador de bomba de calor deve ser instalado apenas próximo a uma janela ou a uma ventilação.meu.
Opções úteis ao comprar
Há várias outras características importantes que ajudarão você a escolher o modelo atual:
- volume;
- consumo de energia;
- poder;
- características do tambor;
- instalação de filtros e opções similares;
- gestão;
- Modos úteis (secagem, arejamento, engomar).
É tudo sobre volume
Quanto pode segurar um secador de roupa? O dispositivo habitual envolve a secagem de roupas pesando pelo menos 5 kg. Pode conter 100 litros. No entanto, os fabricantes oferecem dispositivos mais compactos, cuja carga pode parar em 3 kg e abaixo.
Consumo de energia
Como outros eletrodomésticos, o secador é determinado por classes, de A a G, onde o primeiro é o mais econômico e o segundo é mais dispendioso.
A análise de mercado mostra que a maioria dos modelos modernos é marcada com classe energética C.
Mas há exceções: por exemplo, a Blomberg TKF 1350S é uma classe A com um nível de consumo de energia que é 45% menor em comparação com outros modelos. Este dispositivo tem trocador de calor especial, e combina o funcionamento do ar condicionado e do secador de condensação: o ar no interior da câmara não aquece, a sua temperatura é inferior à de outros modelos e o resultado agrada aos utilizadores com eficiência.Isso é bom para secar materiais delicados e a segurança das próprias pessoas (menor risco de se queimar se você acidentalmente abrir a porta).
Poder
Este é um indicador importante, já que em seu valor máximo esse número pode chegar a 4 mil watts. No entanto, na prática, a maioria dos dispositivos vem com uma potência de 1500-2300 watts.
Antes de comprar uma máquina, você deve se certificar de que a fiação da casa irá suportar tais números.
Características do tambor
Fabricantes aqui tentaram: alguns carros podem girar em duas direções de uma só vez (isso impedirá o aparecimento de coisas amassadas). Mas, mesmo se tal função não estiver no seu dispositivo, a rotação unilateral será complementada por lâminas - isso vai abalar a roupa. Em cada uma dessas unidades, acredita-se que as coisas não são irregulares - isso pode retardar o recebimento do resultado final. No entanto, a rotação alternativa criará uma carga para o mecanismo, porque a maioria dos compradores prefere escolher a mesma opção unilateral.
Quanto ao material do próprio tambor, ele pode ser apresentado aço inoxidável ou carborano - ambos os materiais são projetados para funcionar em tais condições.
Filtros importantes
Qualquer aparelho de secagem deve ter filtros em que pó, fibras de tecido, pêlos de animais e fibras serão depositados. Limpe este item com freqüência. É melhor fazer isso depois de cada uso.
Além dos filtros, um dispositivo interno, como uma cesta para sapatos e lã, é muito útil - essa parte permitirá que você evite estagnar o material.
Capacidades de gestão
Tudo é padrão aqui: o controle pode ser mecânico (usando indicadores rotativos) e eletrônico (botão de pressão). Nos modelos mais recentes, é sensorial. Como de costume, todas as informações sobre as opções selecionadas serão exibidas na tela, o que torna o trabalho com a unidade intuitivo.
Interessante em si controle do processo de secagem. Duas opções podem ser oferecidas aqui:
- no tempo;
- com base na umidade residual.
Se você pretende passar as coisas depois da secagem, escolha a segunda opção. A propósito, os próprios produtores são chamados de tais opções: existem nomes "no armário" ou "sob o ferro".
Se houver crianças pequenas na casa, é melhor optar por opções com o botão de bloqueio. E em alguns modelos, você pode definir um início atrasado.
Preciso de uma máquina de secagem com luz de tambor? Esse recurso pode ser útil: o usuário pode ver o que está acontecendo dentro dele. Por exemplo, se as coisas estiverem torcidas em um nó, elas, naturalmente, não secarão adequadamente. O processo pode ser interrompido e as coisas mudam, pois será correto.
Modos reais
A parte mais interessante da análise de tais agregados são os próprios modos de secagem. Normalmente, o tipo de tecido (seda, linho, algodão) torna-se decisivo. Outros modelos têm modo delicado (e o ar aquecerá menos e o tambor girará mais lentamente), que também é usado ao trabalhar com tecidos delicados.
Às vezes, as coisas só precisam ser ventiladas (por exemplo, se cheirarem depois do fumo ou do armazenamento a longo prazo). Neste caso, liga modo de arejamento e persegue o ar à temperatura ambiente.
Finalmente, há um modo que permite não passe roupas depois desse processo. No interior, tudo acontece assim: após a conclusão, o tambor girará em direções diferentes e as coisas começarão a ser sopradas com ar frio. Esta medida evitará rugas e vincos.
Por exemplo, algumas marcas já garantiram que o usuário não gaste seu valioso tempo de passagem (de acordo com estimativas,esse processo leva 68% de todo o trabalho doméstico). A Electrolux tem um dispositivo com Função de vapor de ajuda de ferro, após o qual não há necessidade de usar o ferro. Ele ainda fornece ciclos de vapor especiais que funcionam com dobras complexas em roupas secas. Mas isso não é o principal - todo o processo não leva mais de 20 minutos e passa sem o uso de limpadores adicionais.
Qual marca escolher
A liberação de secadores está envolvida em muitas preocupações para a produção de eletrodomésticos. Os modelos mais caros são da Miele - seu preço pode chegar a 1 mil dólares. Esta marca tem outras ofertas em que você pode colocar de 8 a 25 kg de linho (estas já são opções industriais). Além disso, os armários de secagem são caros (já estão sendo manuseados pela empresa finlandesa ASKO) - o custo de tais equipamentos pode chegar a US $ 1.500. Modelos mais acessíveis são oferecidos pela Whirlpool, Bosch, Electrolux, Ardo, Gorenje, Siemens, AEG - os preços aqui começam em US $ 600. Claro, ainda depende do tamanho do dispositivo.
Por exemplo, o Indesit IS 30 V obteve um bom feedback do usuário. Se você precisar de máquinas de secar roupa, mas estiver atormentado pela questão de qual modelo escolher em um pequeno apartamento, as dimensões do “assistente” 67x48x49 cm servirão até mesmo a pequenas salas.É verdade que você deve se preparar imediatamente para o fato de que a carga de linho não deve exceder 3 kg, e o ar úmido nele será removido para fora da sala, ou seja, o dispositivo funciona de acordo com princípio de escape (significa, é necessário pensar em onde levar a cabo uma mangueira ondulada para retirar a umidade)
E o BEKO DC 1560 ainda tem programas para remover odor de fumaça de tabaco. Ao mesmo tempo, funciona na opção de condensação. A propósito, é possível escolher o tempo de secagem independentemente - de 10 minutos a uma hora.
Assim, na questão de como escolher uma máquina de secagem, você deve levar em conta um grande número de fatores - desde o seu tamanho e princípios de funcionamento (alguns afetam as opções de colocação) aos modos propostos. Apenas uma conta cuidadosa de todos esses recursos e permitirá que você escolha a melhor opção para você.