Poder da máquina de lavar louça
O mercado pode surpreender o consumidor com uma abundância de várias máquinas de lavar louça. Todos os modelos possuem dimensões, design e características diferentes. Um dos fatores determinantes é o consumo de energia da máquina de lavar louça, medido em kW / h. Na maioria dos eletrodomésticos, o aumento de potência é um sinal da alta eficiência do dispositivo, mas, no caso das máquinas de lavar louça, ao contrário, parece uma séria desvantagem. As máquinas de lavar louça de baixa potência ajudam a reduzir o consumo de energia, portanto, esses dispositivos estão em alta demanda.
O que determina a potência
A capacidade da máquina de lavar louça depende em grande parte do custo da eletricidade para a operação das unidades componentes. A maioria consome eletricidade, claro, aquecedor de aquecimento, o segundo lugar é ocupado pelo elemento de aquecimento, que garante a secagem dos pratos.
Em lava-louças que não usam secadores quentes, a quantidade de eletricidade consumida é muito menor.
Os custos de energia dos carros estão em proporção direta volume do tanque de água e a temperatura da água. Decidir quanto a máquina de lavar louça escolher, está no plano de quantos membros da família a usam. Reduza o consumo de energia e várias novas soluções técnicas. Por exemplo, a empresa Bosch aplica a instalação trocadores de calor eficientesque economizam energia de calor e, consequentemente, reduzem um gasto de energia elétrica.
As letras que indicam a classe da máquina de lavar loiça caracterizam suficientemente a potência consumida.
- As máquinas de lavar louça das classes A, B e C têm a melhor classificação, o consumo de energia não excede 1,5 kW.
- Modelos classificados como E e D possuem características médias.
- As classes F e G são tipos obsoletos de máquinas que consomem muita energia para essa classe de dispositivos - até 2,7 kW.
- Há também carros exclusivos classe A + no mercado: no ciclo de “lavagem econômica”, eles não levam mais do que 0,63 kW.
A luta para economizar eletricidade
Uma parte significativa da eletricidade consumida para aquecimento de água. Muitas vezes você pode encontrar recomendações para conectar a máquina diretamente para o sistema de água quente da casa. Afinal, a lava-louças analisa a temperatura da água que entra e a compara com a de água, se houver diferença, liga o calor. Quão eficaz é esta poupança? Isto é devido à origem da água quente em uma determinada habitação.
- Se a água quente der caldeiraÉ razoável comparar seu poder com o poder de aquecer a água na máquina de lavar louça. Se a caldeira consome menos energia, há todos os motivos para usar a água quente.
- Se você mora em uma casa padrão com abastecimento de água quente, é necessário comparar o custo de um metro cúbico de água quente e fria. Acontece frequentemente que é mais barato aquecer a água fria na máquina de lavar louça do que ligar a água quente.
- Se o apartamento está instalado aquecedor de água a gás, tendo em conta o baixo custo do gás, faz sentido usar a água aquecida na coluna.
Dicas úteis
Para que a máquina de lavar louça gaste menos energia e, ao mesmo tempo, permaneça eficiente, é aconselhável ouvir as seguintes recomendações:
- Pratos limpos com lançamento atrasado. Ligue a máquina até o depósito de água estar completamente cheio de água e suspenda a execução do programa para que a máquina reinicie à noite. Por um lado, em poucas horas a água no tanque vai aquecer à temperatura ambiente e terá que ser aquecida menos, por outro lado, a tarifa noturna por eletricidade é muito menor.
- Não acumule pratos muito sujos. Sobras de restos alimentares nas placas exigirão muita energia para limpar os pratos. Você vai precisar de água muito quente e enxaguar duas vezes. Tudo isso é muito intensivo em energia.
- Como mencionado acima, é melhor comprar carros com trocador de calor embutido.
- É necessário selecionar os modos mais ideais de lavar pratos. Se a louça não estiver muito suja, você pode ligar a pia com uma temperatura de 30 ° C e usar o programa mais curto a tempo.
- Nos modelos avançados, existem modos de opção lucrativos, como "lavagem acelerada". Todo o ciclo de lavagem é colocado em 30 minutos. A desvantagem de tais dispositivos é a sua pequena capacidade de pratos. Use essas máquinas de lavar louça pode uma pequena família de 4 pessoas.
Deve-se ter em mente que as novas tecnologias estão promovendo rapidamente o processo, e novos tipos de máquinas estão surgindo no mercado que funcionam com mais eficiência e com pequenos recursos energéticos.